clicRBS
Nova busca - outros
24 ago16:46

Campanha para doação de medula óssea ocorre nesta quinta

A Secretaria municipal de Saúde de Bento Gonçalves, com o apoio do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS), mobiliza a população para ajudar o menino Eduardo Borges Stringhi, sete anos de idade, natural de Bento. Nesta quinta-feira, 25, será realizada uma campanha para doação voluntária de medula óssea.

Eduardo tem indicação de transplante e necessita de doador compatível. Ele está internado desde 18 de abril deste ano no Hospital da Criança Conceição, em Porto Alegre, com diagnóstico de leucemia.

A campanha, com o cadastramento e coleta de amostra de sangue (3 a 5ml), será realizada das 9h às 12h e das 13h às 17h, no salão nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves (Rua Marechal Deodoro, 70) e busca encontrar doadores de medula compatíveis para a criança, conforme ressalta a enfermeira Lisiane Pinheiro Vaz, responsável pela captação de doadores de sangue em Bento para o HEMOCS, a enfermeira atua na Unidade de Saúde Central (54-3452-1868).

Para doar

Quem quiser ser doador voluntário pode comparecer portando documento de identificação – RG e CPF. Os dados do doador são inseridos em um cadastro nacional, o REDOME – Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Para doar sangue é necessário ser saudável; ter entre 18 e 60 anos, ou a partir de 16 anos, com a presença de responsável. Quem já participou de campanhas anteriores, não precisa doar novamente.

Por

Comentários