Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de julho 2012

Passarinhos

23 de julho de 2012 1

Hoje quero compartilhar esses lindos passarinhos, que servem como lembrancinhas de aniversários, batizado ou primeira comunhão.

www.facebook.com/flordecheiroatelier

Passo a passo - Biscuit

17 de julho de 2012 2

Aqui um tutorial simples e fácil para se divertir ainda mais com o Biscuit. Um chaveiro que pode ser usado como opção para lembrancinhas de casamento ou aniversário.  Então, vamos ao passo a passo?

 

Créditos para a artesã Camila Santos, que fez o pap exclusivo para o Baú de Ideias, e quem não conhece a história dela é só clicar aqui e se encantar com sua história.

 

Você vai precisar dos seguintes materiais:

Massa nas cores branca e verde;

Rolo de abrir massa;

Cortador no formato de coração no tamanho que você preferir;

Canudo para fazer o furinho do chaveiro;

Alicate de bijouteria;

Cola braça;

Esteca de marcação ou faquinha descartável;

Fitas e cordão (pode ser também rabo de rato);

Miçangas nas cores brancas e verde;

Tinta acrílica preta;

Pinta bolinhas;

Base para chaveiro.

 

 

MODO DE FAZER:



Pegue uma quantidade de massa verde e abra com o rolo sobre uma superfície lisa.




Use o cortador de coração e corte o formato do nosso chaveiro.




Não esqueça que logo em seguida deverá ser feito o furo com o canudo enquanto a peça ainda está mole na ponta do coração que ficará invertido para dar formato ao nosso sapinho. Uma dica: ao deixar a peça secando não esqueça de virar de vez enquando os lados para que ela seque por inteiro e não acabe torta.




Com a base do chaveiro seca, faça duas bolinhas com a massa branca e achate levemente.





Passe cola branca próximo ao furinho, deixando espaço para o chaveiro e cole apertando levemente.



 


Para fazer a patinha você vai pegar uma pequena quantidade de massa, fazer uma bolinha e depois uma coxinha.



 


Com uma esteca (ou mesmo uma faquinha descartável) marque duas vezes formando o pezinho.


 


Cole na parte de baixo do coração com a cola branca com as patinhas para fora como se formassem um “V”. Com o pinta bolinhas faça os olhinhos do sapo.



 


Enquanto a peça seca aparre os cordões e as fitas na base de chaveiro e decore com miçangas combinando. Aqui usamos verde e branca para combinar com a cor do nosso sapinho.




Entrevista com Camila Santos

14 de julho de 2012 3

COMO VC COMEÇOU?

Creio que devo ter começado como a maioria das Craft’s, buscando no artesanato uma distração a ser feita por puro prazer. E em pouco tempo, eu diria que antes mesmo que eu pudesse realmente começar, me vi fazendo imãs de geladeira para a banca de jornal onde comprei as primeiras revistas. Dai começaram os presentes, encomendas de amigos, muitos incentivos e para montar um BLOG (sim, eu comecei com um singelo Blogspot), foi questão de tempo. Primeiro trabalhei pensando em fazer um artesanato que retratasse a cultura nordestina pois eu moro a 20 anos na Paraíba, mas com o tempo e por influência também do curso de Histórias em Quadrinhos meu trabalho foi ganhando uma cara mais cartoon. O que deu uma identidade nova para os bonecos e também para meus desenhos.

 

 

DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO?

Na sua maioria, minha inspiração vem dos desenhos animados. Fã declarada de grandes nomes como Disney, Pixar e Maurício de Souza, não abro mão de um bom DVD para passar o tempo e buscar referências. Também desenho bastante (desde menina), o que ajuda ainda mais a desenvolver a modelagem. Há um ano também voltei a estudar quadrinhos num curso de desenho que faço, também buscando sempre uma nova capacitação.

 

 

VOCÊ ENCONTRA COM FACILIDADE OS MATERIAIS? ONDE ENCONTRA?

Moro em uma Capital, e aqui não é difícil de encontrar os materiais. Quando eu quero algo mais sofisticado ou diferente, recorro à internet, mas em sua maioria compro na cidade onde moro.

 

 

COMO É A SUA ROTINA?

No momento minha rotina se divide entre me preparar para ingressar em um Mestrado futuramente, os passeios matinais com minha mascotinha (uma Lhasa Apso de 4 anos) e o atelier. Durante a tarde gosto de revisar o andamento das encomendas e reservo sempre um ou dois dias da semana para ir ao comércio, enviar encomendas, dentre outras coisas. O período da noite é o meu predileto! Não tem jeito mesmo, sou uma notívaga assumida. É quando respondo meus e-mail’s, visito as redes sociais, faço algumas pesquisas e trabalho com a tranquilidade que tanto adoro na confecção das peças.

