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Posts de dezembro 2011

Companhia aérea encerra o ano com 156 aeronaves

29 de dezembro de 2011 3

A TAM Linhas Aéreas acaba de incorporar à sua frota duas novas aeronaves A320, vindas diretamente da fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha). Ambas estão configuradas com 174 assentos e eram as últimas unidades aguardadas pela companhia em 2011. Com a maior frota de aviões de passageiros da história da aviação brasileira, a TAM encerra o ano com 156 aeronaves.

As novas unidades da Airbus recebidas pela empresa neste mês serão alocadas na operação doméstica no início de 2012. Hoje, a frota da TAM tem idade média entre 6 e 7 anos, uma das mais novas do mundo. A previsão, de acordo com o plano da companhia, é chegar a 179 aeronaves até o fim de 2015.


TAM quer chegar a 179 aeronaves até 2015


Os dois novos A320 já vêm da fábrica equipados com o sistema OnAir de conectividade a bordo, baseado na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat. Com ele, os passageiros podem usar seus telefones celulares para fazer ligações, enviar e receber mensagens ou dados, possibilitando o acesso à internet e às redes sociais em smartphones.

Com isso, a TAM somará 31 aeronaves com os serviços OnAir. Nos próximos anos, 80 aviões da companhia serão equipados com o sistema, que será instalado na frota internacional a partir do segundo semestre de 2012.

Banco reforça rede de atendimento para o verão gaúcho

29 de dezembro de 2011 0

A Caixa Econômica Federal vai ampliar, em 2012, a sua rede de atendimento, no litoral norte do Rio Grande do Sul, em 35% com relação ao verão de 2011. O objetivo do banco a prestar um atendimento ainda melhor, a seus clientes, durante o verão gaúcho.

A rede de atendimento da Caixa, na região, é formada por casas lotéricas, correspondentes bancários, postos de atendimento eletrônico e salas de autoatendimento, além das próprias agências do banco. A ideia é garantir maior conforto e agilidade aos veranistas.

Nessas unidades, é possível acessar os serviços bancários; como saque, depósito, pagamentos e benefícios sociais, assim como as linhas de produtos e serviços bancários, entre os quais se destacam a Poupança da Caixa, a conta Caixa Fácil, o crédito pessoal e o crédito consignado.

A Caixa tem agências ou pontos de atendimentos nas seguintes praias: Araçá, Arroio do Sal, Arroio Teixeira, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capão Novo, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itapeva, Itati, Mampituba, Mariluz,
Morrinhos do Sul, Quintão, Rainha do Mar, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e
Xangri-lá.

Dez dicas para escolher um negócio rentável

28 de dezembro de 2011 0

Diante de inúmeras oportunidades de investimentos no mercado, o velho sonho do plano “B” – depois de tantos anos trabalhando como empregado e acumulando reservas e experiências – pode tornar-se algo factível. O entrave é que, uma simples analise precipitada, poderá colocar o investidor em sérios apuros. Para evitar esse deslize, a Hilco Appraisal Services, empresa de avaliação de ativos, preparou 10 dicas práticas para ajudar na escolha de um negócio rentável.

Para Antônio Lopez, diretor da Hilco Appraisal , um primeiro passo será a identificação com o objeto do negócio: restaurante, loja de conveniência, perfumaria, chocolateria , café, moda infantil, lava rápido, posto de gasolina ou qualquer outra opções. Negócio novo? Negócio existente? Franquia? Segundo ele, a decisão será primeiramente emocional: o que eu gostaria de fazer?

Em seguida, emergem as questões práticas, ou seja, uma análise objetiva e aprofundada do retorno financeiro do negócio. Para auxiliar neste processo de planejamento e definição de onde investir e se investir, a empresa apresenta a seguir dez regras, ou dez perspectivas a serem consideradas:

1) Definição do ponto comercial: visite o local em diferentes horários para saber qual é o horário de movimento comercial.

2)Instalações: o investimento em instalações do tipo frigoríficos , vitrines, cozinhas, provadores, etc , é muito particular ao negócio que irá montar. As franquias já dispõem de projetos prontos.

3) Edificações: locais já adequados ao seu negócio já são um bom começo pois irão exigir pouco investimento em reformas. Muitas vezes, o investimento em adaptações será perdido caso você tenha que vender o negócio e entregar o imóvel ao proprietário.

4) Receitas passadas: peça ajuda ao proprietário para informar qual foi a receita, por exemplo, dos últimos 5 anos do negócio.

5) Margens de lucro: um negócio que esteja a venda deverá demonstrar claramente quais as margens de lucratividade, basicamente: Faturamento Total – Custos (fixos e variáveis) – impostos.

6) Projeções de receita: aqui também é interessante contar 5 anos de projeções. Seja uma pequena indústria, comércio, restaurante, deverá projetar.

7) Custo fixo: São todas as despesas que não dependem diretamente do movimento do negócio, como por exemplo, aluguel, salários, coleta de lixo, condomínio e luz.

