Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Entrevista com Bruna Costa e Paula Carolina

19 de janeiro de 2011 0

Bruna Costa e Paula Carolina

O começo do nosso trabalho, se deu a partir da iniciativa da minha irmã Paula, 25 anos , no início de 2008 . Ela começou criando lindos cordões, presilhas de cabelo com fuxicos, e chaveirinhos de feltro. Ela mesma criava seus próprios moldes . Os botões eram forrados á mão, e isso era muito trabalhoso. Foi ai que ganhamos uma maquina de forrar botões e outros acessórios inclusive uma Máquina de costura de nossos tios Sérgio e Dayse e a produção ficou a mil. E no decorrer disso, estávamos em busca de um nome, então me surgiu este : Maria Chiclé , parei e pensei : Maria é um nome simples e forte e chiclete é colorido e divertido . Mas como podem ver não tem um significado em especial .

Enfim, começamos a divulgar e deu super certo. No final de 2008, despertou em mim (Bruna ,23 anos) a curiosidade de aprender a costurar , então, fui pedir a minha querida avó Miriam, para me ensinar e me dar umas dicas.. Fiz a primeira bolsa , e para primeira ficou muito bom, só precisei melhorar os acabamentos.
Coloquei na internet, e logo obtive muitas perguntas de amigos querendo saber se eu aceitava encomendas. Isso foi um empurrãozinho , então comecei a fazer bolsas e depois surgiram os acessórios. Realmente me encontrei e hoje posso dizer que eu amo costurar e criar coisas novas.Ganhei uma máquina de costura da minha outra avó, a usei por um tempo, mas começou a dar problemas e o jeito foi obter outra. Então, meu namorado meu deu uma de aniversário(2009) e agora não desgrudo dela por nada.
Graças a Deus e ao incentivo e apoio de nossa familia e amigos, levamos a sério ,e fomos alinhavando nosso destino e estamos realizando um de nossos sonhos que é trabalhar com artesanato. Nossos pais se orgulham demais de ver cada peça criada por nós. Hoje essa Marca é nossa. E estamos há 2 anos trabalhando com ela.
Nosso intuito é criar peças fofas, coloridas , diferentes e exclusivas, visando o máximo de perfeição e qualidade em cada uma delas.Pois como já fazíamos peças únicas para nós mesmas, fomos incentivadas a fazer para o público.


*


Você busca inspiração, onde?

Em tudo que vemos, ficamos pensando no que podemos criar de novo e diferente baseado em algo que encontramos, seja um tecido ou até mesmo um botão, daí vão surgindo idéias. Como também estamos sempre olhando belos trabalhos no Flickr ou em outros sites. Algumas das vezes buscamos inspirações de outros trabalhos encantadores.

*

*

E os materiais, você encontra onde?

Encontramos na nossa cidade mesmo, como também costumamos comprar pela internet algo que não encontramos aqui. Como tecidos por exemplo e alguns aviamentos muito úteis.Sem contar que é mais prático, mas sempre comprando em um site conhecido e seguro.

*

*

Como é a rotina de vocês?

Acordamos cedo, vamos para a academia. Quando voltamos, temos nossos afazeres de casa. Depois vou para meu Ateliê e minha irmã para o trabalho dela, pois foi chamada para trabalhar no final de 2010 e agora estou dando conta da Maria Chiclé e aprendendo a fazer as coisas que ela fazia. Como ela trabalha fora agora, chega tarde e cansada, e não sobra tempo.

Mas estou me saindo bem ( risos ). Quando estou bem enrolada minha mãe se disponibiliza a me ajudar.

Costuro até umas 8hs da noite .Conforme vou produzindo, vou tirando as fotos, depois edito e posto em meu site. Tiro uma hora da tarde para responder os e-mails.

Depois arrumo a baguncinha que ficou , vou pra internet conversar e fazer algum trabalho, pois também estou criando logomarcas e artes para cartões de visita, etiquetas etc. Enfim, depois disso vou dormir.

*

*

Qual peça significa/significou mais pra vocês?

Para mim, minha primeira bolsa foi a peça que mais significou e para minha irmã, a primeira presilha de fuxico que ela fez. Não que as outras não tenham um significado, cada peça tem.Mas essas citadas acima marcaram mais, pois foi onde descobrimos que poderíamos trabalhar com artesanato.

*

*

No processo de criação de uma peça, qual a parte que mais dá trabalho, e qual a parte que mais te envolve, o que prefere?

Posso dizer que o que dá mais trabalho são as peças menores, chaveiros bem detalhados e alguns enfeites.

Pra nós duas o trabalho em si nos envolve, não tem uma parte apenas. Adoramos desenhar , experimentar, fazer testes pra saber se ficará bom ou não. Porque mesmo que tenham partes mais trabalhosas o trabalho é gostoso de se fazer ,e o resultado supera qualquer coisa.

*

*

 

Já teve algum dia em que não tiveram inspiração? O que fizeram?

Já sim, quando isso acontece, ou faço algo que já fiz ou paro e vou fuçar na internet. Mas tem dia que não estou pra costurar, pelo fato de fazer e refazer um produto diversas vezes. Então eu respiro fundo e retorno a continuar no dia seguinte.

*

*

Quando está desenvolvendo uma peça, vc costuma assistir tv, ouvir música ou prefere o silêncio?

Isso é muito relativo. Cada dia estamos pra uma coisa . Assisto tv mais na parte da tarde e uma vez ou outra gosto de trabalhar a noite por causa do silêncio, a concentração é melhor. Mas tem dia que uma boa música faz bem pra relaxar.

 

*

 

O que motiva a serem crafteres?

O fato de fazermos o que gostamos , o apoio da nossa familia, namorados e amigos(as) , como de nossos clientes também .Pois somos tão elogiadas e nosso trabalho tão admirado que a vontade de continuar só vai aumentando. Agradecemos muito a Deus por esse dom e por ter saúde para poder continuar seguindo em frente.

*

Dica para iniciantes.

Procure explorar seu talento, se gosta mesmo do que faz ,divulgue, dê continuidade a isso e siga em frente. Procure sempre melhorar a cada dia, a se superar. Seja criativo e original .Foque bastante nos acabamentos e em um bom material . Se errar, tente de novo ! Enfrente qualquer obstáculo para realizar seus sonhos e conte sempre com sua familia. É a base de tudo.

Tem uma frase que gosto muito de dizer e que por sinal eu mesma que criei : ” Faça sempre o que se gosta, pois o resultado é amor “

 

*

Nome: Bruna e Paula Costa

Marca: Maria Chiclé – Design de Acessórios

Cidade: Nova Iguaçu

Onde encontrar: www.mariachicle.com.br e www.flickr.com/photos/mariachicle

 

*

 

E vocês podem conferir o passo a passo na edição impressa do caderno morar (coluna baú de ideias) do Jornal A Notícia desta quarta-feira (19/1/2011).

 

 

 

Envie seu Comentário