Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Alimentos orgânicos e segurança alimentar na Terça Ecológica

30 de maio de 2011 3

“É importante que as pessoas priorizem o consumo de alimentos limpos de agrotóxicos, por serem mais saudáveis”. A afirmação é da nutricionista Regina Miranda, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-RS) e gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar. Regina e o agricultor ecologista Salvador Rosa da Silva, o Dodô, que há 12 anos produz folhosas, frutas, ovelhas e vacas, numa área de 18 mil metros quadrados no bairro Lami, em Porto Alegre, participam nesta terça-feira, dia 31, da tradicional Terça Ecológica.

Com o tema “Segurança e Soberania Alimentar: Orgânicos e Agricultura Familiar”, o debate é gratuito e será realizado no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, no bairro Menino Deus, na rua Botafogo, 1.051, em Porto Alegre. O objetivo é abordar da produção ao consumo de orgânicos e salientar a importância da segurança e soberania alimentar sustentável.

A Terça Ecológica, promovida pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS há mais de 17 anos, é mensal e gratuita e reúne jornalistas, comunicadores, estudantes, ONGs e demais movimentos sociais e ambientais, no debate de temas atuais.

Seminário Cidade Sustentável está com inscrições abertas

30 de maio de 2011 0

A Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger promove, em Porto Alegre, o 3º Seminário Cidade Sustentável, no dia 9 de junho, dentro da programação da 27ª Semana do Meio Ambiente.

A atividade será desenvolvida durante todo o dia, no Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro, na sede da Unidade de Conservação (Rua Otaviano José Pinto, s/nº – Casa Verde).

A terceira edição do seminário conta com o apoio do Ministério Público do Estado do RS,  por meio da Promotoria Especializada do Meio Ambiente, Pontifícia Universidade Católica do RS, Fundação Escola Superior do Ministério Público e Instituto Pelo Planeta Verde.

As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br, informando nome, formação acadêmica e/ou profissional, RG e telefone para contato. As vagas são limitadas.

Evento explica o que são Direitos Animais

29 de abril de 2011 5

O que são Direitos Animais, sua prática, o veganismo e atuações em prol da natureza são algumas das questões que serão explicadas no encontro “Direitos Animais: do que se trata”, que ocorrerá no dia 4 de maio (quarta-feira), na Câmara de Municipal de Porto Alegre, no Plenário Ana Terra, às 19 horas.

O evento é gratuito e estão convidados todos aqueles que se interessam pelo tema. Haverá espaço para debate e perguntas na mesma proporção das apresentações orais, visando à interação com o público presente e aprofundamento da reflexão.

O conteúdo será teórico, mas também versará sobre as práticas. Os debatedores são atuantes no campo dos direitos animais: Rafael Bán Jacobsen, doutorando em Física (UFRGS), e Maria de Nazareth Agra Hassen, doutora em Educação (UFRGS) e professora de Antropologia (UniRitter).

Interessados em receber antecipadamente o material de apoio podem solicitá-lo escrevendo para gae.portoalegre@gmail.com.


Moda, luxo e lixo é tema de evento

26 de abril de 2011 0

A 6º edição do Moda Insights,  que neste ano tem como tema “Moda, Luxo e Lixo“, reunirá profissionais ligados à moda, que apresentam, de alguma forma, diferenciais no mercado de trabalho, na Feevale.

O evento pretende mostrar que a formação do profissional de design de moda caminha para uma dimensão maior, preocupando-se com a consciência social e ambiental, mesmo quando se envolve em criações luxuosas.

O Moda Insight será realizado de 9 a 11 de maio, no Campus II da Feevale.

As inscrições podem ser realizadas no setor de Atendimento, no Campus I e II da Feevale ou através do site www.feevale.br/modainsights. Informações pelo telefone (51) 3586.8822.