8)Custo variável: são aqueles custos relacionados ao movimento do seu negócio ou despesas ligadas ao processo produtivo, por exemplo: No caso de shopping, há uma parte do aluguel ligado ao faturamento.

9) Estoques: o estoque é um ativo. É um componente que deverá ser adicionado ao valor do negócio.

10)Dívidas: toda divida independente da data de vencimento deverá ser descontada no fechamento do negócio. Dica: não esqueça das dívidas que vençam dentro de prazos maiores, exigir um desconto para pagá-las no ato ao credor.

Número de novos negócios no Brasil cresce mais rápido do que em outras economias

27 de dezembro de 2011 0

O número de empresas iniciantes no Brasil, as chamadas de “startups”, está aumentando mais rapidamente do que em quase todas as outras principais nações, de acordo com a nova pesquisa da UHY, rede global de contabilidade, auditoria e consultoria, representada no Brasil pela UHY Moreira. Mais de 617 mil novos negócios foram registrados no Brasil em 2010, comparados aos 467 mil criados em 2006.

A pesquisa demonstra que o número de empresas iniciantes no Brasil aumentou em média 7,2% por ano, durante os últimos cinco anos. Em comparação, o número de empresas iniciantes na China está crescendo 6,9% por ano. Os EUA, comparando com os dados de cinco anos atrás, mantêm índices significativamente menores de novos negócios por ano. Somadas, as nações BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) estão criando, em média, 18% mais novos negócios por ano, comparadas às nações “não-BRIC”, que estão criando, em média, somente 0,4% mais negócios novos por ano, durante os últimos cinco anos.

O país com o aumento mais rápido em novas empresas é a Rússia, que teve um aumento anual de 25,6% nos índices de novos negócios durante os últimos cinco anos. Quase 3,2 milhões de negócios foram registrados na Rússia em 2010, comparados com 1,3 milhão em 2006.

Confira o resultado no quadro abaixo:

Aumento/diminuição  anual para empresas iniciantes durante os últimos cinco anos

(2006-10)

Aumento/diminuição para empresas iniciantes

(2009-10)

BRIC

18%

BRIC

18%

Não-BRIC

0,4%

Não-BRIC

3,3%

Rússia

25,6%

Dubai

53,1%

França

21,5%

Rússia

22%

Estônia

9,1%

China

20, 8%

Brasil

7,2%

Austrália

14,7%

China

6,9%

Reino Unido

10,6%

Austrália

6,8%

Canadá

10, 5%

Índia

5,7%

França

6,7%

Holanda

4,8%

Itália

6,5%

Canadá

3,8%

Malásia

6%

Malásia

3,7%

România

5,9%

Reino Unido

-0.4%

Irlanda

5,1%

Itália

-0,8%

Índia

4.7%

Romênia

-2,4%

Japão

3,2%

Alemanha

-3%

Holanda

3,1%

Dubai

-4,8%

Espanha

2,1%

Japão

-6,2%

Alemanha

1,2%

EUA

-6,7%

Brasil

-0,7%

Irlanda

-7,6%

EUA

-7,8%

Espanha

-14,6%

Estônia

-33,8%

Vendas de Natal atingem expectativas de lojistas no RS

27 de dezembro de 2011 0

As vendas da última semana antes do Natal elevaram o resultado do setor em 7,5% em relação ao desempenho das vendas do Natal passado. Os dados foram obtidos através de levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-RS) junto aos lojistas do Estado e também junto a base de dados do Sistema de Proteção ao Crédito – SPC.

As vendas ultrapassaram o patamar esperado na projeção inicial da entidade, que era ficar entre os índices de 6% a 7%. O desempenho deve ser comemorado, de acordo com o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

— Devemos levar em conta que as vendas do Natal do ano passado foram consideradas por muitos, as melhores dos últimos anos, ou seja, em 2011 tivemos um crescimento sobre uma base histórica altíssima, o que torna esse número ainda mais importante — explicou.

Segundo o presidente da FCDL-RS uma das razões para este crescimento nas vendas foi o estímulo feito pelas políticas de redução da carga tributária (IPI), que foi muito bem recebida pelo setor. Os consumidores sentiram rapidamente as vantagens com a redução dos valores em produtos como refrigeradores, fogões e televisores. O levantamento apontou ainda que nos dois últimos dias antes do Natal as vendas se concentraram especialmente no setor de confecção, cosméticos e telefonia.

Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito SPC o índice de inadimplência parcial em dezembro está em 5,9%, refletindo no comportamento mais cauteloso do consumidor ao assumir compras com prazos de pagamento mais dilatados.

Um dos pontos que ainda entusiasma o setor é a chegada das tradicionais liquidações pós-Natal, oportunidade em que ocorrem as queimas de estoque, onde produtos são oferecidos com descontos muito atrativos aos consumidores. Para o ramo de confecções a semana será marcada pela tradicional troca de tamanhos e modelos de produtos, oportunidade em que os vendedores aproveitam para fazer vendas adicionais que satisfazem ainda mais o consumidor.

