clicRBS
Nova busca - outros
13 jul22:00

Seminário debateu a segurança pública na região

Especialistas no assunto e autoridades debateram a segurança pública da região da Serra na tarde de sexta-feira, 8, em Carlos Barbosa. O município sediou o 1º Seminário de Segurança Pública da Serra Gaúcha, que aconteceu no auditório do Centro Municipal de Saúde. O evento contou com a presença de painelistas como o prefeito Fernando Xavier da Silva, o presidente da Câmara, Todson Marcelo Andrade, além de vereadores, membros da Polícia Civil e Brigada Militar e outros profissionais e autoridades de Carlos Barbosa e região, além de estudantes de Direito.

O dirigente de Relações Institucionais Rodrigo Stradiotti deu as boas-vindas ao público, lembrando da importância dos assuntos debatidos na tarde. “Isso só engrandece Carlos Barbosa, a região, o Rio Grande do Sul e, principalmente, a sociedade”.

O presidente da Câmara, Todson, elogiou a iniciativa de realização do seminário, especialmente por estar acontecendo em Carlos Barbosa. Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – Amesne, prefeito de Veranópolis, Waldemar de Carli, também elogiou a iniciativa. “Sem dúvida esses seminários são importantes para inserir o município e a comunidade nesse debate tão importante sobre a segurança”, comentou.

O prefeito Xavier encerrou os pronunciamentos, falando especialmente sobre os problemas encontrados para uma segurança pública efetiva, que não apenas transfira de uma para outra cidade os apenados, montando verdadeiras escolas de crime nas cadeias. Xavier defendeu a necessidade de uma ressocialização. “O prefeito que fizer isso, no outro dia todas as outras comunidades mandarão pra ele seu ‘lixo social’. Quando fala em emancipar uma comunidade teria que ser lei ter um local para colocar o ‘lixo social’. Que possamos a partir da correção dos desvios diminuir a impunidade das pessoas que praticam crimes. Que esse encontro possa deixar registrado um debate em relação a segurança pública regional”, afirmou Xavier.

Com o tema “União entre Estado e Sociedade na Redução da Violência”, palestraram no seminário André Luís Callegari, Coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, Miguel Tedesco Wedy, Coordenador do Curso de Direito da Unisinos, Daniel Barbosa Fernandes, promotor de Justiça de Carlos Barbosa, e, representando o secretário de Segurança Pública do RS, o Coordenador do Programa Estadual de Segurança com Cidadania (Proesci), da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Sr. Delegado Carlos Santana.

Cada palestrante falou por 50 minutos, abrindo ao final dos painéis o espaço para perguntas e o debate.

Por

Comentários