Programação


6 de maio – sexta-feira
Festa oficial de lançamento do Moda Insights 2011
Local: Meat Club Design (Rua Castro Alves, 825, Porto Alegre)


9 de maio – segunda-feira
14h30min às 19h30min | credenciamento
15h | Workshop de Millinery: técnicas de chapelaria sob medida – Eskola de Costura
19h45min | Práticas de marketing das marcas de luxo – Ani Born
20h50min | WGSN: Como a internet revolucionou a pesquisa de moda


10 de maio – terça-feira
14h30min às 19h30min | Credenciamento
15h | Workshop sobre imagem pessoal, visagismo e estilo – Style People
19h45min | Contextura: Aplicação de upcycling na moda gaúcha – Anne Anicet e Evelise Anicet
20h50min | Vida real – Isabela Capeto


11 de maio – quarta-feira
15h | Workshop sobre resíduos industriais de Couro – Ulyankay Acessórios
19h45min | Tag de Lux: Reciclando o conceito de brechó – Dallen Fragoso
20h50min | Bate-papo sobre Ecotendências – Lilian Pacce

Palestrantes

Ani Mari Hartz Born
Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos, mestrado em Comunicação Social pela PUCRS, MBA em Marketing pela ESPM-RS e graduação em Publicidade e Propaganda pela Unisinos. Tem experiência na área de Administração e Comunicação, atuando principalmente com os seguintes temas: marketing, comunicação, publicidade, luxo e elites. Atualmente é sócia-diretora da Sul Marketing Consultoria e docente na ESPM-RS.


Portal WGSN
Empresa reconhecida por ser líder mundial no serviço de pesquisa on-line, análise de tendências e notícias para as indústrias da moda e estilo. Dentre seus assinantes encontram-se grandes nomes da moda internacional, tais como: Dolce Gabbana, Diesel, Burberry, dentre outros.


Isabela Capeto
Formada pela Academia di Moda de Florença, Itália, Isabela Capeto propõe uma moda romântica. Ingressou no mundo fashion em 2003, abrindo seu primeiro ateliê. A estreia da marca nas passarelas aconteceu na edição de lançamento das coleções de inverno do Fashion Rio em 2004, partindo para o SPFW na edição seguinte. A estilista faz de suas peças, obras de arte com detalhes artesanais. Engajada a proposta de moda sustentável, suas principais inspirações provem de livros e museus e não seguem uma tendência comum. Assim a marca destaca-se pela leveza, romantismo e autenticidade.


Anne Anicet e Evelise Anicet
Representantes da marca Contextura | Ateliê que integra arte, moda, design, artesanato e sustentabilidade desenvolvendo peças com base em pesquisas criativas sob o conceito de slow fashion. Fundamentado na sustentabilidade e no reaproveitamento de materiais. Contextura utiliza o upcycling – processo de transformar resíduos, produtos inúteis ou descartados em novos materiais, perenes e atemporais, completamente expressivos e originais.


Dallen Fragoso
Representante da Marca Tag de Lux | Empresa situada em Novo Hamburgo, que trabalha com a proposta de reciclagem referente ao conceito de brechós. Promovem eventos itinerantes com regularidade desde 2007.


Lilian Pacce
Apresentadora e coordenadora editorial do GNT Fashion, programa de moda semanal apresentado pelo canal GNT (Globosat). É crítica de moda do jornal “O Estado de São Paulo” e ministra palestras sobre moda, tendências, comportamento e ecotendências Crítica de moda do Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo desde 1996, Lilian é autora dos livros “Pelo Mundo da Moda – Criadores, Grifes e Modelos” (ed. Senac), “Ecobags – Moda e Meio Ambiente” (ed. Senac), “Herchcovitch;Alexandre” (ed. Cosac & Naify), “Dicionário Adesivo para brincar, colar e pintar” (ed. Ática) e do capítulo sobre biquíni em “O Pretinho Básico” (ed. Planeta). Foi consultora da coleção Universo da Moda da editora Cosac & Naify e colaboradora de revistas como a Big, Veja, Vogue, Elle, Daslu e Ícaro. Leciona em instituições como FGV, Faap, Faculdade Anhembi Morumbi e Senac.

