Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Animais também necessitam de cuidado especial na terceira idade. Confira as dicas!

23 de julho de 2014 0
Foto Divulgação

Foto Divulgação


Vivendo com seu animalzinho todos os dias, talvez você não perceba a idade chegando. Mas é preciso estar atento aos sinais que o companheiro de quatro patas começa a dar ao ficar mais velhinho. Pode ser que ele fique menos ativo, ou que não enxergue nem ouça tão bem.

Por isso, vai precisar de ajuda e companhia neste momento. É importante ter paciência e carinho. Seu amigo peludo merece uma atenção especial. Confira as dicas da médica veterinária Aletiane Steffen Vieira e ajude a melhorar a qualidade de vida do animal idoso.

Como saber que a velhice chegou
Cães e gatos vivem, normalmente, de 12 a 15 anos, sendo que o ciclo de vida pode variar de acordo com fatores genéticos, nutricionais e ambientais. Cães de raças menores vivem mais do que os de raças maiores. Animais de raças misturadas (vira-latas) vivem mais do que os de raças puras. Todos esses fatores ajudam a determinar o tempo de vida do animalzinho.

Os cães de raças grandes ou gigantes são considerados idosos com apenas cinco anos de vida, já os de raças médias e pequenas, e os gatos, com sete anos. Geralmente, bichinhos idosos apresentam desgaste e amarelamento dos dentes ou tártaro. Os olhos podem ficar opacos e desenvolver catarata.

Outra característica são os pelos brancos ao redor do focinho e a perda da elasticidade da pele. Além disso, o corpo sofre alterações físicas e comportamentais. Eles ficam mais lentos, e os seus sentidos – olfato, paladar, visão e audição – acabam sofrendo alterações.

Alimentação
Animais idosos requerem cuidados alimentares especiais e a dieta deve ser equilibrada. Os velhinhos gastam menos energia, devido à redução das atividades físicas. Devem consumir menos calorias, evitando a obesidade, que pode desencadear algumas patologias como problemas cardíacos. O ideal é usar uma ração específica para animais idosos e, se necessário, fazer uso de rações terapêuticas prescritas pelo veterinário.

Cuidados básicos
* Leve seu bichinho periodicamente ao veterinário para fazer exames. É importante diagnosticar precocemente problemas que podem surgir com o tempo.

* Ofereça uma alimentação de qualidade durante todas as fases da vida. Se mantiver uma nutrição saudável enquanto o animal ainda for jovem, terá bons resultados quando ele chegar à velhice.

* Tenha cuidado ao dar banho no animal idoso, pois a maioria deles possui problemas ou dores articulares.

* Mantenha sempre a vacinação e desverminação em dia.

* Cuide para que fiquem abrigados de chuva e frio.

* Mantenha a caminha ou casinha em um local de fácil acesso e sem obstáculos.

* Evite o acesso dos animais a escadas ou piscina.

* Procure não trocar de lugar os móveis da casa. Com a idade avançada, os animais ficam mais desorientados.

* Estimule sempre seu animalzinho a dar pequenas caminhadas.

* Carinho, paciência e atenção nunca são demais neste momento da vida dos animais.

Bookmark and Share

Cachorrinha levada em assalto em Viamão voltou para casa

22 de julho de 2014 2
A cadelinha carol reconheceu Rosana e a filha Sabrina quando voltou para casa (Foto Reprodução/Facebook)

A cadelinha Carol reconheceu Rosana e a filha Sabrina quando voltou para casa (Foto Reprodução/Facebook)


Cristiane Bazilio

cristiane.bazilio@diariogaucho.com.br

Depois de dez dias desaparecida, a cadelinha Carol, levada junto com o carro da sua dona, a bióloga Rosana Senna, durante um assalto em Viamão, finalmente voltou pra casa.

Ela foi encontrada por uma jovem na noite de segunda-feira, abandonada no cruzamento das avenidas João Pessoa e Venâncio Aires, em Porto Alegre. A menina reconheceu o animal pelas fotos publicadas por Rosana no facebook e entrou em contato com ela pela rede social.

- Fui imediatamente resgatar a Carol. Precisava ver a felicidade dela quando me viu! Até o olhar abatido mudou. Estou transbordando de felicidade! – comemora Rosana.

