Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 26 novembro 2010

Regional Metropolitana do Sebrae/RS muda de endereço

26 de novembro de 2010 0

Os empreendedores e futuros empresários de Porto Alegre e Região Metropolitana passarão a encontrar, a partir da próxima semana, a unidade do Sebrae/RS em outro endereço: Rua General João Manoel, 282, centro da Capital.
As novas instalações, distribuídas em um prédio de cinco andares, são compostas por oito salas para a realização de palestras, oficinas e worshops; espaço pesquisa; laboratório de informática; além de auditório com 54 lugares. Dessa forma, será possível ampliar em 15% o atendimento presencial realizado hoje, cuja previsão para 2010 é atingir 28.216 empresários ou pessoas interessadas em abrir o próprio negócio, destaca o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes. Inclusive, o atendimento individual está fortalecido com uma equipe técnica de oito profissionais que estarão à disposição daqueles que procurarem pelas orientações da entidade.
A regional metropolitana do Sebrae/RS, com abrangência em 37 municípios, atua também através de 16 projetos coletivos relacionados aos setores do comércio e serviços, indústria e agronegócios, este último direcionado aos orizicultores do Litoral Norte gaúcho. Até o mês de outubro, 11.483 empreendedores individuais foram registrados e 14 municípios aprovaram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Novas regras de cartões de crédito beneficiam também comércio

26 de novembro de 2010 0

O Conselho Monetário Nacional editou nesta quinta-feira novas regras para o mercado de cartões de crédito. Apesar de estarem voltadas para os consumidores, as resoluções acabam afetando também o comércio.
_ Todo o mercado será beneficiado com essas medidas, pois haverá uma redução nos gastos dos consumidores que usam cartão, e esse dinheiro extra poderá ser utilizado no próprio comércio _ acredita o presidente da CDL Porto Alegre, Vilson Noer.
Outro ponto importante para os empresários é a regra que aumenta gradativamente o percentual da parcela mínima para pagamento de fatura. Isso porque ajuda a combater o superendividamento e, consequentemente, o retorno dos consumidores ao mercado por meio de modelos convencionais de pagamento a prazo.

Promoção de Natal da Renner já está na internet

26 de novembro de 2010 0

A agência de comunicação digital 3YZ desenvolveu um hotsite para divulgação da campanha natalina das Lojas Renner e da promoção, que irá sortear 60 carros zero quilômetro. Com o slogan 60 carros para ganhar. 60 dias para começar a pagar, o hotsite pode ser acessado no endereço www.lojasrenner.com.br.

Nele, além de conhecer o catálogo de Natal da Lojas Renner, os internautas também poderão cadastrar o código gerado pelas compras online para concorrerem ao sorteio dos carros. Nas urnas, que estão nas lojas, serão depositados os cupons das compras realizadas na operação online e nas unidades físicas.

A promoção segue até o dia 12 de dezembro e o sorteio acontece no dia 22 de dezembro.

Procon Porto Alegre alerta para o risco de superendividamento

26 de novembro de 2010 0

Com a proximidade do Natal e das férias de verão, aumenta, no comércio, o uso do cartão de crédito. Com o crescente uso desse serviço, tem crescido diariamente no Procon Porto Alegre o número de reclamações sobre cartão de crédito.

Em mais de dois anos e meio de funcionamento o órgão de defesa do consumidor da Capital registra 3.072 queixas, o que representa 40,59% do total de reclamações referentes a assuntos financeiros contabilizadas no Procon municipal. Entre estas reclamações, as mais freqüentes referem-se a juros exorbitantes que podem chegar próximos a 20% ao mês, enquanto as taxas praticadas por bancos e financeiras situam-se no patamar de 6%.

Por conta desta cobrança abusiva, o Procon Porto Alegre está alertando os consumidores para evitar o superendividamento decorrente do uso indiscriminado do cartão de crédito.

_ O crédito possibilitado por meio do cartão não deve ser confundido com o de um empréstimo ou de um financiamento. Estes tipos de operações  são realizadas por bancos e financeiras, a taxas de juros bem inferiores aos das administradoras de cartão _ esclarece o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior.

A situação piora quando o consumidor, endividado, resolve financiar a dívida restante do cartão, pagando apenas o valor mínimo da fatura.  Nesta rolagem da dívida  podem incidir juros  de  até 20%  sobre  o saldo financiado, e, em caso de atraso no pagamento da fatura, a multa  somada aos juros de mora elevam estratosfericamente o valor devido e o consumidor não consegue se livrar da dívida do cartão .

