Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Salários dos servidores federais já estão na internet

28 de June de 2012 8

Um alento de Brasília para o presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio (PSD). A Controladoria-Geral da União começou a divulgar nesta quarta-feira os salários dos servidores públicos federais no Portal da Transparência. O que Merisio tem a ver com isso? O presidente da Assembleia tem sido criticado pelos servidores que comanda por ter tomado medida semelhante antes dos outros poderes e antes de uma padronização da forma como deve ser exposta a remuneração dos funcionários.

Essa, pelo menos, é a argumentação do Sindicato dos Servidores da Assembleia (Sindalesc) para ter entrado com mandado de segurança no Tribunal de Justiça pedindo a retirada dos salários da internet.

Pois o modelo utilizado para os servidores federais é muito semelhante ao implantado há duas semanas pelo legislativo catarinense. O usuário digita o nome do funcionário e é levado a uma tela que explica sua situação funcional. Nela há um ícone para que ele veja a remuneração em outra tela. A exposição dos valores é idêntica a dos funcionários do legislativo: valor bruto e os descontos de Imposto de Renda e previdência.

Se na divulgação dos valores o modelo é parecido, o Portal do governo federal tem vantagens na acessibilidade. É possível, por exemplo, procurar por órgão, por lotação ou por função — coisa que hoje o site da Assembleia não permite.

Gelson Merisio aguardava ansiosamente que outro órgão público importante publicasse as informações como forma de reduzir a pressão que sofre. Apostava no governo estadual, mas o federal foi mais rápido. Pode ser um ponto a favor também na ação judicial que pede a retirada das informações.

E a pergunta segue: quando os demais poderes de Santa Catarina vão aderir?

Abaixo, um exemplo da divulgação no Portal da Transparência federal. A modelo é a ministra Ideli Salvatti (PT). Clique para ampliar as telas.

Bookmark and Share

Comentários

comments

Comentários (8)

  • A A A Alvinegro diz: 28 de June de 2012

    Meu caro reporter, a notícia é sem dúvida muito interessante, mas deveria ser complementada com a informação do endereço eletrônico das informações.

    Atenciosamente,

  • Alexandre Oliveira diz: 28 de June de 2012

    Memorável a sua atitude de divulgar a possibilidade de verificação de remuneração de servidores federais e da assembléia legislativa de Santa Catariana.

    Mas por que não listou nenhum link. Afinal estou lendo esse blog é na web.

    Obrigado

  • André Silveira diz: 30 de June de 2012

    Agora só falta o Tribunal de Justiça e todos os outros órgãos públicos, empresas públicas e mistas, autarquias e fundações, enfim tudo dos três poderes. Assim como defendo a divulgação dos salários pagos por empresas privadas, e porque não? Afinal, seria bom para mostrar o universo da exploração, da diferença gritante entre categorias e entre pessoas da mesma categoria. Também de empresas que vivem quase que exclusivamente do dinheiro público, especialmente no ramo da prestação de serviços de vigilância e limpeza, recolhem fortunas e distribuem entre os humildes funcionários migalhas.

  • Supra diz: 1 de July de 2012

    Upiara tens alguma informação se o Mistério Publico de Contas junto ao Tribunal de Contas de Santa Catarina vai divulgar o salário de seus procuradores e servidores? Ou vai esperar o Poder Executivo fazer isso?

  • Demetrios diz: 1 de July de 2012

    Aqui em SC vai ser muito interessante confrontar os servidores e comissionados que recebem remuneração em mais de um ente ou poder público, vamos saber se estão respeitando a acumulação indevida e o teto constitucional.

  • Juca diz: 2 de July de 2012

    O MP-TCE está aguardando o TCE? Que beleza, logo os guardiões moralidade e das contas públicas, que deveriam ser os primeiros a implementar a transparência estão fazendo corpo mole.

Envie seu Comentário