Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

De bike no Parque da Atalaia em Itajaí

26 de janeiro de 2015 0

Por Fernanda Ribas

 

GOPR0269

O percurso do Centro de Itajaí ao Parque da Atalaia tem pouco mais de 15 quilômetro e sai do Mercado Público da cidade. De lá, eu pedalei acompanhada do ciclista Fábio Siqueira da Pedalli Bikes e do casal ciclista Sandra e Mário Bazan, também conselheiros da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC). Conhecedores de todos os picos para pedalra na região, fomos conhecer o Parque da Atalaia, que tem 19,5 hectares de mata protegida. O parque é destinado aos visitantes que querem fazer uma caminhada, apreciar a vista da cidade ou voar de parapente.

Seguimos pela Rua Lauro Muller até a Rua Jorge Tzachel, onde fica o acesso às praias de Itajaí. Passamos por Cabeçudas e subimos um morro na Rua Teresa Cristina Pereira até chegar à Rodovia Osvaldo Reis. De lá percorremos um trecho até a Abel Adriano da Silva.

GOPR0253

 

Do pórtico de entrada, na Rua Lila Heusi, ao Mirante Água ou ao Mirante Natural Ar, subidas íngremes aguardam o ciclista que decide passar o dia no Parque da Atalaia. Bicicletas são permitidas, desde que com equipamentos de segurança. O contato com a natureza se faz presente durante todo o passeio, que percorre parte da área do Parque Natural Municipal da Atalaia, onde a mata é protegida e a biodiversidade preservada.

A subida é bem difícil e há pedras soltas, por isso eu e Sandra tivemos que descer da bike e empurrar a bike até os dois mirantes. A vista é assim:

A bicicleta certa para a subida no parque

Fábio foi com a bicicleta certa para este passeio. Ele está testando a bicicleta chamada Fat Boy da marca Specialized. Ela é usada muito no Hemisfério Norte para andar na neve já que os pneus largos facilitam a pedalada. Fábio foi parado diversas vezes por outras pessoas que o perguntavam se o pneu era de moto. Testei a bicicleta e com ela consegui subir os morros que não conseguia subir com a minha Caloi 100. Apesar de parecer pesada, ela é bem levinha e é ótima para trilhas e areia da praia.

GOPR0259

No trajeto há pontos com água e no topo, no Mirante Água, com 10 metros de altura em um morro com altitude de 150 metros, a vista cativa o ciclista com a cidade de Itajaí à esquerda, o mar à frente e Balneário Camboriú à direita. Há um parque com balanços para crianças e local para parar o carro (o número de veículos que sobe é limitado). Durante o trajeto, Mário deixou os óculos em um banco para tomar água na bica e ele acabou sendo levado por um visitante – por isso, fique esperto!

Parque da Atalaia

Aberto todos os dias das 8 às 20h (verão)
Entrada gratuita

Percurso total

Distância: 15,8 km
Dificuldade: alta
Melhor horário: qualquer horário

GOPR0275 GOPR0273 GOPR0279

Envie seu Comentário