Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de novembro 2008

Ataques terroristas na Índia

28 de novembro de 2008 1

 

Hoje é outro dia repleto de calamidades. No mesmo dia em que choramos as mortes em Santa Catarina, recebemos noticias das mortes dos reféns judeus num Centro Comunitário (Chabad-Lubavitch) em Mumbai, Índia. Um Jovem de 29 anos, Rabino Gavriel Holtzberg, e sua esposa, Rivka foram assassinados friamente por terroristas e deixaram órfão seu filho, Moshe de 3 anos.

 Em nome da comunidade Bahá’í, ofereço nossas condolências e fervorosas  orações aos nossos irmãos judeus  e condenamos veementemente este ato abominável.

 

Com Pesar,

Payam Neda

Representante da Fé Bahá’í

 

Postado por Payam Neda

ORAÇÃO PARA SC

28 de novembro de 2008 0

Ó meu Deus! Ó meu Deus! Verdadeiramente, invoco-Te, e ante Teu limiar imploro, pedindo que todas as Tuas graças desçam sobre estas almas. Elege-as para Teu favor e Tua verdade, Ó Senhor! Une firmemente os corações; harmoniza todas as almas e extasia os espíritos com os sinais da Tua santidade e Tua Unidade. Ó Senhor! Torna estas faces radiantes com a luz da Tua Unidade. Fortalece Teus servos em dedicação a Teu Reino. Ó Senhor! Tu que possues infinita mercê! Ó Senhor de clemência e misericórdia! Perdoa-nos os pecados, sê indulgente com nossas faltas e faze-nos volvermos para o reino da Tua benevolência, invocarmos o domínio da grandeza e do poder, sermos humildes Ante Teu Santuário e submissos diante da glória dos Teus sinais. Ó Senhor, Deus! Sejamos como ondas do mar, ou flores de um jardim, unidos, em harmonia, através das graças do Teu amor. Ó Deus! Enleva os corações diante das evidências da Tua Unidade e faze com que todos os homens se assemelhem a estrelas brilhando da mesma altura de glória, a frutos perfeitos crescendo em Tua Árvore da Vida.
Em verdade, és o Onipotente, O que Subsiste por Si próprio, o Generoso, o Misericordioso, o Supremo Perdão, a Absoluta Sabedoria, o Criador Único!

ORAÇÃO BAHÁ`Í

www.bahai.org.br

 

Postado por Payam Neda

O DOLOROSO E O SUBLIME

28 de novembro de 2008 0

 

Quando a dor afeta no âmago de nosso ser, ficamos quase paralisados.

E a nosso redor o sofrimento envolve cada momento a vida de pessoas nossos iguais. E vemos tristeza, destruição, necessidade, solidão, fome, sede. E muitos se perguntam: E onde está Deus?

Aos poucos o que impactou passa a ser absorvido pela mente e vemos pessoas se unindo para ajudar. E vemos o esforço, a princípio tímido, que vai se juntando a outros movimentos de organização para ajuda dos que necessitam e que pensam não estar sendo ouvidos e atendidos.

Não importa então saber a causa do sofrimento, mas o que podemos fazer para minorar este sofrimento.

E num momento da Humanidade em que pensamos que o valor maior é o lucro e o egoísmo, vemos crescer a solidariedade, o trabalho, a tolerância.

E lembramos de algo importante: a maior parte dos Evangelhos, escritos que narram a

passagem de Jesus entre nós, foi escrita por João evangelista, em grego. Em grego a palavra Amor tem quatro significados: Eros – atração sexual; Storgé – afeição; Philos – amor condicionado; e Agape – caridade. Então Amor não é só sensação nem só sentimento; quando o ser humano atinge um grau mais elevado em seu progresso moral, o sentimento se torna comportamento, ação.

E isto vemos acontecendo em nossos dias.

Quando desiludidos da Humanidade vamos olhar a nosso redor: há o sublime, o amor transformando em ação um comportamento, em ajuda ao semelhante.

Quase uma contradição, o doloroso nos faz encontrar o sublime que existe em cada pessoa humana.

Que o amor ensinado por Jesus a todos nós traga mais fé, ação, e uma realidade que do sofrimento faz um despertamento individual e coletivo, com respeito humano e realizações para o bem.

Postado por Cristina Canovas de Moura

A nossa ajuda para Santa Catarina

27 de novembro de 2008 6

Prezados leitores do Blog

Gostaria que vocês me ajudassem a tornar esta idéia uma realidade: enviei um e-mail ao presidente do Sport Club Internacional. Se tiver sucesso, estaremos arrecadando 40 mil quilos de alimentos não-perecíveis para ajudar nossos irmãos catarinenses. Por favor, vamos criar uma corrente de solidariedade para que essa idéia se torne realidade.

