Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Bauer na luta pelo trema

07 de maio de 2012 0

Se alguém ainda tem esperança de salvar o trema e o acento da palavra ideia, precisa jogar suas fichas na atuação de quatro senadores — entre eles o catarinense Paulo Bauer (PSDB). O site da revista Veja informa que há um mês, Ana Amélia Lemos (PP-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), Cyro Miranda (PSDB-GO) e o tucano de Santa Catarina promoveram uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado para discutir a revisão da reforma ortográfica.

É uma corrida contra o relógio, porque o prazo de transição das velhas para as novas regras se esgota no final do ano. A motivação da polêmica é a acusação do Movimento Acordar Melhor, que inclui os professores Pasquale Cipro Neto e Ernani Pimentel, de que a Acadêmia Brasileira de Letras fez alterações no texto do acordo ortográfico após a assinatura dos países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) .

Paulo Bauer disse à Veja que a ideia/idéia é realizar uma série de reuniões para que sejam esclarecidas as confusões em torno das novas normas.

— Precisamos descobrir se os problemas têm soluções, se podemos fazer mudanças sem ferir o acordo e a nossa língua. Por enquanto, as novas regras estão afrontando a língua.

Leia a íntegra da reportagem.

Bookmark and Share

Comentários

comments

Envie seu Comentário