Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A ponte Hercílio Luz foi, mais uma vez, colocada nas mãos de quem não pode com ela

26 de novembro de 2014 26

O novo e humilhante capítulo da reforma da ponte Hercílio Luz pode ser justificado de todas as formas, mas não como surpresa. Após romper o contrato com a Espaço Aberto, o governo apostou suas fichas na TDB, subcontratada da primeira, para concluir a etapa emergencial da reforma enquanto alicerça uma licitação internacional em busca de uma empresa que realmente faça a restauração.

É injustificável que após decisões traumáticas como romper um contrato em andamento e realizar uma contratação emergencial, sem licitação, para concluir as estruturas que devem segurar a ponte durante a reforma, o governo seja surpreendido pela desistência da empresa escolhida. A justificativa da TDB, após estar tudo acertado, embora não assinado, é que uma reunião do conselho de administração da empresa considerou um risco muito grande assumir a obra neste ponto tão delicado. Em resumo, faltou coragem à TDB, faltou competência ao governo.

Quem está correndo um risco muito grande, desde 1982, é Santa Catarina, apostando o futuro de um seus principais símbolos em TDBs, Espaços Abertos, engenheiros egípcios que aparecem e somem, governos que não enfrentaram o problema. A própria decisão do atual governo de abrir uma licitação internacional para a reforma da ponte é a admissão de que se passou tempo demais colocando a Hercílio Luz nas mãos de quem era pequeno demais para ela.

Que a solução definitiva não venha tarde demais.

Bookmark and Share

Comentários

comments

Comentários (26)

  • Catarinense diz: 26 de novembro de 2014

    Sabem o que vai acontecer? Esses vermes que comandam o governo estadual e nacional vão ficar nessa lenga lenga de sempre e a ponte não vai aguentar e infelizmente cair. Seria mais uma tragédia para o povo Catarinense, que é o que mais trabalha mas também é sempre o mais injustiçado nesse país ridículo.

  • cleudir jose tomaselli diz: 26 de novembro de 2014

    Parem de gastar dinheiro com esta ponte.
    Derrubem.
    Quem lembra: Gov Cacildo Maldaner concretou a ponte em 40/50 cm para uso de veículos leves. Em seguida foi retirado o concreto. E assim vai ….

  • Juarez Beltrao Campos diz: 26 de novembro de 2014

    Beira ao ridículo fazer uma licitação internacional pra recuperar a ponte. A ponte é um símbolo, é história, e como tal deve permanecer. Já foram enterrados milhões de reais, provavelmente superfaturados , ao longo de vários governos. Hora de dar um basta na gastança inutil.
    Ela poderia ser desmontada e remontada ao longo do Parque da Luz, como um museu ao ar livre. Espaço pra turismo com manutenção permanente, sem risco de cair na cabeça de alguém.
    No seu lugar, uma réplica, com tecnologia de hoje, capaz de suportar tráfego real.
    Continuaríamos com a bela paisagem da ponte sobre a baia norte, e com a verdadeira ponte centenária, acessível aos turistas e à quem quiser vê-la de perto. Memória preservada.
    Provavelmente essa sugestão – devem existir outras – custaria bem mais barato do que “recuperar uma obra centenária”.

  • Alexander diz: 27 de novembro de 2014

    Essa ponte não deveria ser reformada, ela deveria ser implodida! Se isso tivesse ocorrido nos anos 80, há muito tempo teríamos uma ponte nova e funcionando no mesmo local. Sem dúvida teria sido muito mais barato. E poderia ser até no mesmo estilo pênsil para satisfazer os mais saudosos, porque a única diferença de trocar a ponte de uma vez ou reformá-la aos poucos, durante 30 anos, é que a segunda opção possibilita bastante desvio de dinheiro.

  • Mailon diz: 27 de novembro de 2014

    Eu tenho uma solução para ponte Hercílio Luz:

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IVNM8LFVzUE

  • RAGE diz: 27 de novembro de 2014

    Essa ponte já deu o que tinha que dar!! Já vi implodirem pontes nos EUA por muito menos. A conta é simples: peguem tudo que já foi gasto com a velha e ultrapassada ponte, e me digam se não dava pra construir outra!! É piada, o Brasil é o país do regresso mesmo!!

  • MILENE COSTA diz: 27 de novembro de 2014

    Eles deveriam se preocupar com as outras duas pontes que encontram-se sem manutenção a anos, pois tragédia maior vai acontecer quando uma dessas duas cair, pois ali passam todos os dias milhões de pessoas, trabalhadores, mães de família, crianças…. A reforma da ponte Hercílio Luz passa ou vai passar o que???…ou quem???… Não entendo tamanho importância para uma ponte que só serve como cartão postal e me pergunto: Qual a importância que se dá para as duas outras pontes? O dinheiro que já foi gasto e desviado na reforma da ponte Hercílio Luz dava para reformar as outras duas, que no meu ponto de vista são muito mais importantes e com certeza ainda sobraria dinheiro para a construção de uma nova ponte, pois é isso que estamos precisando!!!! Indignada com essa super valorização da situação de uma ponte que não vai servir para nada enquanto o que realmente necessitamos é de uma nova ponte para que possamos nos livrar desses congestionamento absurdo todas as manhãs e no final de tarde!!!!….ISSO É UMA VERGONHA!!!

