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O Facebook vale US$ 104 bilhões 3

17 de maio de 2012 0

No ano passado, a rede social faturou US$ 3,7 bilhões. O trunfo para fazer esse valor crescer é o arsenal de informações sobre o que se passa na vida de cada consumidor, o que cria uma boa plataforma para anúncios personalizados. Mas há indícios de que essa informação não se traduz automaticamente em bons negócios. Nessa semana, a General Motors anunciou que cessaria seus investimentos em anúncios na rede social, mantendo apenas a página corporativa, que é gratuita.

— Se alguém está ganhando, é porque alguém está perdendo. Esse conhecimento sobre o consumidor deveria ser a tônica da atuação de todas as empresas e não apenas do Facebook ou do Google. As empresas estão deixando uma parte dos seus negócios na mão do Facebook e estão pagando por isso — adverte Marcelo Marzola, presidente da empresa de análise Predicta.

Fazer dinheiro com o uso da rede social em smartphones é ainda mais difícil. Mais de metade dos usuários se conecta por celulares, mas a tela reduzida diminui a área disponível para exploração comercial. Outra preocupação é a perenidade do site.

— Por que o Facebook comprou o Instagram por um valor tão alto? Por avaliar que as pessoas estavam aderindo tão rápido como aderiram ao Facebook. Era um modelo inovador que poderia ameaçar o negócio — avalia Bernardo Portugal, diretor da Confrapar, empresa de investimentos.

O especialista acredita que o dinheiro obtido com a venda das ações servirá para a compra de outras startups que poderiam ameaçar o Facebook. No entanto, o mesmo capital que serviria para adquirir e neutralizar novos serviços poderá se voltar contra a rede social. Na oferta inicial de ações, investidores que colocaram dinheiro na rede social estão tentando recuperar o investimento. Sócios e funcionários que embarcaram no negócio logo no início ficarão capitalizados e poderão investir em ideias próprias criando até, quem sabe, a próxima novidade que dominará a web.

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