Oficina ensina a diminuir consumo de energia

21 de abril de 2011 0

No dia 14 de maio, o projeto Mãos à Obra, desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, realiza a oficina Boas práticas para redução do consumo de energia em sua casa. A atividade acontece das 9h às 11h, na Sede da Associação dos Moradores do Bairro Boa Saúde (Rua Saturno, 261, Novo Hamburgo).

Voltada para a comunidade do bairro Boa Saúde, a oficina tem o objetivo de apresentar boas práticas para redução do consumo de energia residencial. Além disso, mostrará alguns equipamentos (alternativos e de baixo custo) que podem ser desenvolvidos pelos próprios moradores visando melhorar o conforto no interior das residências.

A atividade é gratuita.

Mais informações podem ser obtidas (à tarde) pelo telefone (51) 3586-8960, com a coordenadora do projeto, professora Alessandra Brito.

Quanta saúde! Os vegetarianos mais sexies do planeta

11 de abril de 2011 1

Até mesmo você, “carnívoro” de carteirinha, que não pode nem ouvir as palavras “vegetariano” e “vegano”, vai se render dessa vez.

A Peta, maior ONG pró-direito dos animais do mundo, lançou a edição 2011 do concurso que escolherá a “vegetariana e o vegetariano mais sexies” do mundo. Rá! Por uma dessas dá até para encarar uma refeição sem carne, hein?!?

A votação do público teve início hoje e vai até o fim do mês. Os 10 mais votados e os 10 escolhidos por um júri da Peta irão para a final, submetidos novamente à votação popular, até 2016. O resultado sai em 23 de maio, e os vencedores ganharão uma viagem ao Havaí.

E então, qual é sua ou seu favorito (a)? Veja aqui.
Alguns resolveram apelar, hein. Mantenham as crianças longe do computador :/


Os últimos vencedores
Quanta saúde, hein?!?


2010







2009







2008








Uma família diferente

09 de abril de 2011 1

Como mãe orgulhosa de um cachorro e um gato que se dão muitíssimo bem, fico muito feliz ao ver cenas como as que aparecem nas lindas fotos abaixo.

A cadelinha Negrina, de Santa Maria, não amamenta apenas os seus filhotinhos, mas também dois gatinhos. Que coisa mais LINDA. Essas imagens sempre me passam a sensação de PAZ e solidariedade, de que a gente tanto precisa!








Prédio da Feevale tem Brise Vegetal

07 de abril de 2011 0


O Prédio Rosa da universidade Feevale, de Novo Hamburgo, agora divide espaço com o verde. O sistema de parede ecológica protege a fachada contra a acumulação de energia solar e
propicia um maior conforto térmico.

É o Brise Vegetal, que, segundo a empresa Ecotelhado, economiza cerca de 30% de energia.

O jardim vertical vai influir diretamente sobre a eficiência energética do prédio. E Ecotelhado explica: pela capacidade de evapotranspiração, ele retira calor da fachada de maneira mais eficaz e econômica do que qualquer outro tipo de tratamento. No interior do prédio, vai ajudar na manutenção da qualidade do ar além da parte estética.

O substrato da Ecoparede vai ajudar a reter as impurezas e poluentes.  Os microorganismos vão decompor os poluentes, transformando-os em fertilizantes para as plantas.

Instituto de Justiça Ambiental debate Código Florestal

07 de abril de 2011 0

O IJA promove o seminário e debate sobre a proposta de alteração do Código Florestal vigente, com o tema “Código Florestal: retrocessos e responsabilidade civil ambiental”. O evento tem início às 16h30min do dia 14 de abril, no auditório do Instituto Goethe, em Porto Alegre. O seminário é gratuito e tem vagas limitadas.

