O episódio do confronto entre policiais e traficantes no Rio de Janeiro pode servir de exemplo ao mundo dos negócios. A opinião é da diretora geral da Weigel Coaching, empresa especializada em comportamento e desenvolvimento de negócios e organizações, Jaqueline Weigel.
Segundo ela, o trabalho em equipe realizado pelas polícias, órgãos públicos e população para conter o crime não foi apenas um exemplo de cidadania. Para a executiva, a união de todas as camadas da sociedade em favor de um bem maior é um exemplo para as empresas.
_ Todos os envolvidos, políticos, forças armadas e população, tiveram uma nova atitude. Formaram um grupo determinado e focado na mudança, na evolução. É isso que deve acontecer nas empresas _ comenta.
Jaqueline comparou o episódio do Rio de Janeiro ao vivido pela maioria das companhias, com falta de comprometimento dos funcionários, falhas na liderança e modelo defasado de gestão.
_ A inoperância da população do Rio de Janeiro é a mesma da maioria dos funcionários descontentes. As falhas de gestão dos políticos e dos policiais podem ser comparadas à dos gestores. Enfim, as empresas precisam promover uma grande mudança, como fez o Rio, para se libertarem das lacunas que atrasam o crescimento _ afirma.
