clicRBS
Nova busca - outros
25 ago14:37

Campanha para doação de medula óssea mobiliza população

A Secretaria municipal de Saúde de Bento Gonçalves, com o apoio do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), iniciou na manhã desta quinta-feira, 25, no salão nobre da Prefeitura (Rua Marechal Deodoro, 70), a coleta de amostra de sangue (3 a 5ml), para a busca de doadores de medula compatível com a da criança, Eduardo Borges Stringhi, sete anos de idade, de Bento Gonçalves.

Conforme a enfermeira Lisiane Pinheiro Vaz, responsável pela captação de doadores de sangue em Bento para o Hemocs, a coleta teve início às 9h , e já em uma hora foram coletadas mais de 100 amostras. A expectativa é que até o final do dia sejam coletas aproximadamente 500 amostras de sangue. A campanha, com o cadastramento e coleta de amostra de sangue (3 a 5ml), será realizada até as 17h, no salão nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Eduardo tem indicação de transplante de medula óssea e necessita de doador compatível. Ele está internado desde 18 de abril deste ano no Hospital da Criança Conceição, em Porto Alegre, com diagnóstico de leucemia.

Para doar

Quem quiser ser doador voluntário pode comparecer portando documento de identificação – RG e CPF. Os dados do doador são inseridos em um cadastro nacional, o REDOME – Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Para doar sangue é necessário ser saudável; ter entre 18 e 60 anos, ou a partir de 16 anos, com a presença de responsável. Quem já participou de campanhas anteriores, não precisa doar novamente.


Coleta de sangue para doação voluntária de medula óssea

25 de agosto de 2011 – quinta-feira

9h às 12h e 13h às 17h

Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves (Rua Marechal Deodoro, 70)

O que levar: Documento de identificação (RG e CPF)

Idade: 18 a 60 anos (ou a partir de 16 anos, com a presença de um responsável)


Por

2 Comentários »

  • Altanir Machado Dutra disse:

    Boa tarde Srs.(as), acho louvável este trabalho feito por todos vocês, pois sei que é de estrema importância, principalmente para quem está precisando, por isso me coloco a disposição para ser um doador, só porém moro em Sapucaia do Sul e solicito quando puder fazer parte deste cadastro para também ser um Doador voluntário, peço o favor de entrarem em contato comigo através de meu e-mail, pois sei que nada em nossa vida acontece por um acaso, também sei que é melhor ajudar do que ser ajudado, e ficaria muito feliz se assim Deus entender de um dia poder ajudar alguém necessitado!!!

  • Patricia disse:

    eu axo maravilhoso quem tem esse ato de ser doador, semnpre quiz me candidatar, mas sempre tive problemas para isso, pois para me cadastrar tenho de fazer 50 km, axo ridiculo os municipiis não darem importancia para isso, pois quando procuramos um posto de atendimento municipal mostrando nosso interesse para sermos doadores os mesmos dizem aqui não temos.

Comentários