clicRBS
Nova busca - outros
27 set11:56

Deficientes visuais pedalam no Vale dos Vinhedos


Sentindo o Vale dos Vinhedos sobre duas rodas. Esta foi a experiência de quatro deficientes visuais que participaram do Passeio Ciclístico da Primavera na manhã deste domingo, 25. Conduzidos por guias em bicicletas duplas, eles percorreram os 5.300 metros pedalando. Um exemplo de superação em meio a mais de 200 ciclistas.  Famílias, grupos de amigos, ciclistas profissionais e turistas participaram do passeio que teve novo trajeto e paradas nas vinícolas para degustação de espumante, vinho, suco de uva e queijo.

As bicicletas iam chegando de todos os lados, algumas transportadas por veículos, outras conduzidas pelos próprios ciclistas. Gente de todas as idades e localidades, todas unidas para celebrar a chegada da estação das flores. A deficiente visual Juliana Peixoto conta que anda de bicicleta desde a infância. “Sempre gostei de andar de bicicleta. Primeiro foram com as bicicletas de rodinhas, depois as maiores, desde que conseguisse encostar os pés no chão. Depois, fiquei um tempo sem andar até que lançaram as bicicletas duplas”.


A participação foi viabilizada pela Associação dos Deficientes Visuais de Bento Gonçalves (ADVBG), que possui diversas bicicletas duplas para uso de seus associados. Inclusive, a entidade está retomando o projeto. Uma vez por semana os interessados pedalam no Sest Senat. Para Juliana, a experiência de pedalar no Vale dos Vinhedos foi maravilhosa. “O passeio foi gostoso. A sensação é de liberdade. Mesmo que eu não veja a paisagem o guia ia descrevendo durante o passeio. O lugar é lindo. Sentir o vento no rosto, o cheiro das flores, da grama cortada, é ótimo”, relata.

Esta é a terceira edição do evento e a maior de todas. O objetivo do Hotel Villa Michelon, promotor do evento, e da Escola Infoserv e Jamar Cia do Esporte, parceiros no projeto, é continuar apostando na prática do esporte como incentivo a saúde física e mental, ao bem-estar, as novas amizades e a confraternização. “O Passeio Ciclístico da Primavera já está no calendário de eventos do Vale dos Vinhedos. Vamos continuar inovando, lançando novos trajetos e atrações, mas sempre evidenciando o esporte como uma atividade saudável que pode estar aliada ao enoturismo”, destaca Moysés Michelon, diretor do Hotel Villa Michelon.

Com um trajeto de subidas e descidas, os ciclistas foram descobrindo o Vale a cada pedalada. Conforme iam avançando o percurso, um novo cenário, uma nova surpresa. Pausa para algumas fotos e de volta à bicicleta logo a primeira atração. Parada para degustar espumantes Vallontano, suco de uva Torcello e queijos Valbrenta. Um quilômetro adiante e nova parada. Agora na Almaúnica o vinho Merlot foi o anfitrião. De corpo e alma revigorados, todos percorreram o último trecho, sempre acompanhados por uma ampla estrutura de segurança, até chegar ao Villa Michelon. Lá, foram recebidos com Sucos Suvalan e biscoitos Isabela.

Cada participante também recebeu uma garrafinha de água personalizada. Ronaldo Casagrande e Raquel de Oliveira foram os ganhadores das diárias do Hotel Villa Michelon, sorteadas entre os ciclistas. Fernando Marcolin ficou com a bicicleta oferecida pela Jamar Cia do Esporte.

O sol deu seu show, conferindo a todos um autêntico dia de primavera. Em plena transformação, os vinhedos, que recém estão saindo de seu estado de dormência, já começam a brotar e o verde ganha múltiplas nuances. O passeio foi realizado na Estrada do Vinho, no Vale dos Vinhedos, com largada em frente a sede da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), apoiadora do evento.


Por

Comentários