Quem estiver de acordo, assine em comentários e divulgue esta mensagem. Não interessa nesta hora qual é o seu clube. O importante é sermos todos solidários.

 

Sr. Presidente
Vitorio Carlos Costi Piffero

Na próxima quarta-feira, final da Sul-americana, o Beira Rio receberá um público aproximado de 40 mil pessoas.
Sugiro que o Internacional, um clube bem solidário, ajude a arrecadar 1 quilo de alimento não-perecivel por pessoa que ingressar no estádio, a ser destinado aos nossos irmãos catarinenses.
Faço parte do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre.
Aguardo o seu contato a fim de organizar a campanha de solidariedade.
Atte.

Prof. Guershon Kwasniewski
Líder Religioso da Sociedade Israelita Brasileira -SIBRA -

sibrars@terra.com.br 

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

Santa Catarina

25 de novembro de 2008 3

Prezadas senhoras e senhores, escrevo respondendo a muitos dos comentários que nos chegaram.

Recebemos uma quantidade considerável de e-mails respondendo ao meu post anterior. Neste blog temos como critério publicar todos os comentários, sempre que sejam escritos com respeito, sem importar se concordam ou discordam com o autor.

Isso faz parte das regras de uma sociedade democrática.

Se tu tens água no pescoço, a casa afundando, sei que expressar solidariedade e pedir que rezemos pelas benditas almas dos que se foram não resolve.

Mas também sei que nao podemos ficar de costas a Santa Catarina e ignorar o que acontece.

A primeira reaçao foi expressar solidariedade, mas saibam que estarmos juntando roupas e agasalhos para lhes enviar via Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

Sobre Deus, posso entender a revolta de muitos de vocês, mas ninguém chamou de pecadores aos que estão sofrendo. Estou seguro de que, num momento como este, a única coisa que não se pode perder é a fé.

Não podemos controlar a força da natureza, mas podemos controlar onde construímos as nossas casas e devemos cobrar das autoridades moradias dignas e seguras para tudo o mundo.

Para quem escreveu que associamos Deus às obras de benção e o ser humano com o mal, quero-lhe dizer que não é uma fórmula matemática.

O ser humano também está associado às obras de bem, somos parceiros da criação, e, como tal, devemos cuidar do nosso planeta e dos seus recursos.

Mas nem todos os seres humanos têm um comportamento digno.

Amigos, nesta hora concentremos a nossa energia em ajudar aos que precisam, deixemos a discussão de lado e unamos as nossas forças. 

 

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

Solidariedade com as vítimas de Santa Catarina

24 de novembro de 2008 0

O Grupo de Diálogo Inter-religioso, de Porto Alegre, expressa sua solidariedade com as famílias das vítimas do temporal que atinge Santa Catarina.

Rezamos pela bendita memória das vítimas e elevamos a nossa reza pelo fim das chuvas.

Esses fatos nos levam a pensar  no plano divino atuando na terra. Mas deveríamos pensar em como nós, os homens, tratamos o planeta e como este responde às agressoes humanas.

Em Santa Catarina, temos chuvas e morte. Na Espanha, temos furacões. Em outros lugares de Europa, temos tormentas de neve fora de época.

Ciclones extra-tropicais são cada vez mais comuns no Rio Grande do Sul.

O clima mudou por causa do homem e não por causa de Deus.

Somos nós mesmos infringindo o castigo contra a nossa própria casa, o planeta terra.

Falamos de desmatamento, mas pouco fazemos para mudar o maltrato em matéria de natureza.

Se não reagirmos logo, amanhã poderá ser muito tarde.

Preservando o nosso planeta, estaremos preservando as nossas vidas.

 

Postado por Prof Guershon Kwasniewski

Michael Jackson se converte ao Islamismo

21 de novembro de 2008 0

As conversões são comuns em todas as religiões.

Quando alguém conhecido ou famoso se converte, acaba gerando uma grande revolução entre seus seguidores.

As conversões são tão antigas como a história da humanidade.

Abraham deixou o politeísmo do pai e passou a ser monoteísta.

Jesus nasceu e viveu como judeu, mas os seus seguidores tomaram o caminho que hoje conhecemos como Cristianismo.

Na idade média Shabtai Tzví se autoproclamou messias dos judeus, mas acabou se convertendo ao Islamismo, deixando frustrados e perdidos os seus seguidores.

Madonna não se converteu, mas abraçou ultimamente o estudo da Kabala, levando milhares de pessoas no mundo a aderir ao estudo místico do Judaísmo.

Agora é a vez de Michael Jackson, e o mundo falará!

Compartilho a noticia com vocês:

Michael Jackson, 50 anos, se converteu ao islamismo em cerimônia realizada na casa de amigos em Los Angeles. Segundo testemunhas, o cantor estava sentado no chão e usava um pequeno chapéu enquanto um Imame, o pregador no culto islâmico, oficializava a conversão de Jackson.

