17 out13:59

24 escolas confirmam participação no Projeto “Árvores Encantadas”, do Natal Bento

As escolas de Bento Gonçalves já estão vivendo o espírito natalino. Superando a expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG) e da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto “Árvores Encantadas”, uma das ações do Natal Bento 2011, terá a participação de estudantes de 24 escolas da rede pública e privada, superando em 50% o número registrado no ano passado que foi de 16 estabelecimentos estudantis. O próximo passo é confeccionar os enfeites que irão decorar as árvores que serão instaladas na escadaria da rua Marechal Floriano.

A estrutura das árvores segue o mesmo padrão utilizado no ano passado e começa a ser entregue nas escolas ainda nesta semana, a fim de que os alunos possam identificar a decoração que será confeccionada e, a partir disso, dar início aos trabalhos de criação. A proposta é trabalhar com artigos recicláveis e que tenham durabilidade, já que permanecerão expostos ao clima até o dia 6 de janeiro. A montagem das árvores está programada para acontecer no dia 17 de novembro na escadaria da rua Marechal Floriano, onde as árvores serão instaladas, a fim de fazer parte do cenário das apresentações que acontecerão no local. Com isso, no dia 18 de novembro, quando inicia a programação do Natal Bento 2011, a atividade já estará concluída.

O processo de sensibilização das escolas ocorreu em três diferentes frentes. Para atrair a participação das escolas municipais o projeto foi apresentado em uma reunião de diretores. Já as escolas estaduais foram envolvidas através da 16ª Coordenadoria Regional de Educação e as escolas particulares foi feito um trabalho de comunicação direta. A ação conta com o apoio da designer Renata Medeiros, professora da Universidade de Caxias do Sul, que desenvolveu a identidade visual do Natal Bento. A marca Natal Bento será sempre acompanhada por uma estrela criada especialmente para a cidade, de modo a padronizar a decoração, evitando que a cada ano os trabalhos sejam iniciados do zero. A intenção é que a cada Natal o material do ano anterior seja aproveitado com o incremento de novas peças.

Em busca de apoio

A execução de todas as ações previstas para o Natal Bento 2011 depende do apoio de empresas e entidades. O Comitê Executivo do Natal Bento 2011 trabalha na captação de patrocinadores diretos e via Lei Rouanet, que permite a Pessoas Físicas e Jurídicas optantes pelo lucro real destinar 100% do Imposto de Renda (IR) por elas devido para o projeto. Com isso, as empresas garantem investimentos na própria comunidade, fazendo com que seus recursos oriundos de impostos federais possam contribuir com projetos locais. O projeto foi aprovado no PRONAC com valor autorizado para captação de R$ 275 mil. Interessados devem entrar em contato com a CDL/BG através do telefone (54) 3455.0555. O Comitê Executivo do Natal Bento 2011 é coordenado pela CDL/BG e pela Secretaria de Turismo.

ESCOLAS PARTICIPANTES

1 – Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Vicente da Rosa

2 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Lóris Antônio Pasquali Reali

3 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Frare

4 – Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles

5 – Escola Estadual de Ensino Fundamental Luiz Fornasier

6 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Ulysses Leonel Degasperi

7 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli

8 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena

9 – Escola Estadual de Ensino Fundamental General Amaro Bittencourt

10 – Escola Municipal Infantil Luz do Amanhã

11 – CEACRI SEST SENAT – Centro Municipal de Atendimento à Criança  e ao Adolescente

12 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Fenavinho

13 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves

14 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Félix Faccenda

15 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ouro Verde

16 – Escola Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição

17 – Colégio Estadual Dona Isabel

18 – Escola Municipal Infantil Jardim Glória

19 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Caminhos do Aprender

20 – CAPS – Centro de Atendimento Psicossocial

21 – Escola de Educação Especial Mundo Alegre (APAE)

22 – Escola Municipal Infantil Recanto dos Beija-Flores

23 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Dorneles

24 – Escola de Educação Infantil Raio de Sol

Por

Comentários