Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 14 setembro 2011

Entrevista Jana Schmitz!

14 de setembro de 2011 8

Iniciei ainda na infância, minha mãe trabalhava fazendo lingeries, chinelos e bolsas e eu a ajudava. Sempre gostei de aprender coisas diferentes, fiz de tudo um pouco: tricô, crochê, cartão de papel vegetal e biscuit, e há 3 anos conheci o trabalho com tecido, iniciei fazendo vasinhos de tulipas e móbiles de cortina e depois  almofadas, estas pela qual eu comecei a receber pedidos de encomendas. Após pesquisa e algumas aulas me identifiquei com os bonecos country que são lindos também. Amo o que faço, acredito que todos temos um dom de Deus, e às vezes não sabemos disso, mas temos que dar o primeiro passo para descobrirmos o que realmente gostamos de fazer.

Você busca inspiração, onde?
Busco inspiração na internet, revistas, lojas de artesanato e sempre pesquiso novas técnicas para aprimorar o trabalho. Procuro o que mais gosto e dou o meu toque particular para diferenciar de tudo o que é encontrado por aí. E a partir de um modelo, ou preferências das clientes surgem novas idéias.

E os materiais, você encontra onde?
No Armazém e Ateliê Maria Arteira com minha amiga Lethícia e em lojas de tecido e aviamentos da cidade. Também gosto de reciclar muita coisa, quando vejo que tenho algo em casa e  que posso utilizar em minhas peças, eu reservo, mas sempre estou fazendo uma faxina em meu ateliê para não acumular muita coisa (rsrs).


Como é a sua rotina?
Como trabalho em período integral, retiro a parte da noite e os finais de semana para me dedicar ao artesanato e nas terças dou aula. Sexta à noite e sábado durante o dia eu descanso, esse dia esqueço de toda a rotina da semana, recarrego as baterias…. Mas no sábado à noite e domingo mãos à obra!
A organização de horário é muito importante para mim, pois tenho casa e marido para cuidar também. A dedicação ao trabalho é necessária, mas antes de tudo, em primeiro lugar retiro um tempo para Deus e minha família… Pois sem eles nada sou.


Qual peça significa/significou mais pra você?
Amo todas as peças que faço, mas em especial gosto das almofadas em forma de rosa, pois através delas que as pessoas começaram a reconhecer meu trabalho.


No processo de criação de uma peça, qual a parte que mais dá trabalho, e qual a parte que mais te envolve, o que prefere?
Como sou detalhista, gosto que o acabamento fique o melhor possível, se for preciso refaço quantas vezes for necessário para a peça ficar do “jeitinho” que quero.
Acredito que cada peça tem sua particularidade, amo todas que faço.
O acabamento é o mais complicado e ao mesmo tempo prazeroso, pois é quando estou finalizando o trabalho e os detalhes são essenciais para a peça ficar harmoniosa.

Já teve algum dia, em que não teve inspiração? O que você fez?
Há, com certeza, quando isso acontece, o que faço é parar tudo, relaxar assistindo TV junto de meu marido, fazer outras coisas. E depois pesquiso na internet e revistas que me ajudam a ter novas idéias.


Quando está desenvolvendo uma peça, você costuma assistir tv, ouvir música ou prefere o silêncio?
Há dias em que gosto de trabalhar em silêncio, mas geralmente ligo a TV ou ouço uma boa música.

O que te motiva a ser crafter?
É saber que de um simples pedacinho de tecido posso fazer uma linda peça. Criar, inventar, transformar, essa é a maior motivação para continuar a trabalhar.


Dica para iniciante
O mais importante é fazer o que realmente gosta e se identifica.
Indico não começar investindo muito, começar aos pouquinhos…
É fundamental a pesquisa na internet, revistas, lojas de artesanato e fazer cursos… e é claro, criar um estilo próprio, não copiar, podem-se utilizar os moldes, mas fazer mudanças dando seu toque particular nas peças para diferenciar dos demais artesãos, e  aos poucos irão surgir novas idéias, e criações próprias.
Com Amor tudo fica lindo.

Jana Schmitz
Onde encontrar:
Blog: www.janaschmitzartesanatos.blogspot.com
Facebook: www.facebook.com/janaschmitzartesanatos
Loja Virtual: www.elo7.com.br/janaschmitz
Contato: jana_alessandra@hotmail.com

E no jornal A Notícia desta quarta-feira, Jana nos ensina a fazer este LINDO gatinho.
Os moldes necessários, estão abaixo.