clicRBS
Nova busca - outros
30 dez15:54

Presépio de Bento é destaque em concurso nacional

O Presépio de Natal que decorou o centro de Bento, em frente à  Prefeitura, no período de Natal de 2009 foi finalista  no concurso nacional  Prêmio GF Bureau Criativo 2010.  A premiação contempla os projetos mais criativos do universo da comunicação visual  e tem abrangência nacional.

O presépio de Natal de Bento, que foi o tema principal da decoração natalina da prefeitura de Bento em 2009 é de autoria da artista plástica e designer Rejane Rech e teve como principal atrativo a junção da tradicional manjedoura com inovações tecnológicas como sequência de luzes e fibra ótica, fato que justificou a participação no concurso.

O presépio de Bento Gonçalves entrou na disputa no mês de agosto, quando foi selecionado finalista em duas categorias “Projetos Externos” e “Projetos Diferenciados”.  Os critérios de avaliação foram: criatividade do projeto,  utilização de mídias de forma diferenciada, exploração de nicho diferenciado de mercado e utilização da tecnologia.  A execução foi feita por uma empresa da nossa cidade, a D&D Digital,  que possui  os  modernos  recursos exigidos na construção da obra  e a impressão em grandes formatos.

O concurso, que  prestigia o talento e a criatividade dos profissionais e empresas envolvidas na comunicação visual,  premiou os vencedores no dia 17 de dezembro, em Curitiba. Foram mais de 80 projetos inscritos em todo o país. “Um destaque para a nossa cidade, especialmente levando-se em consideração que concorremos com grandes empresas  e grandes agências de criação de todo o país e também com orçamentos infinitamente maiores. Um ótimo resultado para o trabalho e a criatividade bento-gonçalvense”, destaca Rejane, autora da obra.

O presépio

Com ares de modernidade, o presépio foi projetado para surpreender, com materiais inovadores e efeitos de luz nas tradicionais figuras de Maria, José e o Menino Jesus. Efeitos luminosos estavam presentes em diversos pontos da cena, podendo ser vistos com toda intensidade à noite.

O cenário era de uma paisagem da Serra Gaúcha, muito familiar na nossa região, com araucárias e muros de pedra, áreas extensas de montanhas verdes  e  céu  estrelado. Os elementos regionais foram representados para incorporar a cena da natividade ao nosso cenário regional, como uma forma de trazer o Natal de Belém à nossa região.  A transparência do material acrílico presente na confecção dos elementos deu um toque de leveza e delicadeza ao conjunto da obra.

Todos os desenhos foram criados especialmente para este projeto. Um dos destaques especiais foi o brilho dos 300 pontos de fibra ótica e a seqüência de cores em diferentes intensidades de luz nas figuras de Jesus, Maria e José.

Por

Comentários