Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Ônibus para esterelização gratuita de animais começa a circular em 15 dias

10 de maio de 2010 10

Ônibus já está circulando em CuritibaNovidade nas terras das Araucárias! Leiam e comentem esta notinha…

A Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentaram nesta segunda-feira (10) o ônibus que funcionará como unidade móvel esterilização gratuita de animais domésticos e educação de guarda responsável. A unidade móvel começará a circular em aproximadamente 15 dias por áreas da periferia de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

A apresentação foi no campus do Centro Politécnico, no Jardim das Américas. O ônibus foi equipado pela Prefeitura com duas mesas de cirurgia e materiais cirúrgicos. Na demonstração, professores do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR esterilizaram seis cães abandonados no campus do Politécnico. Os animais serão encaminhados para adoção. Os serviços serão oferecidos gratuitamente à população de baixa renda com posse de animais. As comunidades atendidas serão definidas pela Rede de Defesa e Proteção Animal. O ônibus será usado também em atividades especiais de educação para guarda responsável em escolas e áreas centrais da cidade.

A meta da Rede de Proteção é castrar 60 animais por semana. As castrações serão feitas apenas em animais que tenham donos e sem complicações clínicas que possam interferir na recuperação pós-operatória. Terão prioridade no atendimento famílias cadastradas em outros programas sociais da Prefeitura, como a Compra do Lixo, e as relocadas pela Cohab de áreas de risco e outros.

O professor da UFPR Alexander Biondo destacou que um dos propósitos do ônibus é também desmistificar a esterilização de animais domésticos. “A maioria das pessoas associa a esterilização à mudança de comportamento dos animais, e isso não é verdade. A única coisa que muda é o instinto de reprodução, que para de existir”, disse Biondo.

Uma das exigências para a castração dos animais é a de que eles recebam a identificação eletrônica – microchip (carteira de identidade eletrônica) com os dados do proprietário e do animal. Além disso, as famílias terão obrigatoriamente de participar das atividades de educação para guarda responsável.

Em Curitiba, 31 clínicas conveniadas à Rede de Proteção e Defesa Animal aplicam microchips em animais doméstico pelo custo de R$ 9. Desde novembro de 2009, cerca de 1.500 animais receberam o microchip. No ônibus, o microchip também será gratuito.

Informações: Prefeitura Municipal de Curitiba

Bookmark and Share

Comentários (10)

  • Camila Cardozo de Vasconcellos diz: 10 de maio de 2010

    Fantástico! Excelente iniciativa, como diz o ditado popular: é melhor prevenir do que remediar. Quando teremos algo semelhante no RS?

  • Bruna EU AMO OS ANIMAIS diz: 10 de maio de 2010

    Não tenho palavras para descrever a euforia que fiquei ao ler este post!
    Sem comentários!!!!!!
    Perfeito!
    Maravilhoso!!!
    precisamos de iniciativas assim aqui no nosso Rio Grande pessoal! bóra se mexer!

  • Marco Porto diz: 10 de maio de 2010

    Esta é uma otima ideia , para tentar dar um controlada na bicharada.
    Apartir de quando teremos atitudes destas aqui no sul , mais especifiamente em Porto Alegre.
    Ou já temos ?? E a cumunidades não sabe , por falta de divulgação . Visito diariamente este meio de comunicação ,se tiverem alguma resposta ficsrei sabendo. Ou mandem para meu email. Tenho uma cachorra pitbull american, e gostaria de fazer a esterilização, mas está muito caro.

  • Anderson diz: 10 de maio de 2010

    Camila,
    na verdade algo parecido já está sendo feito. Olhe a segunda noticia desse link:

    http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2880619.xml&template=3916.dwt&edition=14541&section=1006

  • Isi diz: 10 de maio de 2010

    Maravilhoso!!! É desse tipo de iniciativa que deveria de ser adotado em todo o Brasil,tendo boa vontade e união entre poder público e privado.
    Parabéns!!! Para a cidade de Curitiba por estar levando a sério a causa animal e não ficar somente com discursos!

  • Camila Cardozo de Vasconcellos diz: 11 de maio de 2010

    Anderson,

    O link tinha me passado desapercebido, copiei a repotagem e colei abaixo. Assim todos os demais que deixaram passar este detalhe também lerão.

    Obrigada.

    “Esterilização em massa
    Menos pulgas, doenças e sofrimento.

    Um ônibus da Carris será transformado em unidade móvel de castração de cães de rua.

    O veículo, aposentado por tempo de serviço, passará por uma reforma patrocinada pela prefeitura da Capital.

    Dois veterinários concursados estão sendo contratados, e todo o equipamento necessário para as cirurgias será adquirido.

    De acordo com o prefeito José Fortunati, o serviço começa a funcionar em dois meses.”

  • Sara diz: 11 de maio de 2010

    Sou de Portugal e era fantástico se houvesse iniciativas dessas aqui. Parabéns :)

  • sislaine martins diz: 11 de maio de 2010

    essa iniciativa deveria acontecer em todo nosso estado , pois a castração esta muito cara , eu por amar demais a bicharada tenho 5 cadelas 2 cachorros e 2 gatos e gostatia muito de castra-los pois 2 cadelas ja deram cria 5 cada e o que fazer com tantos filhotes ? a castração é uma otima ideia mas é muito cara , vamos la governo do estado do rs , castração gratuita no estado em geral !!!

  • Gioavana diz: 11 de maio de 2010

    Adorei a iniciativa!!

    Tomara que inicie logo em porto alegre!!!

  • Giovana diz: 12 de maio de 2010

    Ah, pra quem não conhece tem esse projeto de castração a baixo custo em porto alegre.
    Castrações a partir de 60,00 p/ cães e 40,00 paga gatos, realizadas em 2 domingos por mês.
    O site é http://www.pcad.com.br/
    email para informações projetocastracao@yahoo.com.br
    Já levei muitos bichinhos lá, vale muito a pena!

Envie seu Comentário