Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 15 março 2016

Ricardo Guidi confirma troca do PPS pelo PSD

15 de março de 2016 1
Foto: Julia Zanatta, Divulgação

Foto: Julia Zanatta, Divulgação

O deputado estadual Ricardo Guidi, à direita na foto, confirmou nesta terça-feira a troca do PPS pelo PSD. Na hora de assinar a ficha, foi cumprimentado pelo novo correligionário José Nei Ascari (PSD), também deputado estadual. Ambos tem base eleitoral no Sul do Estado e por isso a migração de Guidi envolveu muitas conversas e arranjos _ o principal deles, a possibilidade do neopessedista concorrer a deputado federal em 2018. As testemunhas: Gelson Merisio (PSD) e o ex-deputado Altair Guidi, pai de Ricardo.

Bookmark and Share

Próximo do acordo com Planalto sobre dívida, Colombo vai a Eduardo Cunha pedir pressa no Legislativo

15 de março de 2016 0

O ministro Nelson Barbosa confirmou o que havia antecipado ao governador Raimundo Colombo (PSD) na sexta-feira e formalizou a proposta de conceder 40% de desconto nas parcelas de dívida dos Estados pelo prazo de dois anos. A proposta se soma do que já estava na mesa: alongamento da dívida por mais 20 anos, troca do índice de correção de inflação IGP-DI para IPCA e redução dos juros de 6% para 4%. O projeto que regulamenta as novas regras deve ser enviado ao Congresso até segunda-feira.

Com pressa para ver a renegociação da dívida aprovada, Colombo e os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Marcelo Miranda (PMDB-TO) deixaram a Fazenda e foram direto para o Congresso Nacional, onde encontraram o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Foram pedir agilidade na aprovação. A principio, não assustam as contrapartidas exigidas pelo Planalto: reforma da previdência, limites mais rígidos para aumento de gasto com folha salarial e redução de cargos comissionados, basicamente.

Bookmark and Share

Encontro entre José Eduardo Cardozo e Colombo é citado na delação de Delcídio Amaral

15 de março de 2016 11
Foto: Júlio Cavalheiro, Secom
Em 25 de julho de 2015, um sábado pela manhã, o ministro José Eduardo Cardozo foi recebido pelo governador Raimundo Colombo e parte da cúpula da segurança estadual para anunciar entrega de equipamentos para a Polícia Civil. De acordo com a delação de Delcídio Amaral, o evento foi apenas uma desculpa para o então ministro encontrar Colombo. Foto: Júlio Cavalheiro, Secom

 

O governador Raimundo Colombo (PSD) também foi citado na delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS), homologada nesta terça-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com Delcídio, o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT-SP) veio a Florianópolis em julho de 2015 para pedir ajuda ao governador catarinense para convencer o ministro substituto de Superior Tribunal de Justiça, Newston Trisotto, a “mitigar os efeitos da Lava-Jato”. Em 25 de julho de 2015, Cardozo veio a Santa Catarina e participou da entrega de equipamentos para a Polícia Civil. Pela delação de Delcídio, ele aproveitou o evento para conversar com Colombo sobre a Lava-Jato. A estratégia, que já havia sido revelada pela revista Istoé, envolveria a colaboração de Trisotto em troca de nomeação do desembargador Nelson Schaeffer, na época presidente do Tribunal de Justiça, para uma vaga permanente no STJ. Na época, Trisotto e Schaeffer negaram ter recebido qualquer proposta. Segundo Delcídio, a conversa entre Cardozo e Colombo não deu em nada e a estratégia “se mostrou equivocada e desastrada”, porque “Colombo não se dava bem com o grupo de Trisotto”. Através de assessoria, o governador Raimundo Colombo negou o conteúdo da delação de Delcídio Amaral: “(José Eduardo Cardozo) nunca me pediu para que intermediasse ou fizesse qualquer contato com o Judiciário”. Veja trechos da delação de Delício Amaral que tratam da suposta tentativa de envolver Colombo no abafa à Lava-Jato. delcidio02 delcidio03

Bookmark and Share

Deputado estadual de SC será observador nas eleições do Peru

15 de março de 2016 3

O deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) vai representar a Assembleia Legislativa nas eleições do Peru. O pessedista vai integrar a Missão de Observação Eleitoral da Confederação Parlamentar das Américas. A viagem será entre 6 a 11 de abril. Não é a primeira incursão de Kennedy pelas eleições sulamericanas: em novembro ele foi ver de perto Mauricio Macri eleger-se presidente da Argentina.

Bookmark and Share

Buligon conquista dois vereadores para o PSB em Chapecó

15 de março de 2016 0

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (PSB), vai encorporando seu projeto de concorrer à reeleição em outubro. Hoje, ele anuncia a filiação ao PSB do vereador Delvino Dall Rosa (o Dino), que está em seu sétimo mandato de vereador pelo PMDB _ partido que Buligon deixou ano passado. Também vira pessebista o vereador Dirceu Cecchin (PPS). Buligon assumiu a prefeitura no início do ano, com a renúncia de José Cláudio Caramori (PSD) para assumir a presidência do Badesc.

Bookmark and Share

Após polêmica, PM de Lages crava em 10.008 número de manifestantes contra Dilma na cidade

15 de março de 2016 0

A Polícia Militar de Lages esclareceu a questão da presença de público nas manifestações de domingo na cidade serrana. Inicialmente, a intenção era não fazer a estimativa de público “para evitar polêmicas”, com diz nota assinada pelo 2º tenente Maycom Hemkemaier. No entanto, nas planilhas enviadas pelo comando geral da PM, Lages constava com 2 mil manifestantes, o que chamou atenção dos participantes. Para pacificar a questão, a PM lageana fez as contas com base nas imagens no sistema de videomonitoramento e chegou a 10.008 pessoas.

Bookmark and Share

TCE aplica multas ao secretário Antonio Gavazzoni

15 de março de 2016 3

Em menos de uma semana, o Tribunal de Contas aplicou duas condenações ao secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni (PSD). Ambas são decisões monocráticas de auditores em função de conselheiro _ Cleber Gavi e Sabrina Iocken. A primeira por excluir os gastos com pessoal da Defensoria Pública e do Ministério Público de Contas da folha do Poder Executivo, a segunda por supostas inconsistência nos dados sobre gastos com saúde e educação. Gavazzoni vai recorrer das multas de R$ 5 mil.

Nos bastidores, a posição dos auditores é considerada resposta ao projeto que reduziu suas funções e liminou a possibilidade de que eles relatem processos no TCE. Uma ação no STF questiona a lei aprovada ano passado na Assembleia Legislativa, com a bênção do Centro Administrativo.

Bookmark and Share

Na briga entre Búrigo e Salvaro em Criciúma, sobra até para o Facebook das filhas

15 de março de 2016 0

Quem quiser ver uma prévia do embate eleitoral de outubro em Criciúma é só dar uma bisbilhotada nos perfis de Facebook das filhas do prefeito Márcio Búrigo (PP) e do ex-prefeito Clesio Salvaro (PSDB). A troca de farpas é pesada e mostra como estão inconcíliáveis, na cena política local, os dois antigos aliados.

Bookmark and Share