_ É a famosa bola de neve; nenhuma outra linha de crédito eleva tanto o saldo devedor como os cartões de crédito, e o que agrava ainda mais é o fato do consumidor continuar  comprando com  o cartão, o que dificulta  uma provável  negociação  de dívida _ destaca Ferri Júnior.

DiVino Mercato abre quiosques em dois shoppings da Capital

26 de novembro de 2010 0

A marca DiVino Mercato chega ao mercado gaúcho com dois quiosques, nos shoppings Iguatemi e Praia de Belas, trazendo um conceito inovador no segmento de vinhos e linha gourmet. Atualmente, esse formato existe somente em Campinas (SP), São Paulo (SP) e em Belo Horizonte (MG).

Os consumidores terão uma opção diferenciada comprar bebidas como vinho – são mais de 200 rótulos, com marcas exclusivas –, whisky, licor e vodka, além de acessórios,  azeites, geléias e chocolate dos mais variados países.

O quiosque DiVino Mercato do Iguatemi entra em operação na próxima quinta-feira, dia 2. Já no Praia de Belas, a operação abre no sábado que vem, dia 4 de dezembro. Os dois quiosques estarão localizados no segundo piso.

Para marcar o início das operações, os 25 primeiros clientes que efetuarem compras acima de R$ 50 em cada um dos quiosques receberão um vinho tinto de 375ml.

Além de bebidas inéditas e produtos diferenciados, os quiosques DiVino Mercato oferecerão taças, decanter (garrafa de vidro ou cristal que possui base ampla, permitindo uma superfície maior de contato do vinho com o ar), acessórios e embalagens especiais para embalar vinhos, novidade nos shoppings de Porto Alegre e uma ótima opção para presente.

O DiVino Mercato também oferecerá  uma linha de bebidas húngaras. Fazem parte desta linha licores, vinhos e o especial vinho de sobremesa Tokaji, denominação recebida pelos vinhos produzidos na região de Tokaj-Hegyalia, na Hungria, situada a 200 quilômetros a leste de Budapeste e onde a tradição vinícola existe há pelo menos mil anos.

Festa Nacional da Vindima na agenda do turismo nacional

26 de novembro de 2010 0

A cidade de Flores da Cunha lançou, durante o 22º Festival de Turismo de Gramado, a 12ª Festa Nacional da Vindima que acontece de 18 de fevereiro a 13 de março de 2011. O objetivo da ação era inserir o evento em pacotes turísticos, atraindo visitantes de diversas regiões do país.

O lançamento ocorreu no estande dos Vales da Serra, rota turística que envolve os municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Marcos e Flores da Cunha. A corte da festa, formada pela  rainha Elisa Giane Toigo e princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello, participaram do evento, junto a diversas autoridades.

A Vindima é uma ótima oportunidade para os turistas conhecerem Flores da Cunha, um dos maiores produtores de vinho do Brasil (78 milhões de litros em 2010). A festa acontecerá no Parque da Vindima Eloy Kunz. No cardápio, não faltará comida colonial, alta gastronomia e, obviamente, vinhos. A cidade conta com 197 empresas vitivinícolas.

_ Quem vier a Flores da Cunha vai entrar num desfile de carros alegóricos muito especial, contando um pouco da história e da cultura italiana. Vai encontrar também uma estrutura de estandes voltada para mostrar a uva e a vindima, os vinhos e as vinícolas, além dos outros setores produtivos como malhas e móveis. Mas acima de tudo, a piccola città a ser montada nos pavilhões da Vindima apresentará uma  grande festa, com direito a Jogos Coloniais, Música, Dança, e muita uva e vinho num típico filó italiano _ disse o secretário de Turismo local, Carlos Lisboa.

Fernanda Lima na campanha da Matriz para a Mat Inset

26 de novembro de 2010 0

A Agência Matriz, de Porto Alegre, criou a campanha para lançar o Mat  Inset Ar Livre, um produto criado para livrar as pessoas da visita dos mosquitos em ambientes abertos.

A protagonista da campanha é a atriz global Fernanda Lima,  que se mostra atenta ao bem estar da família e destaca as vantagens do produto, que deixa as áreas externas livres dos mosquitos por até 10 horas.

