clicRBS
Nova busca - outros
11 abr15:05

Programa Projovem Adolescente 2011/2012 tem lançamento nesta semana

A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Habitação e Assistência Social (SEMHAS), promove nesta terça-feira, 12, o lançamento do Programa federal Projovem Adolescente 2011/2012 no município. O evento ocorre a partir das 17h30 no Salão Nobre da Prefeitura.


O Projovem Adolescente é um serviço socioeducativo de Proteção Social Básica, inserido na Política de Assistência Social (PNAS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado ao Centro de Referência e Assistência Social – CRAS. Sua principal diretriz é complementar a proteção social à família, a partir do apoio direto aos Jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do programa bolsa família.

Este serviço oferece um espaço de convivência social voltado ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens e aquisições para atuação crítica e proativa no seu meio social e no mundo do trabalho. Orienta-se para o incentivo ao retorno e à permanência do jovem na escola, o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários, a ampliação do acesso às políticas públicas, o fortalecimento de sua autonomia e o estímulo ao seu protagonismo social.

O programa está organizado em dois ciclos – Ciclo I e Ciclo II -, em que se desenvolvem ações educativas com coletivos de jovens (grupos de 25 jovens), sob a responsabilidade de um Orientador Social, de um ou mais Facilitadores de Oficinas (de Esporte, Cultura e Lazer) e com acompanhamento e apoio de um Assistente Social de cada CRAS.

O Ciclo I tem por objetivo tornar o Coletivo de Jovens um espaço referência formativa e de convívio afetivo, lúdico e solidário para os Jovens, que gera oportunidades para o desenvolvimento de criatividades e instiga novos interesses.

O Ciclo II tem por objetivo consolidar o Coletivo de Jovens como espaço de referência formativa que aprofunda a orientação e a formação para o mundo do trabalho e para a participação cidadã. Dessa forma, as ações socioeducativas do Ciclo II do Projovem Adolescente desenvolvem-se num patamar, prevendo-se o planejamento e a implementação de ações sociais no território, protagonizadas pelos jovens, a partir da elaboração de um Plano de Atuação Social (PLA) e da execução de projetos coletivos de interesse social que o concretizem. Também investe-se de forma concentrada, na Formação Técnica Geral (FTG) dos jovens, visando a inserção futura no mundo do trabalho, o que abrange o exercício de diversas capacidades transversais, concomitante ao desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita – enfatizando a inclusão digital – e ao desenvolvimento individual de um Projeto de Orientação Profissional (POP).

Em Bento, um coletivo de 16 alunos concluiu os ciclos do Projovem Adolescente 2009/2010. Informações: SEMHAS – Coordenação Projovem Adolescente (54) 3055-7347.

Por

Comentários