Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Entrevista com Érica Catarina

21 de março de 2012 28


Como você começou?
Olá, sou a Érica Catarina, do blog Ei Menina!
Cresci num mundo de tecidos, linhas, agulhas e muitas cores. Minha mãe era uma costureira de mão cheia e fazia nossas roupas, todas personalizadas… e não havia shopping ou loja que tivesse uma peça igual. Encantei-me com a costura e com os bordados que ela fazia e ficava, ainda pequenina debruçada sobre o braço do sofá, ao ladinho dela pedindo que me ensinasse.
O que eu aprendi foi o que os meus olhos roubaram quando minha mãe costurava.
Comecei fazendo cartões para ela, amigas e vizinhos. Depois comecei a me apaixonar pelas caixas. Daí foi um pulo para os tecidos e feltros, coisa que eu adoro trabalhar e foi a ideia primeira quando vi minha mãe costurar. Ah, já estava impresso na alma. Mesmo quando eu quebrava suas agulhas todas na máquina de costura, eu lembro com tanto carinho a voz serena e firme quando ela falava: Ei Menina! Para de aprontar! rs…


De onde vem a inspiração?

O mundo é fonte de inspiração. Tudo é fonte de inspiração. Se bem que a maioria de nós somos assim, vê, se encanta por algo, acha bonito e quer fazer também ou parecido ou criar o seu.


Você encontra com facilidade os materiais? Onde encontra? São da cidade ou compra online?

Compro tudo por aqui mesmo. Há um lugar chamado Taguacenter que fica em Taguatinga – DF, cheio de todos os materiais que se possa imaginar. Costumo dizer que ali parece uma mini 25 de Março. Quando posso, vou a São Paulo uma vez por ano me perder no fantástico mundo 25 de Março! Ali é o paraíso das crafters.
Já comprei pela internet, mas prefiro ir à loja. A gente sempre compra alguma coisinha a mais que nos inspira!


Como é a sua rotina?

Sou formada em Administração, mas não exerço a profissão, bom, por enquanto não. Resolvi trabalhar em casa. Acordo às 5:30h, vou a academia, depois corro para os estudos (concursos e pós-graduação) e a tarde me divirto com as manualidades.


Tem alguma peça que significa ou significou mais pra você?

Todas significam muito. Sempre penso na pessoa que vai receber, que vai olhar cada pontinho, que vai perceber ali o tanto de carinho que eu depositei em cada detalhe.
Mas a que mais significou para mim foi um livro infantil que fiz todo em feltro e tecido, eu via os olhos dos meus amigos, da minha família orgulhosos de mim. Isso não tem preço!


Na criação de uma peça, o que dá mais trabalho/e qual te envolve mais. Você tem preferência por algum passo?

Sempre penso, huuumm, por onde começo primeiro. Como sou muito ansiosa e organizada, separo os materiais, sei o que vou fazer, mas sempre surge uma luzinha que me faz repensar as coisas e tomar outro caminho, claro, o que acho que fica melhor. Na realidade, o cliente é o que mais contagia e me impulsiona a seguir adiante.
E quando começo de fato, vou me envolvendo, me deliciando e quando vejo já entrei na madrugada. O corpo cansa, mas a cabeça fica a mil por hora. Desde o momento da escolha dos materiais, execução, até a foto, que diga-se de passagem, fico horas e horas escolhendo qual ficou a mais bonita até a hora do recebimento de um e-mail de algum cliente falando: CHEGOOOOUUU! Ficou liiiindo!
Adoro fazer guirlandas porta-maternidade, pensar nos botões, nos tons, na composição, nos tecidos e feltro, na montagem do trabalho… ah, eu amo!


Já aconteceu de não ter inspiração? O que vc fez?

Ainda não! Ainda bem! Mas se acontecer corro para internet, peço ajuda ao marido, que é uma total fonte de inspiração, ele é ilustrador e têm ideias maravilhosas. As ideias pipocam a todo instante e vou anotando num caderno de anotações! O problema maior é a falta de tempo para executar cada projeto sonhado por nós, mas devagarinho se vai ao longe, né?!


No processo de criação (produção) prefere ficar em silêncio, assistir ou ouvir música?

Música, música, música sempre! Trabalhar sozinha sem uma voz para me acompanhar, não dá! E vamos cantar… lerê, lerê, lerê, lerê… rs.


O que te motiva a ser crafter?

Ver o mundo mais bonito me motiva a ser crafter. Ver uma festa toda handmande me motiva a ser crafter. Um presente todo feito à mão e a alegria de quem o recebe me motiva a ser crafter. O sorriso de uma mãe preparando o enxoval do bebê me motiva a ser crafter… A satisfação do cliente, amigos e familiares me motiva a ser crafter.