A campanha nacional, que começa a ser veiculada nos três estados do sul em TV aberta, anúncio para revista e rádio, foi criada por Telmo Ramos e Cláudio Franco com direção de criação de Roberto Philomena e Telmo Ramos. A produção é da Mínima e a trilha da Gogó.


Publicitário André Torretta faz palestra na Semana ARP da Comunicação

26 de novembro de 2010 0

O publicitário André Torretta fará, na próxima segunda-feira, a palestra “A Nova Classe Média Brasileira”, dentro da programação da Semana ARP da Comunicação. O evento é gratuito e aberto ao público e ocorre às 14h, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre.

Torretta autou na área de marketing em campanhas políticas e visitou as comunidades mais populares para entender sua lógica. Ao perceber a força de consumo da população de baixa renda, Torretta compreendeu que o marketing precisava ser diferente. Então, largou tudo e fundou a Ponte Estratégia, empresa de consultoria especializada em ajudar o mercado a compreender essa parcela significativa da população que, segundo ele, está na “base da pirâmide” do consumo.


Inmetro desenvolve sistema para classificação hoteleira

26 de novembro de 2010 0

A proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da Rio 2016 irá implementar importantes mudanças no país, sobretudo no setor hoteleiro. A pedido do Ministério do Turismo (MTur), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) desenvolve o Regulamento de Avaliação da Conformidade para o Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, a partir das considerações do setor hoteleiro, da sociedade e partes interessadas feitas durante as oficinas realizadas para cada tipo de meio de hospedagem e durante o  período de consulta pública.

O regulamento deve ser disponibilizado até dezembro deste ano, quando o Inmetro publicará a Portaria com o Requisito de Avaliação da Conformidade, alterando a matriz que classifica por estrelas. Isso vai possibilitar uma competitividade justa entre os meios de hospedagem do país e auxiliar os turistas em suas escolhas. O novo sistema de categorização de acomodação será de adesão voluntária. Para solicitar a nova classificação, o meio de hospedagem deve estar em situação regular no Cadastur, Sistema do Ministério do Turismo.

A nova classificação traz novidades na tipologia, dividida em sete categorias: hotel; hotel fazenda; hotel-histórico; pousadas; flats; resorts; e cama e café (hospedagem domiciliar). Os meios de hospedagem serão identificados por estrelas, de uma a cinco – sistema extinto em 1997 e que agora será aplicado até mesmo às pousadas –, e deverão atender a itens obrigatórios  e eletivos (flexíveis). O sistema foi construído após a análise da experiência em 24 países, além da participação de empresários, acadêmicos e a sociedade civil, inclusive no período de consulta pública.

_ Hoje são cerca de 15 mil meios de hospedagem no país, mas apenas sete mil são cadastrados. Não há um padrão. Queremos colocar o Brasil como um dos principais pontos turísticos do mundo, até mesmo para eventos internacionais. Para isso, precisamos expandir, melhorar a qualidade dos serviços e regularizar o setor. O turista vai poder pagar pela escolha dele e não mais ser surpreendido _ afirmou a analista da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade e uma das responsáveis pelo Programa, Luciane Lobo.

Confira dicas para o uso racional dos cartões de crédito

26 de novembro de 2010 0

As festas de final de ano trazem perspectivas muito positivas para o comércio no Brasil. O alto nível de confiança do mercado na economia brasileira vai manter os estímulos ao consumo, além de contribuir para o aumento das vendas a alta do crédito disponibilizado para os brasileiros. Contudo, junto com o aumento do consumo, torna-se ainda mais importante o planejamento financeiro, evitando assim, iniciar o próximo ano com endividamento.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) reforça a importância da educação financeira e do acesso à informação para os consumidores e lojistas que fazem uso desse meio eletrônico de pagamento. Essa proposta é materializada na campanha de comunicação educativa “A Dica é Saber Usar”.

O site www.dicasdocartao.com.br oferece dicas ao consumidor e estabelecimentos comerciais (veja abaixo), respostas para as dúvidas mais comuns sobre o uso do cartão, além de oferecer um simulador de despesas para auxiliar no controle dos gastos.

Dicas principais
– Para evitar sustos, guarde e some todos os comprovantes do seu cartão sem se esquecer de incluir as compras parceladas.
– Relacionamento virtual está na moda, mas quando você usa seu cartão para comprar pela internet, prefira sites seguros.
– Não passe aperto. Nunca comprometa seu salário com as despesas do seu cartão. Se for preciso, faça uma revisão nos seus gastos.