Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 28 março 2016

Sobre garras e composições políticas

28 de março de 2016 0

_ Vocês sabem o que é que prende um siri no outro? Não é o coração, nem a inteligência e nem o espírito de doação. São as garras.

A frase foi dita em outubro de 2006 por Esperidião Amin (PP), durante o segundo turno das eleições em que enfrentou o então governador Luiz Henrique (PMDB). Era uma crítica à tríplice aliança. Em tempos de siris enredados em planilhas de empreiteira, a frase pode ser reciclada.

Bookmark and Share

Casildo traça paralelo entre tentativas de desembarque do PMDB

28 de março de 2016 0

O ex-senador Casildo Maldaner, hoje presidente de honra do PMDB-SC, fez um paralelo entre o momento vivido pelo partido em relação à presidente Dilma Rousseff (PMDB) e o de 1999, quando uma ala da legenda queria romper com Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Acha que o clima é parecido. Lembra que o então deputado federal Edison Andrino era entusiasta do desembarque e colhia assinaram para forçar uma convenção nacional para tratar do assunto. No fim, tudo se resolveu em uma reunião do conselho político, com Casildo presente. Sim, o PMDB ficou.

Bookmark and Share

Em reunião com hospitais, Mariani deixa comando o Fórum Parlamentar Catarinense

28 de março de 2016 0

Uma reunião com representantes de associações de hospitais privados e filantrópicos, nesta segunda-feira em Florianópolis, marca a despedida do deputado federal Mauro Mariani (PMDB) da coordenação do Fórum Parlamentar Catarinense. Os dirigentes vem apontando o colapso no setor hospitalar que atende pelo SUS, causado por falta de repasses e pela defasagem na tabela do sistema. O corte no orçamento federal aumenta a preocupação.

O senador Dalírio Beber (PSDB) foi convidado para suceder Mauro Mariani na coordenação do Forum Parlamentar Catarinense. A decisão deve sair nesta segunda-feira.

Bookmark and Share

Rede se forma em Florianópolis e lança pré-candidato a prefeito, mas negocia aliança com PSOL

28 de março de 2016 0

A Rede Sustentabilidade compôs seu primeiro direitório _ “elo”, no jargão redista _ em Florianópolis. O porta-voz, cargo equivalente a presidente, é Leonardo Secchi. Ele disputou a eleição para deputado estadual pelo PSB em 2014, já vinculado à Rede. No ato, o novo partido lançou um nome nada novo com pré-candidato a prefeito da Capital: o advogado Rogério Portanova, habitué de eleições e candidato do PV ao mesmo cargo nas disputas de 1996 e 2000.

Embora tenha lançado Portanova como pré-candidato, as conversas de bastidor indicam que a Rede deve compor com o PSOL no apoio à candidatura do urbanista Elson Pereira (PSOL) à prefeitura de Florianópolis. Com a soma das bancadas federais de ambos os partidos, o candidato teria a participação em debates garantida. Pela nova legislação, a coligação precisa ter pelo menos 10 deputados federais para ser obrigatoriamente convidado pelas emissoras. Rede e PSOL somam exatos 10.

Bookmark and Share

Ação sobre royalties deve ser julgada este ano pelo STF

28 de março de 2016 0

O procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins Neto, está otimista em relação à velha disputa entre Santa Catarina e o Paraná sobre a quem cabe os royalties do petróleo produzido no litoral norte catarinense. Desde os anos 1980, o Estado questiona o critério utilizado pelo IBGE para apontar que o dinheiro é paranaense. Audiências de conciliação foram realizadas pelo STF, onde está a questão, e a expectativa é de que o caso seja julgado ainda este ano.

Bookmark and Share