  • BAR diz: 27 de novembro de 2014

    A PONTE HERCÍLIO LUZ ESTÁ SENDO USADA PELO ATUAL E ANTIGOS GOVERNOS PARA FINS FILANTRÓPICOS. QUERO VER ESTA REDE DE COMUNICAÇÃO FAZER UM LEVANTAMENTO FINANCEIRO HISTÓRICO COM VALORES ATUALIZADOS.
    LEVANTARAM A NECESSIDADE DA MANUTENÇÃO DAS OUTRAS DUAS LIGAÇÕES, FIZERAM UMA MAQUIAGEM E PRONTO…
    DO LADO MUNICIPAL O CONSÓRCIO FÊNIX JÁ PINTOU AS SUCATAS (A PONTE HL ERA PRETA E AGORA É ALUMINIZADA), E O TRANSPORTE MARÍTIMO (SOLUÇÃO FÁCIL E BARATA) NÃO INTERESSA, A FILANTROPIA CONTINUA.
    POLÍCIA FEDERAL PROPONHO AÇÃO BIGUÁ DE BUCHO CHEIO.

  • José Gabriel Heidemann diz: 27 de novembro de 2014

    INDIGNAÇÃO, é o que sinto quando leio noticias que tratam da ” RECUPERAÇÃO, talvez o termo mais correto seja ( EMBOLSAÇÃO), que não consta em nosso Dicionário, mas que ajudou e ajuda a encher os bolsos de alguém com certeza. Nosso (DES) GOVERNADOR, deveria vir a Público não com sua (INDIGNAÇÃO) que já não engana mais ninguém e pedir desculpas ao Povo Catarinense pela sua incapacidade (mas isto se justifica) afinal quem disse que devia e deve gratidão a PRESIDENTA, não merce nos representar mais.
    Cade o Ministério Publico pra chamar a responsabilidade e botar na Cadeia os responsáveis por estes desmandos a que estamos sendo submetidos diariamente( Segurança, Educação, Saúde, ) sem falar na palavra da moda : MOBILIDADE URBANA.
    Não sei se devo RIR ou CHORAR. Lamentável.

  • James Umberto Cidade Garcez diz: 27 de novembro de 2014

    Enquanto não existir CADEIA para irresponsáveis que se aventuram a executar obras com fins eleitoreiros e abastecedores de caixa de campanha ficaremos a ouvir e ler essas notícias. Cadeia para os governantes irresponsáveis!

  • rodrigo diz: 27 de novembro de 2014

    Alguma informação do quanto já foi gasto nessa ponte, nestes anos todos?

  • Kamers diz: 27 de novembro de 2014

    Amo Floripa ! E é impossível imaginar Florianópolis sem a Ponte Hercílio Luz ! Porém, dói saber que este símbolo histórico que tanto orgulho nos deu está se deteriorando com o passar dos anos, e as “ações propostas de melhorias” acabam deixando-nos cada vez mais envergonhados (para não falar indignados !!!).

  • Gustavo diz: 27 de novembro de 2014

    Esta ponte já teve seu tempo.

    É um projeto ultrapassado sendo que poucas pontes sobrevivem no mundos sob esta configuração. A mesma sofreu reformas pouco documentas que podem ter alterado drasticamente a estrutura, e ainda por cima é posicionada em um local atualmente de terrível acesso rodoviário – o que não contribuirá com a mobilidade urbana.

  • Eduardo Bastos diz: 27 de novembro de 2014

    Licitação internacional????????????????????? kkkkkkkk! A Ponte é a Petrobrás de SC! Roubalheira há muitos anos…. Se ela pudesse, já teria desmoronado de VERGONHA!

  • Jaison diz: 27 de novembro de 2014

    Não ha vontade política para recuperar a ponte. Essa é a grande verdade.
    Em qualquer outro lugar, um monumento desse porte, tombado pelo Patrimônio Histórico, já estaria recuperado independente do custo do INVESTIMENTO.
    Fico indignado com quem sugere a sua derrubada, certamente não são Florianopolitanos.
    Não nasci em Florianópolis mas tenho orgulho desse símbolo de Santa Catarina.

  • pedro nicoletti diz: 27 de novembro de 2014

    Porque não desmontar, reciclar o ferro que tem nela! fazer naquele espaço uma nova ponte, com 4 ou mais pistas! Querem o cartão postal? sem problema: constroem junto da nova ponte umas tores e umas argolas idênticas as atuais, mas que não influenciam em sua segurança!