 

 

VI QUE VC DÁ AULA DE ARTESANATO, COMO FUNCIONA, COMO COMEÇOU?

Começou depois de dois anos trabalhando em lojas de artesanato como balconista. Na época um patrão meu observou-me tirando as dúvidas de uma cliente e apostou na ideia de me colocar como professora da loja em questão. Deu tão certo que criei coragem e comecei a trabalhar por minha conta. Dai em diante fui me cadastrando em projetos, feiras, instituições, às vezes dando aulas, e em sua maioria divulgando meus trabalhos.

 

 

TEM ALGUMA PEÇA QUE SIGNIFICA OU SIGNIFICOU MAIS PRA VC?

Todas as peças tem um lugar especial em meu coração. Vê-las prontas é um prazer que se repete a cada encomenda. Mas uma cerejeira de 12cm em que trabalhei durante 5 meses tem um sabor especial (foto acima). Eu a fiz pra mim, então entre uma encomenda e outra, no meu tempo livre, ia dando forma a pequenina. É uma das peças mais delicadas e trabalhosas que já fiz.

Em seguida veem os meus palhacinhos (foto acima), em especial as palhacinhas, pois apesar de ter pavor de palhaços… Isso mesmo! Se um palhaço estiver vindo em minha direção, sou capaz de atravessar a rua só para não cruzar com ele. Mesmo com todo esse medo, ainda sim são uma das peças que mais curto fazer.

 

 

NA CRIAÇÃO DE UMA PEÇA, O QUE DÁ MAIS TRABALHO/E QUAL TE ENVOLVE MAIS. VC TEM PREFERENCIA POR ALGUM PASSO?

O que da mais trabalho na hora de montar uma peça é a estrutura que faço para sustentar as caricaturas, pois é uma parte demorada. Os detalhes seguintes são minha fase predileta, que é justamente aonde a peça vai ganhando forma. Quando estão finalizadas, é mais um pequeno boneco pronto para partir.

 

JÁ ACONTECEU DE NÃO TER INSPIRAÇÃO? O QUE VC FEZ?

Já sim, algumas vezes. Nestas horas eu dou uma pausa, vou assistir a um bom filme, navegar na interet ou mesmo brincar com minha mascote. Sair do ambiente onde travei e respirar outros “ares” sempre ajuda. Quando acontece do trabalho realmente não render nada, me arrumo e vou dar uma volta no comércio ou mesmo no shopping. Ajuda a aguçar um pouco mais minha criatividade.

 

 

NO PROCESSO DE CRIAÇÃO (PRODUÇÃO) PREFERE FICAR EM SILÊNCIO, ASSISTIR OU OUVIR MÚSICA?

Depende muito da peça que estou fazendo, mas em sua maioria escuto música no pc ou sintonizo uma rádio online. Mas se a peça tem haver com algum personagem de desenho geralmente estou vendo o DVD dele.

 

 

O QUE TE MOTIVA A SER CRAFTER?

Viver uma história diferente em cada nova peça e assim poder fazer parte dela de alguma forma. Criar me motiva a continuar buscando mais e mais qualidade para meu trabalho.

 

 

MENSAGEM PARA QUEM ESTA COMEÇANDO:

Nem sempre tudo será um mar de rosas, ou seu fornecedor vai entregar tudo em dia ou todos os clientes serão fofos e paciente, mas tudo isso faz parte. Se desistir na primeira dificuldade não sentirá mais a frente o gostinho de tarefa cumprida!

Vale apena cada experiência, cada queda, e cada nova conquista.

Ah! E não deixe de sempre buscar novas capacitações, fazer reciclagem, cursos de aperfeiçoamento, conhecer novas técnicas. Os grupos de artesanato são lugares bacanas para fazer amizade e aprender mais!

 

 

NOME COMPLETO: Camila Sousa dos Santos (mas pode chamar de Camila Santos)

CIDADE: de mudança para Curitiba!

ONDE ENCONTRAR: nos seguintes contatos:

Site: www.porongasonline.com

Flickr: www.flickr.com/phostos/caeles

Facebook: www.facebook.com/CamilaSantosPs

e-mail: sotnas25@hotmail.com

 

 

E não perca terça-feira um passo a passo lindo estará pintando por aqui, feito exclusivamente para o blog pela Camila.