Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A calmaria de Zimbros e Canto Grande

27 de janeiro de 2015 4

Por Fernanda Ribas

A calmaria se encontra neste trajeto de Zimbros a Canto Grande, em Bombinhas. Um passeio para aproveitar o contato com a natureza e desacelerar. Do topo da estrada que divide a praia de Bombas e Zimbros, na Rua Araçá, segui pela Rua Tapajós até entrar em uma das transversais que tem o mar ao fundo. Aproveitei a areia mais lisinha e dura para pedalar na orla até chegar à agradável surpresa que é a trilha que leva à Praia do Cardoso. Momento ideal para se balançar em um dos balanços pendurados nas árvores ou aproveitar o barulho das ondas quebrando nas pedras.

GOPR0299

GOPR0315

Se você quiser continuar as trilhas, pode empurrar a bike e conhecer quatro praias desertas deliciosas: a primeira é a praia do Cardoso, a segunda é Lagoa, a terceira a Triste e a última a Vermelha. De lá segui até Canto Grande, no bordo da pista. A praia é bem calminha e pouco frequentada dos dias de semana.

GOPR0352Bike Reporter 3 091

 

No fim da praia, bem no canto, há duas possibilidades de passeios se você quiser parar de andar de bike por algumas horinhas. No píer, há passeios de barco e pescaria a partir 9h e custam de R$ 25 a R$ 65, dependendo o destino:

- Ilha do Macuco
- Ilha do Arvoredo
- Praia da Tainha
- Quatro Ilhas
- Pôr do sol

GOPR0365 GOPR0359

Também do canto da praia é possível pegar a trilha- bem no canto esquerdo do píer em uma viela - que chega ao Morro do Macaco que tem uma altura de 191 metros e é possível ter uma vista de 360° da península de Bombinhas. A trilha tem duração de cerca de 30 minutos.

Do píer, segui até a estrada que leva à Praia da Tainha. A subida não foi fácil, apesar da vista ser linda. As pedras estavam soltas e passava muito carro. Precisei descer da bicicleta para chegar até o Mirante Eco 360º, que chega à altura de 218 metros de altitude no topo.

Bike Reporter 3 125

Bike Reporter 3 140

 

Na base do mirante há um museu com alguns exemplares de espécies da fauna local empalhadas, ossos de peixes, além de pedras preciosas. Conheci um dos funcionários, o Antônio Silva, que é monitor do museu e explica o que há para ver no espaço:

De lá, a trilha para chegar ao topo do mirante tem cerca de 15 minutos. Fica difícil escolher para onde olhar na península: de um lado fica Zimbros e Canto Grande, do outro Mariscal, Bombinhas e Morro do Macaco e em outro canto, em dias de céu claro, é possível ver a ilha de Florianópolis. O responsável pela comunicação do mirante conta o que o visitante pode ver ao chegar no ponto:

 

GOPR0385

Se você tiver ainda mais disposição, siga até a Praia da Tainha e almoce em um dos restaurantes por lá. A praia fica cheia mesmo nos dias de semana e tem caiaques e pranchas disponíveis para locação.

O trajeto você confere abaixo:


Percurso total
Distância: 20 km
Dificuldade: alta
Melhor horário: fim de tarde

Comentários (4)

  • Silvério diz: 27 de janeiro de 2015

    Esse blog é incrível, espero que o projeto não acabe após o verão e durante o ano o restante de Santa Catarina seja visitado pelo Bike Repórter, temos muitas paisagens no restante do estado para serem visitados em duas rodas.

  • MIGUEL KOTOMAN E VERONI diz: 25 de fevereiro de 2015

    CONHECEMOS CANTO GRANDE,MARISCAL,CONCEIÇÃO,TAINHA,ZIMBROS E OUTRAS JÁ TEM 38 ANOS. TIVEMOS A HONRA DE CONHECER OS HABIRATANTES DA ÉPOCA, SEU DEDE E DNA.OLGA, JOÃO SARALHO (JÁ FACECIDOS) E TANTOS OUTROS, LINO, DACA , NELINHIO E ESPOSA SEU OSNI, DNA.CÉLIA. NESTES 38 ANOS, MORANDO EM P.ALEGRE,PANAMBI OU EM CIDREIRA NOSSO ENDEREÇO ATUAL. FIZEMOS AMIGOS, COMPANAHEIROS DE ARASTOSDE REDE, DOS QUAIS AINDA PARTICIPAMOS ATÉ HOJE NA PESCA DA TAINHA. LÁ ESTAREMOS NOVAMENTE PROVAVELMENTE EM MAIO. PARA QUEM NÃO CONHECE ESTAS MARAVINHAS DE DEUS, RECOMENDAMOS SUBIR O MORRO DO MACACO E APRECIAR A BELA IMAGEM DESTAS PRAIAS MARAVILHOSAS, E O SABOROSO ALMOÇO NO BAR DO LINO. (HOJE, NOSSO FILHO CHRIS E FAMILIA ESTÁ LÁ NO CANTO GRANDE) ATÉ MAIO CANTO GRANDE SE DEUS QUISER.

Envie seu Comentário