Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pedal pelo Farol de Santa Marta

10 de fevereiro de 2015 2

Por Carol Macário

Farol post

Em décadas passadas o Farol de Santa Marta era ponto de confluência de hippies, freaks e doidões. Continua sendo região de gente descolada. Há um astral diferente por lá, talvez seja a topografia do Cabo de Santa Marta e de suas 11 praias ótimas para o surf. O Farol fica a cerca de 18 km do Centro de Laguna e a estrada até lá, a Laguna-Cinquenta, tem asfalto novo e ciclofaixa.

IMG_6461


:: ASSISTA

Para chegar na estrada nova é preciso atravessar o canal da Lagoa de Santo Antônio. Há duas opções: por bote ou balsa. Optei por fazer a travessia de balsa, junto com carros e motos (custo de R$ 1,70 para a bike).

:: Leia também – Pedal pelo Centro Histórico de Laguna e sugestão de roteiro no mapa

Logo a frente está o asfalto novo e brilhante. Pedalar por ali é como voar. São cerca de 14 km até a entrada para o Farol e no meio do caminho estão os acessos para outras praias do Cabo de Santa Marta. Vale a paradinha para curtir e tomar um banho de mar. Ao longo do caminho a paisagem vai mudando: ora parece um bairro residencial, ora área rural, ora vila de pescadores. Se a garrafa de água estiver vazia, aproveite para conversar com algum morador e peça sem vergonha por um pouco de água fresca.

GOPR0243

IMG_6497

Placas avisam que para chegar ao Farol é preciso virar à esquerda e encarar uma estrada de areão por 2,3 Km. Suei para pedalar na areia e nas pedrinhas e quase levei meu primeiro tombo.

Pedalei mais um pouco e à direita já deu para ver a praia e, à frente, o maior farol das Américas, no alto do morro. Há um mirante pouco antes do Farol e o visual é incrível, com rochas e o mar lá embaixo. É uma pena que há casas construídas de maneira não muito harmônica com a natureza que tiram o charme da paisagem.

GOPR0248

IMG_6514

IMG_6503

Há muitos hostels, restaurantes e bares descolados por ali que fazem da vida noturna da região bem animada.

IMG_6523

Mirante próximo ao Farol

IMG_6527

Equipe do Diário Catarinense

Equipe do Diário Catarinense

Não é possível levar a bike até o farol propriamente dito, mas encoste ela em algum lugar e suba a pé mesmo. A área é protegida pela Marinha do Brasil e é toda cercada. 

GOPR0266

A construção foi projetada por franceses e inaugurada em 1891. Tem 29 metros de altura e as paredes de dois metros de espessura foram feitas de pedra, areia, barro e óleo de baleia. Aproveite o gramado e o visual e apenas contemple o horizonte. É lindo. 

post 3

Comentários (2)

  • Fernando Gomes diz: 10 de fevereiro de 2015

    Esta viagem que foi feita é para carros. Bonito mesmo é sair da balsa, entrar na praia da Teresa e ir seguindo pela beira-mar´. Passando por Ipoã, Galheta, Praia grande e subir o morro do céu. Mais cansativo, porém com visuais únicos que com automóveis é impossível ou indo pela SC100 é impossível ser contemplado. Já fiz várias vezes.

Envie seu Comentário