Oi amplia cobertura móvel no Litoral Norte

27 de dezembro de 2011 0

A Oi reforça que está instalando mais de 1.096 sites com antenas no Rio Grande do Sul e vai ampliar, neste fim de ano, a capacidade da sua rede móvel de Imbé, Xangri-Lá e Torres.
Em cada uma das três cidades do Litoral Norte, ponto de concentração dos gaúchos nesta época do ano, uma estação rádio-base será disponibilizada para garantir o aumento do tráfego de dados de celular.

Renner abre vagas para loja em Erechim

27 de dezembro de 2011 0

A Lojas Renner abre processo seletivo de colaboradores para sua loja em Erechim, localizada no centro da cidade. As oportunidades são para os cargos de assistente de vendas, assistente de produtos financeiros, auxiliar de estoque e fiscal de loja.
Os interessados devem entregar seu currículo até o dia 3/1 na loja da Renner ou enviar para o e-mail oportunidades@lojasrenner.com.br.
A Renner tem mais de 13 mil colaboradores em 164 lojas espalhadas no país.

Como acertar as finanças no próximo ano

27 de dezembro de 2011 0


Todo mundo quer começar o ano-novo com muito dinheiro no bolso. Contudo, para que o ano de 2012 seja um ano mais saudável financeiramente é preciso fazer as coisas de forma diferente. Reinaldo Domingos, educador financeiro, listou orientações que ajudarão você e sua família a ter um ano mais próspero e sustentável financeiramente.

Reúna a família, inclusive as crianças, e converse sobre sonhos, desejos que queira realizar neste novo ano

Saiba quanto custa cada sonho, é preciso pelo menos ter três sonhos (curto, até um ano; médio, até 10 anos, e longo prazo, acima de 10 anos), não se esqueça do quanto pretende guardar para cada sonho

É importante registrar que o dinheiro para realizar os sonhos quase sempre está dentro da própria casa, pois, segundo pesquisas, uma família gasta em média de 20 à 30% do dinheiro em desperdícios e excessos, e isso nas despesas essenciais, como energia elétrica, até as despesas supérfluas

Também é preciso que ter certeza para onde está indo cada centavo do dinheiro, para isso faça um diagnóstico financeiro, registrando tudo que se gasta por 30 dias e por tipo de despesas, inclusive os pequenos gastos como cafezinho, gorjetas, etc

Registre em uma agenda as prestações que já foram contraídas mensalmente, exemplo: se tiver 10 prestações no cartão de crédito, deverá registrar nos 10 meses cada prestação. Isso deverá ser feito com os carnês, crediários parcelados para pagamento em 2012

O orçamento financeiro que constará na agenda mensalmente será o que se recebe de dinheiro líquido mensal, menos os valores dos sonhos, menos as dívidas já contraídas e o que sobrar deverá ser o dinheiro do padrão de vida ao qual a família deverá se adequar

É preciso tomar consciência que algumas facilidades de créditos não ajudam no orçamento, cada vez que se usa, se endivida, reduza o limite do cartão de crédito, é preciso que seja no máximo metade de seu ganho.

O cheque especial trata-se de uma linha de crédito e não apenas um limite, assim, se possível não tenha. Se já estiver utilizando, procure o gerente de sua conta e troque por outra linha de credito com juros baixos e cancele o limite.




Crédito habitacional no Brasil deve passar de R$ 150 bi em 2012

26 de dezembro de 2011 0

Fortalecer o mercado interno e ampliar o crédito. Essas são as estratégias do Brasil para combater a crise neste início de 2012. Com as indefinições nas economias dos países da Europa, a aposta no consumo interno e a redução na taxa de juros são saídas apontadas por muitos economistas.
Envolto a esse cenário, o mercado imobiliário — que tanto tem prosperado nos últimos anos — deve manter, ou aumentar, de tamanho em 2012. Isso porque a demanda e crédito continuarão em alta, segundo especialistas do setor.
— O crédito para financiamento habitacional deve ser expandido pelos bancos, pois a demanda por imóveis está cada vez mais crescente — acredita Alexandre Lafer Frankel, diretor-presidente da incorporadora Vitacon.
Segundo ele, o valor dos imóveis continuará valorizado. De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), 2011 deve fechar com volume de R$ 117 bilhões em financiamentos desse tipo (30% a mais do que em 2010). Para o próximo ano, a projeção é de R$ 152,1 bilhões em crédito habitacional.

Pesquisa revela expectativa de profissionais para 2012

26 de dezembro de 2011 0

O grupo Michael Page realizou uma pesquisa em dezembro por meio de suas redes sociais para avaliar as perspectivas de profissionais jovens e experientes para 2012. Cerca de 500 pessoas foram entrevistadas, divididas em dois diferentes grupos, de acordo com a atuação das duas empresas do grupo:

- Michael Page: executivos com diversos níveis de experiência (média e alta gerência)

Page Personnel: com faixa etária entre 30 e 40 anos e jovens profissionais, com idade de 23 a 29 anos.

A pesquisa demonstrou que os dois grupos de profissionais revelam possuir planos bem diferentes para 2012:

Michael Page

Page Personnel