Ladrão levou tudo

O drama de Carol começou no sábado quando Rosana buscava a cadela de uma consulta veterinária, no bairro Santa Isabel, em Viamão. Abordada pelo assaltante enquanto acomodava Carol no porta-malas, Rosana tentou reagir e foi agredida pelo ladrão. Ele levou o carro com o bichinho dentro. Em casa, Rosana reuniu fotos de Carol e divulgou na internet, lançando uma campanha por notícias do seu bichinho de estimação.

- Acho que o cara levou ela pra casa, mas se apavorou com a repercussão nas redes sociais e na imprensa, e acabou largando em um lugar que ele sabia que ela seria encontrada – acredita Rosana.

Final feliz

Segundo ela, a cadelinha, que está prenhe, passa bem. Do susto, restaram apenas alguns carrapatos. Do carro roubado, um Sandero vermelho, placas ITW-7497, de Porto Alegre, ela não tem notícias. Mas o bem mais valioso da bióloga foi recuperado.

- O carro não me preocupa, tem, seguro total. Mas a Carol, o seguro dela sou eu – completa.

 

 

Bookmark and Share

Filhote lindinho aguarda um lar em Porto Alegre

22 de julho de 2014 0
Fotos Arquivo Pessoal

Fotos Arquivo Pessoal

 

Esse filhotinho foi covardemente abandonado na rua. Graças à Deus, uma pessoa de bom coração o resgatou, para que não morresse na rua como tantos outros bichinhos abandonados.

É um cachorrinho de aproximadamente seis meses, muito meigo, querido e obediente. Terá porte p/m. Já está desverminado e terá castração garantida e obrigatória, à baixo custo. Está no Bairro Humaitá, em Porto Alegre, e será entregue na casa do adotante.

Pode dar um lar feliz pra esse fofinho?

Entre em contato com a Dani pelos telefones (51) 8508-3159 e 9212-0756 ou pelo e-mail aziza.witch@hotmail.com

Filhote_adoção 2

 

Bookmark and Share

Cadelinha aguarda uma família em Viamão

22 de julho de 2014 0
Fotos Arquivo Pessoal

Fotos Arquivo Pessoal

 

Essa cadelinha tem aproximadamente oito meses, porte médio e já está castrada. É muito mansa, querida e se dá bem com gatos e com outros cães. Está numa casa de passagem, em Viamão, e será entregue na casa do adotante.

Pode adotar essa lindinha?
Entre em contato com a Ana pelo telefone (51) 9145-9683.

Cachorra_adoção 2

 

 

Bookmark and Share

Cão idoso usando roupinha preta sumiu de casa no Centro de Esteio

22 de julho de 2014 0
Fotos Arquivo Pessoal

Fotos Arquivo Pessoal


Esse cachorrinho sumiu de casa, dia 14 de julho, da Rua Machado Lopes, no Centro de Esteio. Atende pelo nome de Pingo e tem aproximadamente 15 anos. Quando sumiu usava uma roupinha de soft preta com detalhes de patinha branca.

O cãozinho tem uma cicatriz numa das patinhas da frente. Ele já saiu outras vezes de casa, mas sempre voltava. Dessa vez, infelizmente, ele fugiu e não voltou mais.

Tem alguma informação sobre o paradeiro desse peludinho?
Entre em contato com a Louise pelo telefone (51) 9715-9808.

Pingo usava essa roupinha quando sumiu de casa

Pingo usava essa roupinha quando sumiu


Bookmark and Share

Pequena é muito simpática e aguarda uma família em Novo Hamburgo

21 de julho de 2014 0
Foto Arquivo Pessoal

Foto Arquivo Pessoal


Essa doçura atende pelo nome de Pequena e se entrega totalmente a um colinho. É uma cachorra muito simpática com todos e uma ótima companhia para crianças. É extremamente brincalhona e carinhosa. Tem aproximadamente dois anos, está castrada e vacinada.

Pequena está num lar temporário, em Novo Hamburgo, mas será entregue na casa do adotante, mesmo em outras cidades da região.

Quer adotar essa amada?

