clicRBS
Nova busca - outros
08 jul10:15

Vale dos Vinhedos recebe exposição ‘Janelas de Olhar’

Imagens sociais e culturais rurais de Bento Gonçalves, a maioria delas do Vale dos Vinhedos, foram captadas sob o olhar do fotógrafo Wagner Meneguzzi. A obra fotográfica composta por 12 imagens, sendo sete no outono e cinco no verão, estará em exposição a partir do dia 20 de julho na sede da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). Trata-se do Projeto ‘Janelas de Olhar’, aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, através da Secretaria da Cultura de Bento Gonçalves.

De forma itinerante, a exposição inicia pelo Vale dos Vinhedos, onde o fotógrafo encontrou o apoio necessário para o desenvolvimento do projeto. Após 30 dias, ela seguirá para outro local ainda a ser definido. Segundo Wagner Meneguzzi, a praticidade dos paineis foi pensada justamente para facilitar a instalação em pontos como escolas, shopping centers, museus, órgãos públicos, entre outros.

Portador de um grande acervo fotográfico, Wagner resolveu aproveitar o material e ir além de uma exposição. Tanto é que o projeto contempla, ainda, o lançamento de um box de fotografias fine art para comercialização e um Workshop de Fotografia de Natureza do Vale que será realizado durante a primavera. “Não podia deixar este material se perder. E aliar exposição e comercialização com foco no turista é uma forma de ir além, oferecendo ao visitante a oportunidade de levar como lembrança uma paisagem cultural, além do vinho”, destaca.

O kit fotográfico é composto por um display expositivo e uma embalagem tipo box que permite acondicionar 12 fotografias fine art de paisagens e aspectos sociais e culturais rurais em Bento Gonçalves. Os boxes estarão sendo comercializados a R$ 15,00 cada. Também está previsto a doação de 100 kits para a Secretaria da Cultura para distribuição em escolas, Biblioteca Pública e entidades. O objetivo é democratizar o acesso, fruição e contato com a fotografia enquanto arte, permitindo aos professores explorar a obra como ferramenta no processo de aprendizagem em sala de aula.

Já o Workshop de Fotografia de Natureza, aberto a comunidade, estará transmitindo conhecimentos teóricos e práticos para produção deste tipo de fotografia no Vale dos Vinhedos. Para participar basta possuir uma câmera fotográfica digital ou analógica. Com uma duração média de cinco horas, o workshop estará oferecendo 15 vagas que poderão ser preenchidas mediante inscrição gratuita durante o período da exposição.

A Aprovale apresentou o projeto, para avaliação de apoio à Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, a fim de contribuir para a produção e oferta de materiais que promovam as paisagens e o registro fotográfico de aspectos sociais e culturais dos roteiros rurais do município para além de suas fronteiras. “O projeto contribuirá para promover não só o Vale dos Vinhedos como também os demais roteiros turísticos da cidade”, explica o presidente da Aprovale, Rogério Carlos Valduga.

O Projeto Cultural Janelas de Olhar compõe-se de quatro boxes de fotografias representando as quatro estações do ano. Entretanto, como o edital FMC 01/2010 estabelece um teto de R$ 12 mil para adequação, neste primeiro momento estão sendo publicados dois kits fotográficos. Após avaliação, o projeto será reapresentado enfocando o inverno e a primavera, a fim de concluir a ação na íntegra.

Quem é Wagner Meneguzzi?

Residente de Bento Gonçalves, o fotógrafo Wagner Meneguzzi trabalha profissionalmente com fotografia desde 1992. Profissional autodidata, ele utiliza a fotografia como ferramenta de educação e meio de expressão pessoal. Acumula cinco prêmios regionais de fotografia e já realizou mais de 15 exposições fotográficas com trabalhos próprios.

Sempre ligado a questões referentes à preservação da memória da cultura italiana e seu patrimônio histórico material e imaterial nas suas diversas manifestações, também pesquisa e coleciona negativos de vidro, fotografias e câmeras antigas do século XIX pertencentes à fotógrafos de renome da região.

Meneguzzi tem imagens publicadas em livros como Vale dos Vinhedos – História, Vinho e Vida de autoria de Maria S. Dalcin e Este Chão é Bento, recém lançado pela Prefeitura Municipal.

Por

Comentários