Mensagem para quem esta começando:

Nessa vida não sabemos nada ainda, estamos em constante busca e aprendizado. Procure ser sempre criativo, ter um diferencial, mesmo que existam infinitos moldes prontos por aí, procure dar o seu toque pessoal, imprimir suas características, tentar redesenhá-los, criá-los, trabalhar cada pontinhos com precisão e perfeição. Tenha um caderno de anotações e anote os seus projetos, o que sempre teve vontade de fazer e ainda não o fez, assim você sempre terá uma fonte de inspiração. E nunca, nunca desista! Seja perseverante e faça sempre o que ama.

Nome completo: Érica Catarina
Cidade:
Brasília – DF
Onde encontrar:
Blog:
www.ericacatarina.blogspot.com
Flickr:
www.flickr.com/photos/ericacatarina
E-mail:
ericasol23@gmail.com


Comentários (28)

  • Zanya diz: 21 de março de 2012

    Conheci a Érica há pouco tempo no flickr e me apaixonei pelos trabalhos dela. Ela consegue sair do convencional e transformar tudo. Além de bacana, essa menina já me ajudou com muitas dicas, estou aprendendo muito com ela. Parabéns pela entrevista! A Érica é maravilhosa e os trabalhos dela também!!!!!

  • Adriana Pontes diz: 21 de março de 2012

    Que felicidade ver a Eriquinha por aqui, essa menina de coração grandioso e generoso!
    Conheço o trabalho dela no blog e flickr e fico apaixonada com cada trabalho!!!! Lindos!!!!
    Sucesso!

  • Elisabete diz: 21 de março de 2012

    Adorei a entrevista!! A Érica é uma pessoa adorável, generosa, humilde, um doce de pessoa. Que Deus possa abencoá-la sempre e multiplicar esse talento maravilhoso. Nunca me canso de ver suas criações..Parabéns ao blog pelo espaço…
    Abraços.
    Bete
    Estrela da Manhã – feito à mão

  • Leila Sassaki diz: 21 de março de 2012

    A Érica eh uma artesã incrível! Conheci o trabalho dela há pouco tempo e fiquei encantada com as fofuras que ela faz. Um trabalho mais lindo que o outro! Os pontinhos, todos perfeitos! Dificil ej escolher o trabalho mais bonito! :)
    Parabéns, Érica, pela entrevista! Muito sucesso pra você!
    Beijos!

  • Joanna diz: 21 de março de 2012

    Maravilhosos os trabalhos da Erica!
    Todos feitos de amor e muito carinho e dedicação.
    Acho lindo!

  • Amanda Colusso diz: 21 de março de 2012

    Admiro muito o trabalho da Erica! Ela tem muito talento e é um doce de pessoa!
    Também adoro visitar esse cantinho aqui que tem muita coisa boa de se ver e fazer!
    Abraço

  • Sandra Rauer diz: 22 de março de 2012

    Adoro a Érica, tudo que ela faz é com extremo capricho, muitas vezes visitei o blog dela pra me inspirar e suspirar, é tudo muito lindo!!! Parabéns a vocês pela entrevista e para a Érica!

    Bjs!

  • Ana Paula Yoshida diz: 22 de março de 2012

    AMEI!! Muito legal, adoro entrevistas, quando vejo no face que vcs postaram uma nova entrevista por aqui eu ja venho voando ler e apreciar cada detalhe!! Dá vontade de correr pro ateliê pra criar, criar e criar!!! Muito inspirador!! Parabens meninas e parabéns à Erica pelo lindo trabalho!!

    Beijos

  • Sônia diz: 23 de março de 2012

    Linda essa menina e muito talentosa! Quantos trabalhos lindos e fofos! Já virei fã!

  • Fabíola diz: 23 de março de 2012

    A Erica é uma pessoa incrível, muito talentosa, generosa, um ser humano encantador. Parabéns pela entrevista!Amei!

  • Joanna diz: 26 de março de 2012

    Parabéns pela entrevista maravilhosa e pela Erica ser esta pessoa tão cheia de criatividade e beleza. Trabalhos maravilhosos! Adorei o site!

  • Bárbara diz: 27 de março de 2012

    A Érica é perfeita em cada combinação que faz, super criativa e uma menina de grande coraçao. Parabéns pela entrevista! Já sou fã.

  • Ana Paula diz: 30 de março de 2012

    Perfeito o trabalho da Erica, ela tem um toque de fantasia nas mãos e transforma tudo! Parabéns pela entrevista! Parabéns Erica. Adorei o site! Maravilhoso.

  • Fabia Santos diz: 30 de março de 2012

    Erica é uma fofa! Aconheço virtualmente, ela é uma menina muito talentosa, admiro muito o seu trabalho, cria peças lindissimas.
    Amei a entrevista!

