Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Você sabe a diferença entre gosto e sabor?

29 de novembro de 2011 4



Você sabe a diferença entre gosto e sabor?

Na maioria das vezes, os dois conceitos são usados de forma equivocada como sinônimos. Entenda as diferenças!

Pouca gente sabe, mas gosto não é o mesmo que sabor. Gostos existem apenas quatro: doce, salgado, azedo e  amargo , que podem ser identificados pelo sentido do paladar. Já o sabor é uma mistura de sensações mais complexa, pois envolve outros sentidos.

De acordo com Hellen Maluly, professora de Bromatologia e Toxicologia de Alimentos da Faculdade Oswaldo Cruz, a sensação do gosto é identificada pelas papilas gustativas presentes na língua e em seguida é enviada ao cérebro.

Em relação à percepção do sabor, além do sentido do paladar, outros sentidos são necessários. “O sabor é a interação entre gosto e os outros sentidos, principalmente o olfato”, diz Hellen.

A especialista propõe um teste simples para entender as diferenças:

- Pegue uma bala de hortelã
– Tape o nariz
– Coloque a bala na boca e permaneça com o nariz tapado
– Após alguns segundos destape o nariz

Segundo a professora, quando a bala é colocada na boca com o nariz tapado, é possível sentir apenas o gosto doce. Mas quando o nariz é destapado, além do gosto doce, é possível sentir o sabor da bala, neste caso de hortelã, através da interação entre o paladar e o olfato.

Bookmark and Share

Comentários (4)

  • Denise diz: 29 de novembro de 2011

    Aprecio muito as informações aqui registradas, mas gostaria de complementar este artigo tão interessante. Recentemente pesquisadores descobriram que não se fala mais em apenas quatro as sensações do gosto, retirado da frase …. “Gostos existem apenas quatro: doce, salgado, azedo e amargo”, mas sim oficialmente cinco, sendo o quinto o chamado UMAMI. O doce, o amargo e o umami são percebidos por meio de receptores de membrana. Em contrapartida, o salgado e o ácido dependem de canais iônicos especializados de Na+ e H+. Umami é o sabor – único – que certos aminoácidos apresentam, como o glutamato monossódico, tão usado na culinária e conhecido também como realçador de sabor. Fonte: Jorge Faber. In: Avanços na compreensão do paladar. Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial vol.11 no.1 Maringá Jan./Feb. 2006.
    Parabéns pela matéria!
    Denise Moritz
    Professora de Bromatologia do curso de Nutrição – UNISUL/SC.

  • Alexandre Carlos Aguiar diz: 29 de novembro de 2011

    Muito bom esse texto. É o que acontece, exatamente, quando se prova vinhos, onde se usa o nariz e os bochechos para apreciar todo o gosto e todo o sabor da bebida. Apenas ressalto que há um quinto gosto, chamado umami, que é, por exemplo, o produzido por soluções aquosas de glutamato. Em algumas culinárias é usado até para ressaltar o gosto de diversos ingredientes.

Envie seu Comentário