Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Entrevista com Angeli Ribeiro Gattis

04 de junho de 2012 3

Como você começou?
Sempre  fui apaixona por revistas de ponto cruz e crochê e achei umas de biscuit.  Sempre tentei tudo sozinha e lá tinha uma receita, usei os produtos que tinha em casa. O creme não era o ideal e perdi o ponto da massa. Tempos depois encontrei uma menina que sabia fazer, dei o meu material pra ela e ela fez rolinhos de massa colorida fiquei apaixonada pelas cores e passei a noite fazendo todos os modelos da revista, vi que não havia dificuldade nenhuma e era um prazer, estava de licença maternidade em 2005. Era páscoa então e eu e minha cunhada que estava trabalhando em meio período, nos empenhamos a fazer  decoração em vidros de conserva e  o sucesso foi total. Veio o dia que ela casaria, e dei de presente uns bonequinhos simples, mas que achei lindos rsrsrrs.

Minha cunhada tinha internet no serviço dela e me trouxe umas fotos de noivos com a fisionomia real da pessoa fiquei impressionada achando que devia ser feito em alguma máquina em 3d.

Mas não, era feito a mão e um dia sem nada a fazer resolvi modelar um rosto masculino, e não é que deu certo!!! Fiquei maravilhada. Aí foi de boca em boca, primeiro na familia , depois amigos da familia, depois amigo dos amigos, até o Orkut facilitar para que todos vissem, me cadastrei no flikcr, no fotolog em todas as paginas que eu via os outros trabalhos e era gratuito me cadastrei.

Começaram os elogios, depois alguns pedidos, alguns de fora da cidade , nessa época trabalhava de secretária para meu marido, quando não tinha serviço era visitando fotos de outros artesãos e cada dia mais viciada. Final de semana era fazendo as encomendas, e elas começaram a render mais que meu salario de secretária  rsrsr.

Até que um dia chegou de eu arriscar, meu marido me demitiu, pra que eu pegasse seguro desemprego, cedeu uma parte da sua loja pra que eu fizesse uma lojinha, comprei  peças cruas e fazia  a massa em casa.

 

De onde vem a inspiração?
Primeiro eram outros artesãos, revistas e internet.

Agora eu não preciso criar, os clientes vem com o pedido pronto, com as ideias de pose , eu dou um toque se vai ou não ficar bom, mas a minha inspiração são as fotos dos próprios noivos e dos personagens infantis.

 

Você encontra com facilidade os materiais? São da cidade ou compra online?
A maioria ainda é online, tem apenas duas  lojas de artesanato, mas os preços são muito abusivos ainda, não discordo, mas se depender de loja assim não conseguimos lucrar, mas quando compramos direto do fabricante ou outras lojas em atacado ou lucro é visível.

Apenas as peças em mdf tem uma a marcenaria aqui que faz preço de revenda o restante a cidade campeã ainda é SP para encontrar material bom e barato.

 

Como é a sua rotina?
Hoje tenho um ateliê, ainda não tenho empresa, por causas das burocracias que impedem. Mas é um espaço só para a confecção do artesanato. Encaro como uma profissão séria, com horário comercial. Agendando cada entrega sem perder  nenhuma data. Apenas quando sobra tempo é que faço coisas pra loja.

Tenho duas ajudantes, que também aprenderam comigo. Dividi cada uma em um setor. Uma para a pintura em madeira e outra em biscuit lembrancinhas e peças mais simples. Eu fico com os noivos e peças grande, mais personalizadas. Sempre de olhos na finalização dos trabalhos delas e dando as vezes o meu toque , pra ficar com a cara da minha marca Bibelô.

Começo às 8h até às 18h na loja. Faço um segundo turno em casa levando encomenda pra terminar  e trabalho geralmente das 20h30 às 24h. Tenho dois filhos lindos e cresceram nesse ritmo. Hoje se páro pra ver um filme  ou novela,  já me sinto culpada, pensando se não tem nada pra fazer , heheh. To sempre fazendo algo, acho um desperdício de tempo ficar parada jogando conversa fora, se não tem nada mesmo, faço um crochê.  Divido o meu dia  em responder e-mails, atender direto os clientes e confeccionando  noivos.

 

Tem alguma peça que significa ou significou mais pra você?
Acho que não tenho uma especial, talvez uma ou outra que foi mais desafio, achando que não daria conta e que tenha ficado lindo, mas uma em especial não, pois tenho pena de entregar  quando tá pronta, dá vontade de ficar pra mim. Mas o especial são os Noivos com a fisionomia real.

