Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Split e o Palácio de Dioclesiano

02 de junho de 2012 0

O imperador Dioclesiano, um  general da Ístria, constrói seu palácio de 30.000m² em Split, ao sul de sua cidade natal Salona, no século IV, para sua aposentadoria e mausoléu. As muralhas que eram junto ao mar desta baía protegida, permanecem intactas, bem como a estrutura abaixo dos aposentos dele.

No conjunto arqueológico, sucessivas ocupações ao longo da história: romana, bizantina, veneziana e austríaca. Hoje é possível circular no intra-muros por ruelas medievais e palácios venezianos. O antigo mausoléu desse imperador, que perseguiu drasticamente os cristãos, virou, por ironia, a catedral da cidade.

O império romano de seu tempo era constituído de 12 regiões, uma delas a Dalmácia, com capital em Salone. Dioclesiano divide pela primeira vez o império administrativamente entre dois imperadores – ficando com o setor Oriental, e o outro com dois generais. Seu sucessor Constantino funda Constantinopla e adere ao cristianismo. Em 395 acontece a divisão de fato em Império Romano do Ocidente, com sede em Roma e do Oriente, com capital em Constatinopla, ficando a Dalmácia como limite do Império do Ocidente.

No século seguinte tem a queda de Roma e início das invasões bárbaras, entre elas as dos eslavos que vieram para ficar.

Bookmark and Share

Envie seu Comentário