Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

De Medellin para o Bike Repórter

26 de janeiro de 2015 0

Por Fernanda Ribas

IMG_256694183352

A primeira impressão que tive ao sair do aeroporto e ir ao hotel foi a de que há mais ciclistas do que carros aos domingos em Medellin na Colômbia.  A distância é de 30 km e o aeroporto fica no alto, ou seja, subidas e descidas são uma constante para quem faz o trajeto. Apesar de a pista ser simples, centenas de ciclistas pedalavam na região com speed ou mountain bikes, de jovens a idosos. No caminho,  vendas de sucos naturais como de laranja e mandarina eram o encontro de muitos deles para descansar antes de subir mais um pouco.

Já na parte baixa da cidade, mais ciclistas. Todos os domingos uma pista da Carrera 42 A  é fechada para a prática de atividades físicas como ciclismo e corrida. A via fica repleta de famílias e esportistas em busca de qualidade de vida e lazer.  Para deixar o passeio mais gostoso, vendinhas de suco e caldo de cana ficam à beira da avenida. Laranjas e mandarina são espremidas na hora e porções de frutas também são vendidas para a alegria dos moradores.

Ao longo de toda a avenida, guias auxiliam ciclistas e pedestres para atravessar a rua e dar informações.  Uma delas, enquanto eu esperava o sinal abrir, me informou que a rua seria aberta para os carros novamente às 12h.

Aqui em Medellin há ciclovias e ciclofaixas, estacionamentos para bikes  e o transporte público é integrado. Mas mesmo assim,  acidentes fatais ocorrem na cidade. Ontem um ciclista morreu após a ciclovia ter sido invadida por um motociclista, como mostra a imprensa local hoje:

IMG_1896594390892

 

O jornal local El Colombiano traz ainda a informação de que 19 ciclistas morreram em acidentes de trânsito no Valle de Aburrá em 2014. Nas páginas seguintes, o jornal traz uma reportagem sobre o IV Fórum Mundial da Bicicleta que vai ocorrer em um mês aqui em Medellin,  de 26 de fevereiro a 1° de março.  Na matéria,  o diretor do fórum,  Carlos Cadena Gaitán, afirma que o objetivo do evento é “criar cidades para todos, mais seguras, nas quais nada possa tirar a vida de outra na via. Sem dúvida,  é preciso trabalhar para que esta seja uma cidade onde possamos conviver e habitar juntos em um espaço”.

IMG_2536625610375

Envie seu Comentário