Entre em contato com a Andreia pelo e-mail adoteumcaoderua@gmail.com

Bookmark and Share

Cadelinha fofa para adoção em Porto Alegre

21 de julho de 2014 0

Filhotinha_adoção 1

Essa pequena amada de pelinho arame e rabinho curto precisa de uma família. Tem aproximadamente três meses e será de porte médio ou menor. É uma cachorrinha muito carinhosa e adora fazer “festinha” balançando o seu rabinho curto! Terá castração garantida a baixo custo. Está em Porto Alegre e pode ser entregue na casa do adotante.

Quer adotar essa lindinha?

Entre em contato com a Carla pelo e-mail carlakr@terra.com.br

Filhotinha_adoção 2

 

Bookmark and Share

Mamãe e filhotes foram abandonados em bueiro no Bairro Santo Inácio em Esteio

21 de julho de 2014 1
Fotos Arquivo Pessoal

Fotos Arquivo Pessoal


Essa cadelinha foi abandonada prenha, quase em trabalho de parto, dentro de um bueiro. A Meriane encontrou a peludinha e não teve coragem de deixá-la na rua. Resgatou a pequena e cuidou dela e dos seis filhotes que nasceram. Conseguiu doar quatro cachorrinhos, mas ainda restam dois e a mamãe.

Os maninhos são machos, têm quase três meses de idade e já estão desverminados. Terão porte médio. A mãe dos pequenos tem porte médio, é bastante calma e carinhosa. Se dá bem com outros animais. Todos estão no Bairro Santo Inácio, em Esteio, e serão entregues na casa do adotante.

Quer adotar um desses lindinhos?

Entre em contato com a Meriane pelo telefone 86178657

Cadelinha e filhotes adoção 2

Bookmark and Share

Cadelinha usando coleira de couro preta foi encontrada em Alvorada

20 de julho de 2014 0

 

Fotos Arquivo Pessoal

Fotos Arquivo Pessoal


Essa cachorrinha foi encontrada vagando na rua, num dia de muita chuva, na Estrada Frederico Dihl, quase no cruzamento com a Estrada Caminho do Meio, em Alvorada. Usava uma coleira preta de couro com spikes (rebite). A cadelinha estava muito magra e assustada, mas é muito mansinha.

Conhece o dono dessa pequena?

Entre em contato pelo telefone (51) 3483-6613

Cachorra_encontrada 2

Bookmark and Share

Gatinho lindo procura um lar especial em Viamão

20 de julho de 2014 0

Caju_adoção 1

Caju é um gatinho jovem e fofo. Sabe usar a caixa de areia, é bem comportado e educado. Aceita bem outros gatinhos e ronrona o tempo todo. Está castrado e vacinado. O peludinho está num lar temporário, em Viamão, e será entregue na casa do adotante.

Quer adotar o Caju?

Entre em contato com Maria Eugenia pelo telefone (51) 9828-5807 ou pelo e-mail sosbichinhos.mariaeugenia@gmail.com

 

Caju_adoção 2

Bookmark and Share

Poodle idoso sumiu do pátio de casa em Sapucaia do Sul - ENCONTRADO!

19 de julho de 2014 0

Puff_perdido

Esse peludinho está desaparecido, desde o dia 17 de julho, da Rua Germano Hauschild, no Bairro Camboim, em Sapucaia do Sul. É um cachorrinho poodle, atende pelo nome de Puff e tem aproximadamente 12 anos.

Puff usava uma bandana preta e branca quando sumiu. Não sabem como o cão sumiu, porque o pátio é gradeado e os portões ficam trancados.

Tem informações sobre o paradeiro desse pequeno?
Entre em contato pelo telefone (51) 9100-5085

 

Bookmark and Share

Cadelinha resgatada da rua precisa de um novo lar. Adote!

19 de julho de 2014 0

Fotos Arquivo Pessoal

Fotos Arquivo Pessoal

Belinha foi encontrada na rua muito magra e maltratada. Agora, já está gordinha e bastante saudável. Foi castrada, desverminada e despulgada. Só precisa de uma família que lhe dê muito amor e carinho.

