Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Reconhecimento facial para aumentar segurança bancária

21 de junho de 2012 0

Uma série de serviços e produtos começa a chegar ao mercado para elevar o nível de segurança nas operações bancárias. A Prosegur, por exemplo, apresenta em Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras nesta semana, em São Paulo, medidas como reconhecimento facial, tecnologia que pode ser utilizada para a diminuição de eventos conhecidos como “saidinhas de banco”. A solução é baseada em um modelo matemático robusto, que pode reconhecer até 12 pessoas simultaneamente, utilizando uma base de dados de 400 mil faces em apenas um segundo.
Para a diretora de Tecnologia da Prosegur, Melina Yasuda, o sistema é ideal para ser utilizado por agências bancárias, pois reconhece pessoas que já praticaram atos ilegais em outras agências e reconhece indivíduos que estão no ambiente bancário com intenções suspeitas. E também pode ser utilizado para coibir fraudes em caixas automáticos, pois pode identificar, por exemplo, que o titular do cartão não é o mesmo que está fazendo a retirada do numerário, para isso os caixas eletrônicos devem ter uma câmera que irá fazer a captura da face e o seu reconhecimento.
Uma outra técnica é a chamada Gerador de Neblina, já usado na Espanha. Ao receber um sinal de ativação de um sensor próprio ou externo, o aparelho, automaticamente, gera uma nuvem de vapor com aspecto de fumaça que preenche completamente o recinto protegido em menos de 30 segundos e reduz a visibilidade a menos de 30 cm, em todas as direções. Assim, não há como fazer qualquer deslocamento dentro do ambiente protegido, inibindo totalmente a ação de possíveis invasores.

Envie seu Comentário