Gramado tem um dos maiores e mais completos centros do Rio Grande do Sul para abrigo de animais carentes. O Instituto Sierra é um espaço mantido por uma empresa da região, que cuida de gatos e cachorros abandonados e os encaminha para adoção. O local possui canil, gatil, salas de consulta, exames e cirurgia.
É uma grande estrutura montada com muito amor e carinho para que os bichinhos abandonados e maltratados possam se recuperar física e psicologicamente de traumas que viveram na rua. O instituto oferece a esses animais uma nova chance na vida e a oportunidade de conseguir um bom lar para serem felizes.
Instituição não recebe doação de terceiros
A empresária Marisa Tissot, fundadora do local, faz questão de acompanhar todo o processo de perto, para que os animais tenham sempre um tratamento adequado e qualidade de vida.
Marisa não aceita doações de dinheiro ou de alimentos, nem resgata qualquer bichinho na rua. Mesmo tendo uma grande área – comporta cerca de 500 animais – , ela nunca lotou o local. Ela salienta:
“Tenho um limite e não sou depósito de animais. Não aceito ração nem dinheiro. Amo os bichos e faço tudo nas minhas condições. Não quero nem tenho a obrigação de fazer o trabalho que deveria ser realizado pela prefeitura.”
O instituto já ajudou 1,2 mil animais desde a sua inauguração, há quatro anos. Os resgatados passam por uma averiguação veterinária, fazem o tratamento necessário e, somente depois de serem castrados, vacinados e chipados, estão prontos para a adoção.
“Também ajudamos os bichinhos de pessoas com extrema necessidade. O instituto dá vacinas, castração e auxílio veterinário gratuito para alguns animais domésticos, quando se confirma que o dono não tem condições de pagar os cuidados com seu animalzinho.” acrescenta Marisa.
Uma verdadeira mãe
Fundadora e mantenedora do Instituto Sierra, a empresária Marisa Tissot também administra as lojas e a fábrica Sierra Móveis, na Serra. Casada com o também empresário Luiz André Tissot, é mãe de dois filhos, Gustavo, 17 anos, e Arthur, 11 anos, e divide com a família a paixão pelos animais.
“Meu marido é o maior apoiador. Nem poderia ser diferente. Eu não me apaixonaria por alguém que não gostasse de bichos. É pré-requisito (risos)! Todos são cachorreiros lá em casa, diz a empresária.”
Paixão esta que Marisa, garante, cultiva desde a infância.
“Costumo dizer que o meu destino e os dos animais foram traçados na maternidade. Quando eu nasci, cheguei em casa e já tinha um cachorro me esperando, revela.”
Natural de Blumenau, em Santa Catarina, hoje ela mora em Gramado, onde tem 15 animais, entre gatos e cachorros, fora o que ela chama de ‘agregados que aparecem eventualmente’. Mas destaca que amor aos animais também é desapego, por isso, resiste ao desejo e ao impulso de levar para casa os bichinhos que chegam ao instituto, por mais fofinhos e carentes que sejam.
“Tem que ter a consciência do desapego, de saber que o animal quer uma família, quer amor, quer cuidado. E eles não são meus, eu sou apenas uma casa de passagem. Quem vai fazer esse papel é a família para quem eu vou entregá-los, completa.”
Que maravilha, o sonho de todo cachorreiro é ter um abrigo assim. Essa moça tem até agora 1200 amigos verdadeiros. Muito lindo parabèns.
Ana: Fiquei muito feliz com a matéria! Ela é o reflexo da realidade e representa muito bem a atenção que os bichanos recebem lá no ISERRA! Parabéns! Parabéns!
Parabéns pelo trabalho. Um exemplo a ser seguido.
http://www.bichosdocampus.ufrgs.br
Uma bela iniciativa. Gostaria que esta família servisse de exemplo a outros empresários que poderiam salvar muitos animais abandonados e não fazem nada.
Que exemplo de mulher, e de grande familia. parabéns por tuque que é e faz. você realmente é uma mulher linda e iluminada, que deus proteja toda a sua familia e demais que o ajudam.
Parabéns a Marisa por esta iniciativa. Foi desde cedo apegada aos animais , me lembro dela em Blumenau em sua adolescência , entre cães e alguns hamsters que criava em casa.
se existe Deus ou anjos tu deve ser uma Deusa ou o mais formoso anjo que caiu na terra. Nao podes imaginar o bem que fazes a humanidade com seu exemplo.Esta foto beijando um caozinho abandonado e o maximo, uma mulher linda e empresaria que poderia estar apenas peregrinando em viagens, festas, academias, institutos ou lojas se preocupa com caes abandonados, dando carinho e dignidade a estes seres vivios que outros insistem edizer que sao apenas seres irracionais e foram criados por Deus apenas para servir o homem.Tenho uma duvida , se sua beleza e maior no exterior ou no interior, pois deve ter um coraçao de ouro. Eu cuido de 40 caes e 10 gatos no meu sitio, cuido porque gosto, nao recebo ajuda de ninguem.Eu costumo dizer que quando umcachorro cai no meu sitio nunca mais sai pois eu me apego demais a eles.Por favor pessoal, vamos deixar de jogar dinheiro fora ajudando politicos, futebol, igrejas, religioes, vamos nos concentrar em quem realmente precisa, animais, crianças abandonadas, excepcionais e velhos.O resto que vao trabalhar. sigam o exemplo desta mulher, desta grande mulher que eu beijaria seus pes.
lindo demais