  • thamara diz: 22 de abril de 2012

    que blog lindo. e que trabalhos maravilhosos!!!!!! vc aceita encomenda?? entrega para todo brasil???
    aguardo resposta. Thamara

  • flavia cabral diz: 25 de abril de 2012

    Gostaria de saber quanto ficaria se encomendasse 50 bailarinas, essas que têm a saia de tule, estão graciosas. O tema do aniver da minha filhota é de bailarina, adoraria dar essa bailarina de lembrancinha. Aguardo retorno.
    FlÁVIA

  • domenica diz: 5 de maio de 2012

    ola
    tenho interesse pelas bailarinas. qual a medida? quanto custa:?

  • Fabiana Torres diz: 4 de junho de 2012

    Boa tarde, gostaria de saber o valor de uma guirlanda de animais com o nome “ARTHUR” e o valor dos bichinhos (chaveiro). Quero uma quantidade de 60 bichinhos. Moro em Belo Horizonte cep: 30150311, mas minha sogra mora em Brasilia, voce pode enviar as encomendas para ela (vc tambem mora em Brasilia, né). Queria para o mes de agosto/2012. É possível? Agurdo retorno. Fabiana Torres

  • fabaiana diz: 28 de junho de 2012

    Oi, adorei as bailarinas, vc aceita encomenda? Preciso de 10 dessas pequeninhas. Se vc puder já me informe o valor e o frete para Ubatuba-SP cep: 11680-000.
    Obrigada!
    No aguardo.

  • carla diz: 23 de julho de 2012

    Qual o valor das bailarinas pequeninas preciso de umas 30 .Quanto custa o frete para o cep 26515-126.

  • michele_nunes diz: 24 de julho de 2012

    Estarei passando o contato para a artesã

  • Jaqueline Pimentel diz: 20 de setembro de 2012

    Sou fã da Erica, além de super talentosa ela é generosa com todos que estão iniciando no mundo craft!Sempre posta dicas valiosas!!
    Já aprendi muita coisa com essa MENINA =), rs!
    Bjus Eriquinha , vc é D+!
    Jackie Fofurebas !

  • Camila Alves diz: 18 de abril de 2013

    A Eriquinha é um amor..
    Além de talentosa, é educada, prestativa e muito generosa.
    Responde todas as nossas dúvidas e nos ajuda muito.
    Minha verdadeira fonte de inspiração, e a delicadeza em pessoa.
    Adoro essa MENINA!

  • Elisabete Ferreira diz: 2 de maio de 2013

    Parabéns…Sigo à algum tempo o blog da Érica e adoro. Posso dizer-vos que o blog dela tem grandes fãs aqui em Portugal, e eu sou a número 1. Adoro todos os pormenores e detalhes, e amo a delicadeza com que ela faz cada peça. Lindo!!!

  • Amanda Paz diz: 5 de junho de 2013

    Érica – minha amiga do dedo cor de rosa – é uma das pessoas mais lindas e generosas que conheço. É uma inspiração para toda artesã que, assim como eu, é apaixonada pelo mundo do feltro. Além de super talentosa com a linha e a agulha (olha os pontinhos que ela faz, que perfeição!) tira fotos incríveis, dignas de capas de revistas. Tenho um baita orgulho dela. Parabéns pela homenagem. Mais do que merecida.

  • Elizangela diz: 21 de agosto de 2013

    Parabens Erica, seus trabalhos são lindos e inspiradores estou no meu terceiro fofinho de feltro se eu conseguir pois só faço de olho pela internet rsrsrs pretendo um dia ser tão talentosa quanto vôcê obrigado ,fique com Deus

  • Ivanise Silva diz: 23 de agosto de 2013

    Conheci o site da Erica há poucas semanas, fiquei muito impressionada com a beleza de seu trabalho. Estou começando nessa arte do feltro, estou amando, faço dedoches de feltro e me inspirei para continuar e aprimorar meu trabalho. Agradeço a Deus por você existir e ter lhe dado mãos tão abençoadas que inspiram outras pessoas a fazerem trabalhos tão lindos. Obrigada Erica.

  • ERica diz: 29 de outubro de 2013

    Comecei a sonhar e tentar confeccionar algumas pecas em feltro entao com muita relutancia comecei a navegar na net coisa que nao me interessava mas agora como a maioria nao vivo sem.Foi entao que encontrei a minha grande inspiraçao Erica Catarina fico alucinada em ver seus trabalhos precisos perfeitos fofos e quando vejo suas dicas comentarios instrucoes e depoimentos vejo que ela e real e que podemos mesmo que engatinhando chegar proximo deste trabalho incrivel.Obrigada por nos incentivar

Envie seu Comentário