Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Onde aplicar com a "nova" poupança?

04 de maio de 2012 2

A partir desta sexta-feira, o rendimento da caderneta de poupança será diferente: sempre que a Selic for menor ou igual a 8,5%, o rendimento da poupança, deixará de ser 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR) e passará a ser 70% da Selic mais a TR.

Essa medida será válida apenas para os montantes aplicados na caderneta de poupança a partir de 04 de maio de 2012. Diante dessa notícia, muitos investidores se perguntam: neste novo cenário, qual a melhor decisão de investimento? Se a Selic alcançar o patamar de 8,5% devo aplicar os meus recursos na poupança, no tesouro direto ou em no CDB?

Segundo Samy Dana, professor da EESP-FGV (escola de Economia da FGV-SP) e Miguel Bandeira (graduando da escola de economia), a primeira decisão que o investidor deve tomar é entre poupança e tesouro direto. Uma vez decidido entre poupança e tesouro direto, o investidor deve procurar o seu banco e ver qual a rentabilidade do CDB oferecido como percentual do CDI para tomar a decisão final. A principal vantagem da aplicação em poupança é a não incidência do IR sobre os seus rendimentos.

Já as aplicações no Tesouro Direto e em CDBs não são isentas da cobrança do imposto. A alíquota de IR será de: 22,5% para investimentos de até 180 dias; 20% para investimentos entre 180 e 360 dias; 17,5% para investimentos entre 360 e 720 dias e, por fim, 15% para investimentos com maturidade superior a 720 dias.

Confira um resumo na tabela abaixo – Resumo entre Poupança e Tesouro em função do prazo e da Selic:


Comentários (2)

  • M diz: 4 de maio de 2012

    uma duvida que não estou encontrando concenso nos sites é a partir dessa nova rentabilidade como funciona os saques da poupança ?

    será sacado a partir dos depósitos mais antigos (rentabilidade antiga) ou dos mais novos (nova regra) ou será de acordo com o que o cliente desejar ?

  • nelico diz: 7 de maio de 2012

    Bastou a poupança “ensaiar” rendimento igual ou melhor que os outros, o partido do povo cortou o rendimento daqui pra frente.Este é o partido que pensa no povo.E o Ministro e a propria presidente alegam,como motivo para esta tunga,facilitar a queda dos juros.Ora: queda dos juros é p/ consumir…poupança é para guardar….são coisas diferentes.O mesmo eles fazem quando “corrrigem” as aposentadorias,maiores que o minimo, abaixo da inflaçaõ.O mesmo eles fazem quando dão 3%+tr para os depositos do fundo de garantia.Só acredita na sinceridade da presidenta quem não quer ou não sabe fazer conta.

Envie seu Comentário