O assunto é de suma importância, tendo em vista que a maior parte das florestas no Brasil é explorada de forma ilegal, clandestina ou ainda com baixa tecnologia. No seminário estarão presentes juristas e especialistas de renome nacional para realizar uma abordagem crítica sobre Código Florestal e a responsabilidade civil envolvida na produção rural.

Um dos temas abordados será a implicação prática de uma flexibilização, como os recentes desastres ambientais ocorridos no RS, RJ e SC, diretamente ligados à preservação da Reserva Legal e das Áreas de Preservação Permanente.


Programa

16h30min – Abertura
Cristiano Pacheco, advogado, pós-graduado em Direito Ambiental pela UFPEL, mestrando em Direito Ambiental pela UCS e diretor executivo do IJA.
Palestra: “Perversidades da cadeia produtiva rural, supermercados e o papel do consumidor no Século 21”.

17h
Paulo Duarte, Engenheiro Agrônomo pela UFPEL, servidor estadual concursado da SEMA/FEPAM com atuação na área de planejamento, licenciamento e fiscalização ambiental, especialista em produção mais limpa e ecobusiness.

Palestra: “Código Florestal: mudar para onde?”

17h30
Gustavo Trindade, advogado, professor, ex-Chefe da Consultoria Jurídica do MMA e membro do CONAMA pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde.
Palestra: “Código Florestal: o novo e o velho”.
18h – Intervalo
18h15
Antônio Libório Philomena, oceanógrafo e doutor em Ecologia, perito ambiental em valoração e professor titular aposentado da FURG, membro do Conselho do IJA.
Palestra: “O Código Florestal água abaixo no RS”.

18h45
Annelise Steigleder, promotora de justiça na Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre e mestre em Direito pela UFPR.
Palestra: “Responsabilidade na cadeia produtiva”.
19h15 – Debate
21h – Encerramento

Serviço

Código Florestal: retrocessos e responsabilidade civil ambiental
Data e horário: 14/04/11, quinta-feira, das 16h30h às 21h
Local: Auditório do Instituto Goethe ( Rua 24 de Outubro, nº 112, Porto Alegre, RS)
Inscrições e informações: pelo e-mail: ija@ija.org.br ou pelo fone: 51 3907-9010 (IJA)
Entrada franca e vagas limitadas
Realização: Instituto Justiça Ambiental (IJA)
Apoio: Instituto Goethe

Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS será tema de encontro

07 de abril de 2011 0

O Grupo de Estudos em Direito Ambiental (Geda), da Faculdade de Direito da PUCRS (Fadir), realiza no dia 29 de abril mais um encontro do Ciclo de Palestras 20ª Geda – Temas atuais de Direito Ambiental. O assunto abordado na ocasião será O papel da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, com palestra do presidente da comissão, Ricardo Alfonsin. A atividade é voltada para alunos da PUCRS e outras instituições, além do público em geral.

Os encontros acontecem até o dia 17 de junho, todas às sextas-feiras, das 17h30min às 19h. As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão, sala 201 do prédio 40 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.

Audiência pública sobre uso de bicicletas

06 de abril de 2011 1

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará AMANHÃ, 7 de abril, Audiência Pública sobre a circulação de bicicletas

O evento ocorre às 18h30min, no Plenário Otávio Rocha (Av. Loureiro da Silva, 255).

O evento deverá debater a implantação do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre. O encontro foi motivado pelos recentes acidentes envolvendo ciclistas na Capital.

Você sabe quem é esse fofo?

06 de abril de 2011 3

É o guepardo, o animal terrestre mais veloz do mundo. Em inglês é “cheetah”.
Quando estava editando e Guia da Disney (que foi publicado hoje em Zero Hora, ainda dá para comprar), achei essa foto muito fofa, por isso decidi falar um pouco sobre ele aqui.
Os guepardos são as estrelas de uma nova atração do Busch Gardens.