  • Alexandre diz: 27 de novembro de 2014

    A ponte Hercílio Luz é um cartão postal de SC, mas o dinheiro que todos os governos já colocaram nesta ponte para deixa-la de pé construiria umas 5 pontes no mesmo estilo e com 5 pistas entrando e 5 pistas saindo, a qual ajudaria e muito o fluxo de veículos que entram a saem da capital todos os dias.

  • Leonardo diz: 27 de novembro de 2014

    Lamentável. Apenas isso. De que adianta um “Patrimônio Histórico” se o mesmo praticamente nem existe mais?
    A questão mesmo é que esta ponte serve sim a um propósito: gerar dinheiro enquanto estiver parada…Mas não à população de Florianópolis, e sim, ao governo e outros “sócios”.

  • Prof.Emir diz: 27 de novembro de 2014

    Espero,torço pra que gastem muito mais do que já gastaram.O povo merece,reelegeram,foram a favor do continuísmo desde Luíz Henrique.Votaram,agora batam palmas.Principalmente o povo da capital,estão perto da obra e sabiam dos milhões que já foram pro ralo com esta enganação.

  • Cesar Santos diz: 27 de novembro de 2014

    kkkk, sem café, não vai…. não tem jeito!!! Olha Curitiba/Brasília!!! E depois crucificam aquele advogado que falou a verdade em rede nacional!!!!! E ainda ficam culpando a Legislação….. #pilantras #todos

  • waltencir jose da silva diz: 27 de novembro de 2014

    que tal derrubar essa ponte e construir uma de 4 pistas, moderna parecida com aquela de laguna? com certeza também seria um belo cartão postal, essa ponte ai já deu o que tinha que dar, já passou o tempo.

  • waltencir jose da silva diz: 27 de novembro de 2014

    fazer um plebiscito para ver o que vai ser feito dessa ponte é o que se deve fazer.

  • Beto diz: 27 de novembro de 2014

    Seria interessante alguém pesquisar o quanto já se gastou com a manutenção desta ponte e comparar com o que custaria a construção de uma nova com oito pistas, no estilo da ponte de Laguna.
    Imagino que o Estado possua registro de todas as despesas e que não seria muito difícil fazer um comparativo proporcional (metros construídos) para subsidiar um plebiscito à sociedade catarinense para decidir se deseja recuperar a ponte atual ou construir nova.
    Esta opção, o plebiscito, seria oportuna neste momento. O governador do Estado poderia fazer isto, dando uma demonstração da democracia que tanto defende. Aliás, meu caro amigo Boschi, leve este ideia ao governador. A sociedade decide.

  • revoltado com todos partidos políticos diz diz: 27 de novembro de 2014

    Eu, mané de São José, com muito, muito mais de sessenta, tenho outra opinião, chamar o engenheiro que foi acusado (só ele?) de desviar 27 milhões de dólares, sair do País para assistir partida de vôlei em uma olimpíada. Talvez com as ideias do engenheiro possa sair uma reforma, pior é saber que gente daquela época já estejam articulando candidatura para 2018, isso sim, mostra a vontade de nossos parlamentares? em permanecer no poder, para poder continuar desviando, (pois roubo é coisa de pobre) nossos impostos. Estamos ferrados, fui de abstenção seguindo a massa de descontentes com todos os partidos. Reformas, profundas, isso se eles resolverem trabalhar, coisa muito difícil de acontecer.

  • Curió diz: 30 de novembro de 2014

    Mais revoltosos, dezembradas e outros bichos porque nem um único fdp de deputado se dá conta de sequer tocar no assunto ? Não ? Tão mais acomodados que baianos. Alguns foram visitar fábrica de sorvete na Europa, tão sabendo né ?
    As outras duas é uma vergonha para tua cara Colombo. Esta mesmo é caso de PF.
    Deitados em berço esplêndido é aqui.
    Pqp3! Mais para cima e miudinho o três.

  • revoltado com todos partidos políticos diz diz: 1 de dezembro de 2014

    Além da ponte que parece a seca no nordeste, (lá caminhões pipas dos políticos, entregam um e cobram entrega de dez) temos até que enfim, notícias boas e ruins, a boa: Santa Catarina tem a maior expectativa de vida, menores índices de mortalidade infantil. A ruim, somos o quarto com maior números de mortes por Aids, isso demonstra que nossos desgovermos não fazem campanhas decentes, então, falta verba para a reforma das pontes, pois, Pedro Ivo e Colombo a prometida reforma fica só na promessa. E falta grana para campanhas diversas, reciclagem, educação no trânsito, Aids, etc e etc, sobra grana para viagens desnecessárias, campanhas, caríssimas para vender, Cidades e o Estado como um paraíso tem muita. Fui de abstenção, seguindo a massa de REVOLTADOS, até quando? Hoje tem secção de autografo do livro, “O NOBRE DEPUTADO”, pena que tenho compromisso, moro em São José e o evento será no Shopping Iguatemi.

Envie seu Comentário