Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Brasileiros pagaram R$ 21,7 bilhões de IPVA em 2010

31 de janeiro de 2011 0


De janeiro a dezembro de 2010, os mais de 64 milhões de proprietários de veículos em todo o país pagaram R$ 21,7 bilhões de Imposto sobre Propriedade de Veículos e Automotores (IPVA), sendo que o Estado de São Paulo apresentou a maior arrecadação, enquanto a menor foi registrada em Roraima.
Os dados são revelados no estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) que apresenta, proporcionalmente, a arrecadação do IPVA em relação à população brasileira e à frota de veículos existente no Brasil, tendo como base de dados disponibilizados no site do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), sendo que a frota de veículos foi obtida junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a população atualizada por meio do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por ser um tributo estadual os valores e alíquotas são diferentes em cada unidade da federação, fazendo com que estados como o Paraná, por exemplo, seja o quinto colocado em população, mas tenha a terceira maior frota de veículos do Brasil.
Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, uma tributação menor, entre outras facilidades burocráticas, de acordo com a distância geográfica, pode estar provocando uma migração de contribuintes para as localidades de tributação menor.
_ A diferenciação do tributo entre os estados, pode, em menor escala, ser tratada como uma “guerra fiscal”, intencional ou não, para atrair mais contribuintes de IPVA _ observa.


Envie seu Comentário