Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Os indecisos: quem são e onde estão os eleitores que vão decidir a eleição para o Senado

27 de September de 2014 2

Ibope: Dilma mantém vantagem em SC e Aécio ultrapassa Marina

25 de September de 2014 3

A nova rodada da pesquisa Ibope em Santa Catarina mostrou a presidente Dilma Rousseff (PT) consolidada em primeiro lugar e uma inversão de posições entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) na segunda colocação. O tucano subiu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa divulgada em 18 de setembro.

Na frente, Dilma Rousseff teve oscilação de um ponto percentual para baixo, alcançando 36% das intenções de voto entre os catarinenses. Aécio Neves passou de 20% para 25%, ultrapassando Marina, que tinha 24% e agora está com 19%. Tanto a subida do tucano quanto a queda da ambientalista foram além da margem de erro de três pontos percentuais da pesquisa Ibope. Pastor Everaldo (PSC) atingiu 2%, enquanto Luciana Genro (PSOL) foi citada por 1% dos entrevistados _ ambos mantendo os percentuais do levantamento anterior. Eduardo Jorge (PV) voltou a atingir 1%, mesmo percentual dos demais candidatos somados. Brancos e nulos são 4% e 12% dos eleitores ainda estão indecisos.

O Ibope fez simulações de segundo turno entre as três principais candidaturas. Dilma seria reeleita nos dois cenários em que aparece. A petista venceria Aécio por 41 a 36 e Marina por 43 a 33. Em uma simulação entre o candidato do PSDB e a do PSB, a vitória entre os catarinenses seria de Aécio: 39% a 33%. No levantamento anterior, Marina levava a melhor sobre o tucano por 39% a 36%.

O Ibope também pesquisou a avaliação do governo da presidente Dilma e constatou mudanças dentro da margem de erro. A soma de ótimo e bom da petista passou de 39% para 40%. A avaliação negativa (ruim e péssimo) também oscilou para cima, de 24% para 27%. Houve redução entre os que consideravam o governo regular: 32% para 29%. A nota dada a Dilma pelos catarinenses era 5,5 e agora é 5,3.

Veja a série de pesquisas Ibope/Grupo RBS

Comentários

comments

Ibope: Empate técnico continua, mas Dário Berger aparece na frente de Paulo Bornhausen

24 de September de 2014 5

A disputa pela vaga catarinense no Senado continua tecnicamente empatada entre os dois principais concorrentes, mas a nova rodada pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS apresenta pela primeira vez Dário Berger (PMDB) numericamente à frente de Paulo Bornhausen (PSB).

O peemedebista passou de 22% para 24% em relação à pesquisa Ibope divulgada na semana passada. Bornhausen tinha 25% e caiu para 22%. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para cima ou para baixo, o que mantém o empate técnico.

Em relação às demais candidaturas, o Ibope registrou poucas variações. Milton Mendes (PT) manteve os 7% das intenções de voto. Junara Ferraz (PRP) apareceu com 4%, descolando-se de Amauri Soares (PSOL), que continua com 3%. Alan Alves Moreira (PMN) e Rosane de Souza (PSTU) tinham 2% cada e agora registraram 1%,

O percentual de eleitores que declaravam intenção de votar branco ou nulo teve uma pequena queda de 9% para 8%. Enquanto isso, o número de indecisos voltou a subir: eram 27% na semana passada e agora são 30%. O resultado interrompeu uma sequência de quedas no percentual de indecisos que vinha sendo registrado desde a primeira rodada de pesquisas Ibope, em julho.

Confira a sequência de pesquisas Ibope/Grupo RBS

Comentários

comments

Ibope: Colombo sobe mais um pouco e chega a 52% contra 25% da soma dos adversários

24 de September de 2014 1

Se as eleições para governador do Estado fossem hoje, Raimundo Colombo (PSD) seria reeleito governador com pouco mais do que o dobro das intenções de voto dos demais concorrentes somados. É o que indica a nova rodada da pesquisa Ibope contratada pelo Grupo RBS, que mostra o pessedista ampliando a vantagem sobre os concorrentes.

Colombo subiu três pontos percentuais em relação à pesquisa Ibope divulgada na semana passada e alcançou 52% das intenções de voto. São 27 pontos a mais do que a soma dos concorrentes, garantindo a vitória em primeiro turno. A variação positiva de Colombo está no limite da margem de erro do instituto, que é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. O adversário mais próximo continua sendo Paulo Bauer (PSDB).

No novo levantamento, o tucano registrou 16% das intenções de voto, um ponto a menos que na pesquisa anterior. Claudio Vignatti (PT) também oscilou para baixo, indo de 7% para 6%. Elpídio Neves (PRP) e Janaína Deitos (PPL) mantiveram 1% cada. Os candidatos Afrânio Boppré (PSOL), Gilmar Salgado (PSTU) e Marlene Soccas (PCB) não alcançaram 1%. Os eleitores que declararam intenção de votar branco ou nulo chegaram a 5%, uma redução em relação aos 7% da consulta anterior. Enquanto isso, os indecidos passaram de 16% para 18%.

O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre os candidatos mais bem colocados. Raimundo Colombo venceria Paulo Bauer por 57% a 19%, com 6% de brancos e nulos e 18% de indecisos. O instituto ouviu 1.008 eleitores em 55 cidades catarinenses entre 21 e 23 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para cima ou para baixo e o intervalo de confiança é de 95%.

Confira a sequência de pesquisas Ibope/Grupo RBS

Comentários

comments

A vergonha de ostentar a política

24 de September de 2014 1

Comentários

comments

Conversas Cruzadas entrevista Janaína Deitos (PPL)

24 de September de 2014 0

Participei do Conversas Cruzadas que entrevistou a candidata a governadora Janaína Deitos (PPL).

Comentários

comments

Disputa pelo Planalto lembra eleição para prefeitura de Florianópolis

23 de September de 2014 0

Comentários

comments

Conversas Cruzadas entrevista Elpídio Neves (PRP)

22 de September de 2014 0

O candidato a governador Elpídio Neves (PRP) foi entrevistado na noite de sexta-feira no Conversas Cruzadas. Eu estava na bancada, junto com o apresentador Renato Igor e a colunista Estela Benetti.

Comentários

comments

A cultura catarinense escreveu uma carta aos candidatos a governador, mas eles não receberam

19 de September de 2014 3

Há cerca de um mês, o Conselho Estadual de Cultura aprovou de forma unânime uma carta das reinvindicações do setor aos oito candidatos a governador do Estado. Até agora, a carta não foi entregue. Aparentemente, há medo de desconforto em relação ao principal ponto da pauta: a criação de uma secretaria específica para a cultura, hoje abrigada e escondida na poderosa SOL (Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte).

Leia a íntegra (clique para ampliar).

Clique para abrir

Comentários

comments

Pizzolatti comunica desistência do filho e pede voto a pepistas

19 de September de 2014 2

Abaixo, a íntegra.

Carta Manifestação Dep. Pizzolatti

Comentários

comments