Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Vendas dos supermercados crescem 11,58%

29 de março de 2012 0

As vendas reais do setor supermercadista em fevereiro de 2012 cresceram 11,58% em relação a fevereiro de 2011, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com janeiro deste ano, houve uma queda real de -0,18%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 7,57%, na comparação com igual período de 2011. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 18,10% em fevereiro em relação a fevereiro de 2011 e alta de 0,27% sobre janeiro deste ano. O acumulado nominal, no bimestre, chega a 14,07%, na comparação ao mesmo período do ano passado.

— A queda apresentada em relação a janeiro era esperada por conta do efeito calendário. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas surpreenderam positivamente, mostrando que o setor conseguiu atrair parcela significativa do aumento da renda do trabalhador ocorrida no período, incluindo-se aí o aumento de 14,1% no salário mínimo — avalia o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.

Além disso, o 35º Ranking Abras 2012, elaborado pela entidade, confirmou os bons resultados de 2011 para o setor supermercadista brasileiro. No ano, as vendas do autosserviço somaram R$ 224,3 bilhões, percentual 11,3% superior ao de 2010, em valores nominais.

Os quatro primeiros colocados no Ranking Abras, em 2011, são: Pão de Açúcar (faturamento de R$ 52,6 bilhões), Carrefour (R$ 28,7 bilhões),Walmart (23,5 R$ bilhões) e Cencosud (R$ 6,2 bilhões).

Envie seu Comentário