Em 1900, havia mais de 100 mil guepardos no planeta. Hoje, restam cerca de 12,5 mil na África e na Ásia. O guepardo é, portanto, uma espécie ameaçada de extinção.

O guepardo pode atingir 110 km/h. Devido a sua “aerodinâmica”, que facilita suas corridas, ele não é muito bom em outras coisas, como no ataque a presas grandes. Seus dentes não são muito fortes como outros felinos semelhantes.

Por isso, pelo que li, eles podem ser domesticados com facilidade pelo homem. O que não significa que devemos fazê-lo, né? Mas que dá vontade de pegar esse filhote coisa-mais-querida no colo e apertaaaaaar dá, hein!

Debate online sobre Código Florestal

05 de abril de 2011 1

Para discutir os riscos que as alterações propostas no Código Florestal Brasileiro trazem para a população, a Fundação SOS Mata Atlântica promove hoje, entre 14h e 15h, um bate-papo ao vivo com Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da organização. O debate, que é aberto a qualquer interessado, será transmitido pela rede social Conexão Mata Atlântica: www.conexaososma.org.br.

Durante o encontro, Mantovani falará sobre os últimos acontecimentos relativos ao Código, os próximos eventos e mobilizações ligados à questão e como as pessoas podem contribuir com a causa.

Para participar, basta fazer a inscrição gratuita na rede e acessar o link para o bate-papo, que estará em destaque na home. Os participantes podem ainda encaminhar perguntas por vídeo ou por escrito, antecipadamente ou durante a entrevista.

Aumenta número de pneus reciclados

01 de abril de 2011 0

A indústria pneumática coletou e destinou 311.554 toneladas de pneus em 2010, o que representou um volume 25% superior em relação a 2010. O total do ano passado representa 20,23% do montante acumulado desde 1999 (1,54 milhão de toneladas), quando teve início o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, administrado pela Reciclanip, entidade sem fins lucrativos criada pelas fabricantes de pneus.

Atualmente, a Reciclanip tem 620 pontos de coleta em todo o país em parceria com prefeituras, que cobrem praticamente todos os municípios com mais de 100 mil habitantes (confira em www.reciclanip.com.br). O número destes postos também cresceu 32% em 2010.  

Do total de pneus coletados pela entidade, 64% são reaproveitados como combustível alternativo para as indústrias de cimento e papel e celulose. Os demais 36% são reutilizados na fabricação de asfalto borracha, solados de sapato, dutos pluviais, pisos industriais e tapetes para automóveis.

Terça Ecológica debate Código Florestal

01 de abril de 2011 0

A primeira Terça Ecológica deste ano inaugura a proposta de organização do tradicional evento do Núcleo dos Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) com outras entidades. No dia 5 de abril, das 19h às 21h, o encontro irá debater as propostas de mudança do Código Florestal na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado (CREA-RS), na Rua Guilherme Alves, 1010.

A promoção do NEJ/RS e do CREA-RS irá reunir o engenheiro florestal Luiz Ernesto Grillo Elesbão e o biólogo Paulo Brack para levantar as questões polêmicas das alterações realizadas no Código Florestal. Luiz Elesbão é coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do CREA-RS, mestre em Manejo Florestal, doutorando em Engenharia Florestal, e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Paulo Brack é mestre em Botânica, doutor em Ecologia e Recursos Naturais e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A Terça Ecológica é realizada sempre na primeira terça-feira de cada mês e tem por objetivo oportunizar que as pessoas aprofundem seus conhecimentos sobre questões ambientais. Em 2011, o NEJ/RS buscará organizar os eventos em parceria com outras entidades a fim de diversificar o público e ampliar sua abrangência. Todos os debates são abertos ao público.

Serviço
Terça Ecológica sobre o Código Florestal
Data: 5 de abril de 2011
Horário: das 19h às 21h
Local: Sede do CREA-RS (Rua Guilherme Alves, 1010 – 5º andar)
Entrada franca