A cachorrinha tem aproximadamente sete anos, é carinhosa, brincalhona e obediente. Faz as necessidades na rua e não late. Já está acostumada a ficar sozinha. É uma cachorrinha perfeita para companhia. Está num lar temporário, em Porto Alegre, mas precisa urgente de um lar definitivo.

Quer adotar esse peludinha?
Entre em contato com a Maitê pelo telefone (51) 9244-1448 ou pelo e-mail maiamf@gmail.com

Belinha_adoção 2

 

Bookmark and Share

Ladrão leva cadelinha grávida durante assalto em Viamão - ENCONTRADA!

18 de julho de 2014 2

cachorra carol
A bióloga Rosana Senna passou a última semana aflita. Não bastasse o trauma de ter o carro roubado, sendo agredida a coronhadas, ainda viu, impotente, o assaltante levar a sua cachorrinha, Carol, que está prenha e naquele momento estava no banco traseiro do Sandero Stepway vermelho, roubado na Rua Doutor Nilo, Bairro Santa Isabel, em Viamão.

- Tudo o que eu queria, e até corri riscos por isso, era que o ladrão deixasse eu tirar a cachorrinha de dentro do carro. Ele não deu bola. O problema é que ela precisa de cuidados. É uma vira-latinhas está com filhotinhos na barriga – conta a bióloga da Fundação Zoobotânica.

Por volta das 15h30min de sábado passado, Rosana saía de uma clínica veterinária com a Carol. Já havia ajeitado a cachorrinha no banco traseiro e, quando abriu a porta do carro para entrar, foi calçada pelo bandido armado. Alheio ao movimento intenso na rua naquela momento, o assaltante exigia que ela entregasse a chave.

- Não pensei na hora, tentei segurar a chave e gritei que precisava pegar a cachorrinha – diz Rosana.

Ela ainda tentou correr para pedir socorro, mas foi alcançada pelo criminoso e agredida antes que ele tomasse chave do carro e fugisse levando a Carol.

- Estou em uma mobilização nas redes sociais para recuperar a Carol. É fácil identificar ela, está com os pelos raspados na barriga por causa da ecografia que tinha feito um pouco antes do roubo – reforça.

Ajude a encontrar
* Se você encontrar a cachorrinha Carol, ligue 99595262.
* Carro roubado: Sandero Stepway vermelho, placas ITW-7497.

Bookmark and Share

Cãozinho de porte pequeno para adoção em Esteio

18 de julho de 2014 0
Fotos Arquivo Pessoal

Fotos Arquivo Pessoal


Esse cachorrinho foi encontrado atropelado pertinho da praça Coração de Maria, em Esteio. Foi resgatado e tratado. Como não acharam o dono desse pequeno, ele está para adoção.

É um cãozinho mestiço de pinscher, tem porte pequeno (pesa 4kg) e aproximadamente um ano. Foi apelidado de Caramelo, é muito dócil e se dá bem com outros animais. Está num lar temporário, em Esteio, mas precisa de um lar definitivo, com urgência, pra não voltar para as ruas. Será entregue castrado na casa do adotante.

Quer adotar esse fofinho?
Entre em contato com a Dalen pelo telefone (51) 9256-9236

 

Cãozinho_adoção esteio 1

Cãozinho_adoção esteio 3

Bookmark and Share

Cadelinha usando lenço rosa está perdida no Bairro Jardim Europa em Porto Alegre

18 de julho de 2014 0

Malu_perdida 1

Essa peludinha sumiu dia 16 de julho, nas redondezas do Parque Germânia, no Bairro Jardim Europa, em Porto Alegre. Atende pelo nome de Malu, é castrada e tem um ano e meio.

A cadelinha foi passear com a dona no cachorródromo do parque e, na volta para casa, a coleira arrebentou e ela saiu correndo. Infelizmente, a dona não conseguiu alcançá-la. Malu usava um lenço rosa no pescoço quando desapareceu.

Viu essa cachorrinha?
Entre em contato com a Danielle pelos telefones (51) 9963-6435 ou 3207-9368

Malu_perdida 2

Bookmark and Share

Cachorra usando coleira e placa de identificação sumiu no Bairro Partenon em Porto Alegre

18 de julho de 2014 0

Puma_perdida 1
Essa cadelinha desapareceu de casa, dia 15 de julho, da Rua Padre Caldas, no Bairro Partenon, em Porto Alegre. Ela se assustou com fogos de artifício e saiu correndo.