De acordo com o tablóide The Sun, a cerimônia aconteceu enquanto o cantor, que cresceu como Testemunha de Jeová, gravava um álbum na casa de Steve Porcaro, tecladista que compôs uma música para o aclamado álbum Thriller.

Uma pessoa próxima a Jackson afirmou que o cantor foi aconselhado a se converter ao Islam pelo compositor David Whamsby e o produtor Phillip Bubal, que também são adeptos da religião.

“Jackson estava um pouco abatido, eles começaram a falar sobre como eles se tornaram pessoas melhores depois que se converteram. Michael logo começou a gostar da idéia”, declarou a testemunha.
 

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

Grupo Inter-religioso abençoa novo shopping

21 de novembro de 2008 0

Tiago Trindade
Da dir. à esq.  representantes do Catolicismo, Espiritismo, Fé Bahái, Anglicanismo, Afro-Brasileiros, Zen Budismo, Islamismo e Judaísmo participaram da benção de inauguração do BarraShoppingSul

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

Uma visão religiosa do BarraShoppingSul

21 de novembro de 2008 0

Tiago Trindade

O Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre teve a honra de ser convidado para abençoar o mais novo shopping da cidade.

No dia 18 de novembro, os integrantes de Grupo ficaram gratamente surpresos pela existência dentro do shopping de um espaço inter-religioso, fato inédito nos centros comerciais do sul do pais.

 

Foi com grande emoção que o presidente do Grupo Multiplan, sr. José Isaac Peres, acompanhou a cerimônia dos religiosos. 

O espaço inter-religioso estará destinado aos funcionários e clientes do shopping. Será o ponto de recarrega espiritual em um meio destinado à vocação comercial.

O Grupo Inter-religioso parabeniza a Multiplan pela iniciativa e deseja sucesso no empreendimento.

Quem quiser visitar o local deverá chegar até o fundo do corredor do segundo andar, na frente das Lojas Renner.

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

ALGUMAS FOTOS

17 de novembro de 2008 0

D. Roberto Paz e Ahmad Ali/D. Roberto Paz e Ahmad Ali

Os Fundadores do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre

Postado por Alfa Scavone Buono

ALIMENTOS NA VISÃO DAS RELIGIÕES

17 de novembro de 2008 4

PARTICIPE DO ASSUNTO PROPOSTO PERGUNTANDO AOS MEMBROS DO DIRPOA, COMENTANDO, DEIXANDO SUA OPINIÃO.

  • O tema ALIMENTOS  estará à disposição até o dia 10 de dezembro/08, para troca de idéias (sugestão para abordagem: alimentos sagrados, restrições alimentares, curiosidades, pedido e troca de receitas).

Postado por ALFA SCAVONE BUONO- COORDENADORA DIRPOA

Benção Inter-religiosa no BarraShoppingSul

17 de novembro de 2008 0

Corrigimos a informação: a benção que o Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre dará pela inauguração do BarraShoppingSul será às 11h do dia 18 de novembro, e não às 10h como foi anteriormente informado neste blog.

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

A MÍSTICA DA ORIGEM Do DIRPOA

17 de novembro de 2008 1

D. Roberto Paz e Dr. Ahmad Ali /Rafael Missio Neto

O Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre nasceu como tudo que tem características sobrenaturais e transcendentais. Nasceu da busca da unidade e da concórdia, a partir dos valores religiosos mais genuínos.

Em 1997 aconteceu um Seminário das fés abrahámicas, promovido pelo Centro Cultural Islâmico, reunindo as religiões judaica, católica e a muçulmana, que nos hospedou.

A partir desse evento, concomitantemente, os mesmos líderes religiosos: Dr. Amah Ali, Rabino Sérgio Margulies e o Pe. Roberto Paz, representante da Igreja Católica, encontravam-se em celebrações de diversas instituições públicas e privadas.   Mereceu especial destaque a Associação Cristã de Moços, particularmente no dia das mães,  estimulando o encontro das religiões ,  cultivando o cuidado e  o significado da vida.

 Um passo decisivo para a consolidação deste primeiro núcleo, na confiança e reconhecimento da alteridade e do respeito mútuo, foi a cessão da Cripta da Catedral Metropolitana de Porto Alegre em 1998, para a celebração do Ramadã, período de jejum dos fiéis muçulmanos.

