Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Instituto de Justiça Ambiental debate Código Florestal

07 de abril de 2011 0

O IJA promove o seminário e debate sobre a proposta de alteração do Código Florestal vigente, com o tema “Código Florestal: retrocessos e responsabilidade civil ambiental”. O evento tem início às 16h30min do dia 14 de abril, no auditório do Instituto Goethe, em Porto Alegre. O seminário é gratuito e tem vagas limitadas.

O assunto é de suma importância, tendo em vista que a maior parte das florestas no Brasil é explorada de forma ilegal, clandestina ou ainda com baixa tecnologia. No seminário estarão presentes juristas e especialistas de renome nacional para realizar uma abordagem crítica sobre Código Florestal e a responsabilidade civil envolvida na produção rural.

Um dos temas abordados será a implicação prática de uma flexibilização, como os recentes desastres ambientais ocorridos no RS, RJ e SC, diretamente ligados à preservação da Reserva Legal e das Áreas de Preservação Permanente.


Programa

16h30min – Abertura
Cristiano Pacheco, advogado, pós-graduado em Direito Ambiental pela UFPEL, mestrando em Direito Ambiental pela UCS e diretor executivo do IJA.
Palestra: “Perversidades da cadeia produtiva rural, supermercados e o papel do consumidor no Século 21”.

17h
Paulo Duarte, Engenheiro Agrônomo pela UFPEL, servidor estadual concursado da SEMA/FEPAM com atuação na área de planejamento, licenciamento e fiscalização ambiental, especialista em produção mais limpa e ecobusiness.

Palestra: “Código Florestal: mudar para onde?”

17h30
Gustavo Trindade, advogado, professor, ex-Chefe da Consultoria Jurídica do MMA e membro do CONAMA pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde.
Palestra: “Código Florestal: o novo e o velho”.
18h – Intervalo
18h15
Antônio Libório Philomena, oceanógrafo e doutor em Ecologia, perito ambiental em valoração e professor titular aposentado da FURG, membro do Conselho do IJA.
Palestra: “O Código Florestal água abaixo no RS”.

18h45
Annelise Steigleder, promotora de justiça na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre e mestre em Direito pela UFPR.
Palestra: “Responsabilidade na cadeia produtiva”.
19h15 – Debate
21h – Encerramento

Serviço

Código Florestal: retrocessos e responsabilidade civil ambiental
Data e horário: 14/04/11, quinta-feira, das 16h30h às 21h
Local: Auditório do Instituto Goethe ( Rua 24 de Outubro, nº 112, Porto Alegre, RS)
Inscrições e informações: pelo e-mail: ija@ija.org.br ou pelo fone: 51 3907-9010 (IJA)
Entrada franca e vagas limitadas
Realização: Instituto Justiça Ambiental (IJA)
Apoio: Instituto Goethe

Envie seu Comentário