Atende pelo nome de Puma, é castrada e tem cinco anos. Usava uma coleira de metal com uma plaquinha com seu nome e o telefone da dona. Foi vista, pela última vez, na Rua Guilherme Alves, quase esquina com a Avenida Ipiranga. A família está desesperada sem notícias da peludinha.

Ajude a Puma a voltar para casa!

Se tiver alguma informação entre em contato com a Luiza pelo telefone (51) 9361-5817

Puma_perdida 2

 

Bookmark and Share

Cachorra linguicinha procura um novo lar em Porto Alegre. Adote!

17 de julho de 2014 0

Lua_adoção 1

 

Lua é uma linguicinha linda de dois anos que foi resgatada prenha e ganhou seis filhotes fofinhos. A cachorrinha já está castrada e vermifugada. É muito dócil e carinhosa. Será doada para uma pessoa que ame essa raça e que tenha condições de cuidá-la com muito amor e carinho.

Será doada para uma família que more em casa, pois está acostumada com pátio. Está em Porto Alegre e será entregue na casa do adotante.

Quer dar um lar para essa fofura?
Entre em contato com a Cintia pelo telefone (51) 9166-5275 ou para o -mail cintia.rockenbach@uol.com.br

 

Lua_adoção 2

 

Lua_adoção 3

Bookmark and Share

Cadelinha chow chow foi encontrada no Bairro Jardim Leopoldina em Porto Alegre

17 de julho de 2014 1

Cachorra chow chow encontrada 1

 

Essa cachorrinha foi encontrada, dia 14 de julho, na Rua Carlos Estevão, Bairro Jardim Leopoldina, em Porto Alegre. É uma peludinha da raça chow chow, aparenta ser jovem e tem o pelo e os dentes bem cuidados.

Usava coleira quando foi encontrada. A cadelinha é muito dócil e está bastante triste, com saudades da família. Não quer se alimentar. Se o dono da cachorrinha não aparecer, ela será doada.

Conhece a família dessa lindinha?

Entre em contato pelos telefones (51) 84131213 ou 8146-9633

 

Cachorra chow chow encontrada 2

Bookmark and Share

Cão usando coleira marrom está perdido no Bairro Partenon em Porto Alegre

17 de julho de 2014 1
Fotos Arquivo Pessoal

Fotos Arquivo Pessoal

 

Oddie desapareceu de casa, na madrugada do dia 13 de julho, da Rua Humberto de Campos, na divisa dos Bairros Santo Antônio e Partenon, em Porto Alegre. É um cãozinho vira-lata de cinco anos, pesa aproximadamente 40kg, tem porte de labrador, focinho preto e pelo marrom com o peito branco.

Quando sumiu, usava uma coleira de couro marrom. Oddie é muito amigável e dócil. Todos da família estão muito tristes com seu desaparecimento.

Viu esse peludo?
Entre em contato com a Irenita pelos telefones (51) 9912-1260 ou 3377-2221

 

Odie_perdido 2

 

Odie_perdido 3

Bookmark and Share

Pretinha é muito fofa e aguarda uma família em Canoas

16 de julho de 2014 0

Pretinha_adoção 4

Pretinha foi resgatada, dia 30 de maio, da Rua Caí, em Cachoeirinha. É uma cachorrinha querida, amorosa e carente ao extremo. Tem porte pequeno (máximo 9kg) e pelos longos. É muito lindinha! Foi castrada, vacina e desverminada. Passou por uma cirurgia para fechar um olho vazado.

Agora, essa pequena precisa ganhar um lar quentinho e uma família que lhe dê muito amor e carinho. Pretinha se dá muito bem com outros animais. Está numa casa de passagem em Canoas, e será entregue na casa do adotante.

Quer adotar essa fofura?

Entre em contato com a Tais pelo telefone (51) 8155-6765 ou pelo e-mail engagostini@yahoo.com.br

 

Pretinha_adoção 2

 

Pretinha_adoção 3

Bookmark and Share