Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Corrida de Clésio Salvaro por liminar indica que ele não será candidato em Criciúma

18 de janeiro de 2016 8

A tentativa com um quê de desespero de Clésio Salvaro (PSDB) em reassumir por liminar a prefeitura de Criciúma colocou a cidade em polvorosa na sexta-feira. Era uma reprise de um filme que os criciumenses já haviam assistido exatamente um ano antes – um filme sem mocinho, aliás. Em janeiro de 2014, Clésio conseguiu liminar para voltar ao cargo. Um mês depois, o STF derrubou a liminar e devolveu a cadeira a Márcio Búrigo (PP), o ex-vice do tucano eleito em eleição suplementar cinco meses depois que a Justiça Eleitoral barrou a reeleição de Clésio por considerá-lo ficha-suja.

Praticamente um ano depois, o ex-prefeito correu para Brasília assim que soube de outra liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski para que Mário Tricano (PP) assumisse a prefeitura de Teresópolis, no Rio de Janeiro. O caso é muito semelhante. Assim como o tucano de Criciúma, Tricano concorreu à reeleição mesmo com o status de ficha-suja. Dessa forma, ganhou e não levou. A única diferença é que não fez mais de 50% dos votos, como Clésio, e por isso Teresópolis não teve uma segunda eleição, apenas a posse do segundo colocado.

Com base nisso, o tucano tentou a nova liminar. Acontece que ele já foi beneficiado por uma liminar idêntica, do mesmo Lewandowski , também durante o período de férias do STF. Uma decisão totalmente precária e sujeita a ser revista pelo ministro relator do caso, Luiz Fux – como aconteceu há um ano. Tentar o mesmo expediente dá impressão de que Clésio está mais preocupado com a obsessão pessoal de voltar ao cargo do que com a cidade de Criciúma.

Politicamente, a leitura pode ser outra. Ainda não foi julgada pelo STF a tese questionada por Salvaro, Tricano e outros: a de que tiveram condenações antes da criação da Lei Ficha Limpa e que elas não poderiam ser “estendidas” pela nova legislação. Ou seja, eles ainda podem ter as vitórias de 2012 legitimadas.

O problema é a avaliação jurídica de que por ter assumido, mesmo que por apenas um mês, o mandato da reeleição, Clésio estaria impedido de concorrer novamente este ano, mesmo que o STF limpe sua ficha. Dessa forma, terminar o mandato atual e tirar das mãos do adversário Márcio Búrigo (PP) a máquina da prefeitura tornou-se a única opção viável. Isso ajuda a explicar o desespero da semana passada.

Ainda pode acontecer
Como o plantão do STF ainda não terminou, os criciumenses devem continuar com os olhos voltados a Brasília. Lewandowsky desta vez pediu um parecer da Procuradoria-Geral da República antes de analisar o pedido de liminar de Clésio. A decisão ainda pode ser favorável ao ex-prefeito, trazendo de volta o filme do ano passado. O ministro, pessoalmente, é defensor da tese de que a Lei Ficha Limpa não deveria ampliar penas anteriores, mas pode se resguardar de repetir a dose em nome da segurança jurídica.

Saindo da paróquia
O fator Clésio-Burigo mexe nas composições para aliança estadual entre PP e PSDB em 2018.

Costurando
O PSD ainda não desistiu de criar uma opção alternativa à polarização entre o criador e a criatura.

Bookmark and Share

Comentários

comments

Comentários (8)

  • Curió diz: 20 de janeiro de 2016

    É impressionante a futilidade que cerca os gabinetes das autoridades que deveriam dar norte para as ações na república…
    Do roubo, da corrupção, dos cagalhones em planejamento sanitário… lá vai o Colombo reunir pela enésima vez os secretários de merda!…

  • Curió Monotemático Repetitivus Profécius diz: 23 de janeiro de 2016

    CORRIDA DE CAVALO – Eis tenham, a nova modalidade de lazer que vem dando ganhos maiores que pinhão na serra… cagalhones pardos subaquáticos… Rápida foi a reação de Colombárius criando uma nova secretaria equino-maresia… Já vai na dianteira o partido dos abobados da punheta para indicar o cargo de secretário de saneamento e competições… lhones nudes em plena praia do meio e nas beiras… das beiradas…
    Suassuna…
    ” Em volta do buraco tudo é beira, tudo é beira… ”
    Creeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo! Calor! Vontade de tomar um banho de mar… Ui… dá até uma malagonia!…

  • Curió ( fazendo turismo na própria terra ) diz: 26 de janeiro de 2016

    Fui fazer uns turismos pela minha amada terra Sancatrina, credo em crux, brigas de foice por tudo que é canto pelas vagas para prefeito nas próximas malfadadas sacrossantas homologáticas da bandidalha… enfim… eleições limpas, sem dinheiro das empresas kakakakakakakakakakakakakakakakakakaka!… Os sem vergonhas dos caudilhos dos presidentes dos partidos comem do melhor, mocinhas novas a disposição, cafezinho… massagem arterial… kakakakakakakakaka esse povo é burro mesmo para lá de jumento!
    O Moreira vai herdar do Colombo um ano de Governamentália do Gran Cabido Funchalesco !…
    Nem mesmo a merda solta no mar derruba essa corja de piratas. Só carnaval mesmo para o povo se esgaçar das pregas!

  • marcos diz: 27 de janeiro de 2016

    LIXO DE POLÍTICA….

  • Curió diz: 27 de janeiro de 2016

    Olha o ” Jica ” vírus seus deputados !
    Anh ? Tão com as línguas decepadas, amputadas ?
    Tão com uma moeda de ouro entalada ?
    É merda para tudo que é lado e olha que não é metáfora nem é no ventilador!…
    Olha o Jica virus senhores deputados mais do que fdps!…

  • Curió diz: 3 de fevereiro de 2016

    … então chegou a época da degola!

  • Curió diz: 12 de fevereiro de 2016

    Colombo partiu agora para inaugurar reforma de escola caindo aos pedaços e bota na mídia como inauguração de escola nova!
    Contado ninguém acredita! Na próxima mesmo só votando num daqueles gambás que escaparam de ser comidos pelos ” funcionários ” do restaurante lagoal…!
    O outro gambá vai para a prefeitura, com certeza, não tem mais para ninguém…
    É GREVE! É GREVE! E GREVE!
    ATÉ QUE O COLOMBO PAGUE TUDO QUE NOS DEVE! ( 13 + 11 { 2015 +2016 } = 25% )
    É GREVE! É GREVE! É GREVE!
    NINGUÉM SEGURA MAIS O ESTOURO DA BOIADA!… COMEGAMBÁNÃODÁ…

  • revoltado com todos partidos políticos diz diz: 16 de fevereiro de 2016

    Quando inventei meu codinome, muitos de minha família diziam, existem bons partidos, políticos?????????? Estou procurando, e olha, lá se foram mais de cinquenta anos! tudo um monte de merdas! bostas! Abstenção, ninha vingança.

Envie seu Comentário