Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Desbloqueio dos celulares e a conta alta

29 de março de 2010 2

O desbloqueio de aparelhos celulares junto às operadoras de telefonia móvel (Vivo, Claro, TIM, Oi, CTBC, Sercomtel e Unicel) tem de ser feito sem cobrança de qualquer valor pelo serviço. Isso possibilita ao consumidor usar no mesmo telefone chips de empresas diferentes. Entretanto, para a Anatel, o desbloqueio não significa rompimento do contrato de compra do aparelho ou da prestação do serviço com a operadora. Se o cliente cancelar o serviço antes do prazo de permanência fixado no contrato - que é de no máximo 12 meses -, a empresa poderá cobrar multa e outras penalidades previstas.

A democratização do celular e medidas como a portabilidade, que permite mudar de operadora sem trocar de número, dão liberdade ao consumidor, mas sempre é bom manter o controle para não se endividar. Se as contas estão vindo muito altas, uma opção pode ser migrar para o sistema pré-pago e estabelecer um limite mensal de gastos. Passar um período sem créditos no celular, só recebendo chamadas e utilizando o telefone fixo para se comunicar, pode ser um bom tratamento de choque para quem não consegue desgrudar do aparelho. É bom manter o controle também na hora de fazer download de jogos e músicas e de mandar mensagens, maravilhas da tecnologia que têm o seu preço. As dicas são do educador e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos.

Postado por Maria Isabel Hammes

Comentários (2)

  • edu z diz: 30 de março de 2010

    Fui adepto dos planos pós até dois anos atrás, quando, na pressa, acabei optando por um pré e não só baixei meu gasto mensal (de 200 para 50) como aprendi a usar o celular de uma forma racional. Entretanto, lamento que os planos pré sejam muito restritos quanto à possibilidades de gastos. Acessar internet, por ex, num plano pré é inviável.

  • José Carlos Christóvam Corrêa diz: 29 de março de 2010

    Solicitei junto à Claro a mudança de pós para pré. Para minha surpresa fui informado que ficaria em torno de cinco dias sem fazer nem receber chamadas. Seria esta uma espécie de obstáculo para dificultar a migração? Será legal?
    Diante de tanta tecnologia em telefonia não acredito que seja necessário tanto tempo, pois nem estou mudando de número!

Envie seu Comentário