A este primeiro terno vieram se agregar sucessivamente as religiões afro-brasileiras na pessoa do Babalorixá Adalberto Pernambuco, o hinduísmo representado pela Sociedade da Vida Divina, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana  no Brasil(IECLB)  com a participação do Pastor Carlos Dreher, o  Budismo Zen com a Monja Zuiten, o Espiritismo Kardecista  representado pelo Profº. Cícero Marcos Teixeira, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil com a Reverenda Marines Rosa dos Santos Bassoto e finalmente, a Fé Bahai com seu representante  Dr. Payam Neda.

O que caracterizou esta etapa fundacional foi a atitude de abertura, cordialidade e sabedoria senti-pensante, não só doutrinal, mas manifestada em gestos de acolhida, atenção  amorosa e empatia.

Nas reuniões  desde o princípio aconteceram na sede da ACM, com a ajuda prestimosa da Sra. Alfa Buono, que mais que uma secretária, desempenhava o papel de coordenadora e facilitadora do grupo, afinando espíritos e desanuviando  empecilhos ou obstáculos. Dessa forma, sempre se viveu  um clima bem humorado, de troca e partilha dos valores e sentimentos das diversas religiões.

As reuniões de trabalho, dedicadas a troca de informações, e confraternização  eram também momentos de  organizar a agenda ,cada vez mais intensa. Tudo isso acontecia num almoço, em que várias vezes uma religião apresentava um prato da culinária, explicando seu sentido ritual.  Mas o especial deste momento primordial foi dar um perfil espiritual do DIRPOA, isto é, não era um simples espaço de tolerância e expressão das diversas tradições religiosas, mas uma verdadeira família espiritual, que dialogava e partilhava fraternalmente em clima de igualdade e profundo respeito divino.

O importante foi dar destaque ao testemunho e vivência do grupo, ou seja, a capacidade e competência de dar uma alma coletiva a um grupo que sempre revelava o que sentia; rezava e partilhava numa entrega sincera e transparente.

Para finalizar, posso afirmar sem dúvida que foi um dos aprendizados mais significativos da minha vida, que me tornou um melhor filho de Deus e uma pessoa mais compassiva.

 

                                         +Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

                                                                      Bispo Auxiliar de Niterói

                                                                                    Nov de 2008

 

Postado por D.Roberto Paz – Niterói RJ

XV Assembléia Anual do DCJ

17 de novembro de 2008 0

Estamos trabalhando já para a XV Assembléia Anual do Diálogo Católico Judaico que acontecerá em São Paulo, nos dias 21 e 22 de junho de 2009.

Coloco a disposição do público uma lista de temas sugeridos que serão abordados.

 

1. A Tradição Oral, sua história, reflexos e conseqüências.

2. O Messias: Quem é? Já veio? Ainda virá?

Como entendê-Lo?

3. Visão da vida futura, a vida eterna, a ressurreição.

4. 60º Aniversário da Declaração dos Direitos Humanos. – Unindo forças para implementar os Direito Humanos.

5. Nas Escolas, como apresentar o Judaísmo aos Cristãos e o Cristianos aos Judeus. Como formar uma mentalidade para que mude a imagem de um e de outro.

6. O que mudou depois de Nostra Aetate: na educação, na catequese, nos púlpitos?

Este diálogo permanente que existe entre católicos e judeus no Brasil, faz parte da consolidação do Diálogo Inter-religioso.

As suas sugestões sobre as temáticas a desenvolver serão muito bem-vindas.

 

 

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

2° Congresso Médico-Jurídico-Espírita

15 de novembro de 2008 0
2° Congresso Médico Jurídico Espírita do Rio Grande do Sul.
 
Dias 13 e 14 de dezembro de 2008 acontecerá em Porto Alegre o 2° Congresso Médico-Jurídico-Espírita do Rio Grande do Sul, sob o tema DEPENDÊNCIA QUÍMICA E ESPIRITUALIDADE – DESAFIO E SUPERAÇÃO, das 09 às 18 horas, no Auditório da Sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, sito à Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto n° 80, 3° andar, Porto Alegre,RS.
Serão conferencistas da área médica: Dr. Sérgio Lopes(Pelotas, RS); Dr. Gelson Luis Roberto(RS); Dr. Roberto Lúcio(MG);Dr.Paulo Rogério Aguiar(RS). Dr. Edson Cardoso(Sto. Angelo-RS).
Da área jurídica: Dr.Tiago Essado(SP); Dr. Paulo Caetano(Sta. Maria-RS): Dr. Helio Ribeiro(RJ); Dra. Maria Elisabeth Barbieri(RS).
Inscrições na Livraria Francisco Spinelli da FERGS, Avenida  Desembargador André da Rocha 49, fone/fax (51)32241493.
Maiores informações pelos sites www.ajers.org.br e www.amergs.com.br
Promoção AMERGS e AJERS. Apoio: FERGS, Hospital Espírita do Rio Grande do Sul, Ministério Público do Rio Grande do Sul.  

Postado por CristinaCanovasdeMoura