 

Na criação de uma peça, o que dá mais trabalho/e qual te envolve mais.
Tem preferência por algum passo?

O que exige mais concentração são os rostos  e o vestido da noiva. A preferência são os vestidos, pois é o  que dá o charme nas peças. Amo de paixão os personagens infantis baby. Adoro fazer peças pra bebê.
Isso no biscuit.

Mas quando quero relaxar eu pinto madeira, com temas country, considero o biscuit um dom de Deus, mas  a minha paixão é pintar (desenhar pintando).

 

Já aconteceu de não ter inspiração? O que fez?
Já sim. Fui pesquisar na internet. Aí piorou pois fiquei na dúvida de decidir qual o mais lindo,  aí crio uma peça inspirada em duas ou mais peças e fica com a minha cara.

 

No processo de criação (produção) prefere ficar em silêncio, assistir ou ouvir música?
O silêncio é o melhor deles. Assistir, quando vc vê parou o trabalho e música as vezes é bom , por exemplo qdo estamos em mais gente na sala de trabalho ou quando  a peça é mais descontraida, qdo vc mesma vai criar uma peça sua. Mas quando vou copiar um personagem ou uma pessoa , com certeza o silêncio, o trabalho rende.

 

O que te motiva a ser crafter?
Acho que primeiro de tudo é o que eu gosto de verdade, parece que estou brincando. Ver no olho do cliente, que  aprovou o que esta recebendo, não tem preço para o artesão.  Pois ele encomenda algo que nem sabe como vai ficar, confiando em vc,  e vc tem que agradar, é um desafio. E eu nunca gostei das coisa  fáceis.

Depois é porque envolve um momento de felicidade da pessoa. um nascimento, um batizado, uma aniversário, um casamento, bodas, natal… sei lá só festa. até pra enfeitar a casa,

Outra, sempre terá alguém comemorando , nunca vai faltar cliente.

Por ultimo é ser reconhecido pelo Brasil todo e ter peças até fora do Brasil como EUA e Portugal.

Ter pessoas famosas comprando meus produtos. Saber que a pessoa famosa me indicou para uma conhecida, falar por telefone com os famosos, por webcam.  Ser procurada por um jornal para dar entrevista  rsrsr,  é muito gratificante.

 

Mensagem para quem esta começando
Nos primeiros meses o investimento para as ferramentas parece caro, mas é uma vez só, por isso já compre de qualidade pra não gastar duas vezes. Depois o custo é baixo  e o que vc ganha é só pelo teu esforço, vc nao precisa depender de investir alto pra tirar um lucro lá longe, é imediato. Exemplo uma loja de roupa, que vc lucra apenas uma porcentagem. comprou aquela peça é obrigada a vender , senão não lucra, aqui eu crio tudo. Não ficou bom , reformo.

Seja exigente consigo mesmo, separe o horário certo para seu trabalho, Faça das tripas coração, mas nunca, nunca deixe de entregar o trabalho da data marcada.

Olhe para suas peças, como se fosse pagar por elas, se você fosse comprar , qual defeito vc não gostaria de ver. Achou o defeito? conserte antes de entregar para seu cliente. Esteja sempre se atualizando, sempre tem algo novo a aprender ou a melhorar. Não desvalorize a sua obra, mas também não queira explorar . consulte outros artesãos pra ter ideia de valores.

 

 

Nome completo: Angeli Ribeiro Gattis

Marca: Bibelô Ateliê

Cidade: Joinville – SC

Onde encontrar: Rua Florianópolis, 1299 – Guanabara – 47 342-6559

Blog: www.bibelonoivinhos.blogspot.com

bibelo.atelie@hotmail.com

 

 

E quarta-feira tem o passo a passo destes noivinhos. Não perca.

 

Comentários (3)

  • Angeli Ribeiro Gattis diz: 4 de junho de 2012

    Um Beijo querida!!

  • Claudinéia diz: 4 de junho de 2012

    Parabéns, Angeli pela sua dedicação e perfeição. Realmente seus trabalhos são impecavéis. Você merece td reconhecimento do seu trabalho. Bjus Néia

  • Arteirices da Liz diz: 26 de outubro de 2012

    Parabéns Angeli, seu trabalho é maravilhoso!!!
    São pessoas assim, que conquistam sucesso e reconhecimento com seu trabalho crafter, que faz iniciantes como eu continuar com essa paixão por tudo que é feito a mão.
    Seu trabalho é encantador, bjokas

Envie seu Comentário