Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pelotas, Mercado Central

01 de dezembro de 2014 0

11019254

Hoje, aqui na Capital, no Restaurante Bah (Barra Shopping Sul – Avenida Diário de Notícias, 300, térreo), às 19h, será lançado o livro “Mercado Central – Pelotas (1846-2014)”. O autor, jornalista Klécio Santos, pesquisou durante dois anos para contar em detalhes a história desse prédio histórico e tradicional ponto de convivência e comércio.

11019252

Desde o século 19, é lá que a população pelotense se encontra, e não só para comprar. Como bem registra o escritor José Wolfango Montes Vannuci, em texto do prólogo, “o mercado daquela época era um microcosmo, era feira, era teatro, circo, palco de desfiles, ponto de encontro, todos os mundos convergiam àquele espaço, era o lugar privilegiado em que as classes sociais se tocavam”. Depois, vieram os supermercados.
11019255

Mas o velho Mercado sobreviveu aos mais diversos riscos, e hoje é um antigo remanescente de outros tempos, em que a vida ainda pulsava forte. Klécio também é o autor do livro “Sete de Abril, o teatro do imperador”, lançado em 2012, e assim vai resgatando, passo a passo, as boas histórias e nos demonstrando o valor daquilo que cabe, também a nós, preservar.

Ao longo de 152 páginas coloridas, em papel especial e capa dura, o livro contém fotos antigas e outras atuais, de autoria do fotógrafo Paulo Rossi, além de reproduzir documentos assinados pelos primeiros governantes da Província de São Pedro, como o Duque de Caxias. Dois outros lançamentos da obra estão previstos: às 19h do próximo dia 4, lá no Mercado Central de Pelotas e, depois, no dia 9, no mesmo horário, na Livraria Vanguarda daquela cidade.

 

11019253

Capa do Livro

 

 

Comments

comments

Envie seu Comentário