Uma lista de 19 itens usados como presentes foram extraídos do Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV) entre agosto de 2011 e julho de 2012. A variação média nos últimos 12 meses para este conjunto de itens foi de 4,79%, abaixo da inflação verificada para o mesmo período, que está em 5,65%.
Na lista de presentes, os que mais caíram de preço nos últimos 12 meses, segundo levantamento feito pelo economista André Braz do IBRE/FGV, foram os equipamentos eletrônicos: aparelho de DVD e Blu-ray (-7,48%), telefone celular (-6,88%) e máquina fotográfica e filmadoras (-5,71%). Bom para aqueles pais ligados em tecnologia, mas nem tanto para os filhos, pois, por serem geralmente mais caros do que os demais, nem sempre são tão acessíveis.
Em contrapartida, sapato (9,38%), camisa (6,81%) e blazer (19,81%) masculinos sofreram reajustes que superam a inflação acumulada em 12 meses. Na categoria serviços, está mais caro ir a shows musicais (9,14%) ou ao cinema (8,97%). Vale lembrar que, mesmo que o presente almejado tenha sofrido um reajuste compensador em seu preço, quem pesquisa sempre economiza mais.
Nessa época, as lojas estão competindo pela atenção dos clientes e compras à vista podem representar uma economia de 5% a 10% no presente escolhido.
