Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de junho 2009

Projeto Bíblia em Comunidade

30 de junho de 2009 0

      

                                      Curso Visão Global da Bíblia

   

            Paz e Bem.

            Estamos próximos do início do Mutirão da Comunicação, promovido pelo CELAM (Conferência Episcopal Latinoamericana). De fato, a globalização da Comunicação é também uma realidade  e não podemos prescindir da mídia, se quisermos interagir e comunicar o que para nós é relevante.

           Assim, dando continuidade à herança recebida do Apóstolo Paulo de levar a mensagem de Cristo a todos, oferecemos  um curso de animação bíblica , a fim de despertar nas pessoas a paixão pela Palavra de Deus.

           OBJETIVOS:

            Fornecer uma formação bíblica sólida a multiplicadores da Palavra de Deus.

            Despertar o interese pela Palavra de Deus por meio do estudo, partilha, oração e testemunho.

            Re-significar e qualificar o estudo da Palavra de Deus na prática cotidiana.

            PÙBLICO ALVO.

            Pessoas interessadas em formação bíblica consistente e integral; lideranças religiosas e agentes de pastorais; religiosos e religiosas e formandos à vida religiosa e sacerdotal, etc.

            PROGRAMA.

            DIA 18 DE JULHO: História e e geografia da Bíblia.

            DIA 29 DE AGOSTO: História de Israel.

            DIA 19 DE SETEMBRO: Modelo de Ajuda.

            DIA 31 DE OUTUBRO: Metodologia de pesquisa/projeto.

            DIA 28 E NOVEMBRO: História e Sociedade do Primeiro Testamento.

            INFORMAÇÕES.

            Tel: (51)3221-0422; Email: livpalegre@paulinas.com.br

             Participe. 

           

 

  

Postado por Pe. João Tadeu – Porto Alegre

Os livros no seu lugar

26 de junho de 2009 0

Foi uma verdadeira honra viajar como professor convidado para participar do Primeiro Ignatz Bubis Summer School, organizado pelo Hochschule für Jüdische Studien, em Heidelberg Alemanha, a meados de junho.

  cidade de Heidelberg

 

Compartilhei a temática de liderança comunitária com professores vindos de França, Israel, Estados Unidos, Suécia e Alemanha. 

Os alunos na sua grande maioria eram da Alemanha, alguns da Suíça e até um soldado judeu americano, junto a um rabino do exército – ambos estabelecidos na base da OTAN em Alemanha – se somaram a nós. 

 

Foram dias de estudo, intercambio, e por acima do tudo aproveitamos para conhecer melhor a vida judaica na Alemanha. 

As palestras eram realizadas em inglês,  algumas poucas em alemão e alguma em hebraico.

 Predio do Hochshule- Heidelberg

 

Um momento de grande emoção foi quando na frente de todos os presentes, já quase no final da minha palestra entreguei para o Dr. Johannes Heil, Diretor do Hochschule, acima de uma dúzia de livros trazidos pelos imigrantes judeus alemães ao Brasil antes e durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Tratava-se de Sidurim e Machzorim, editados na Alemanha, alguns deles dos anos 1880, outros dos anos 1900, escritos em hebraico e alemão.

 

Livros que a não ser pela guerra jamais teriam deixado Alemanha, mas hoje estão de volta da onde nunca deveriam ter saído.

 

Estes livros são uma doação da SIBRA para a Biblioteca do Hochschule (que imediatamente os mandou restaurar).

 

O Rabino Shaul Friberg do Hochschule após da entrega dos livros refletiu: Conseguimos!!

No sentido que os livros voltaram, a vida judaica na Alemanha continua, a comunidade judaica se está reerguendo.

 

  Rabino Shaul Friberg

 

Também o livro Em terras gaúchas – que conta a história da SIBRA e da imigração judaico-alemã ao Rio Grande do Sul -, foi entregue para representantes das seguintes comunidades: Estocolmo, Paris, Jerusalem, Zurich, South Bend,  Hamburgo, Köln, Mainz e Lisboa

 

Se teve algo que reinou e que foi cuidado neste Summer school foi o Pluralismo, representando pelos mais diversos expoentes da cultura judaica, rabinos ortodoxos, conservadores e liberais compartilhando um mesmo momento acadêmico.

 

Muitos dos alunos que participaram são e serão futuros líderes comunitários, alguns estão começando em suas próprias cidades a desenvolver minianim igualitários. Nas sinagogas que visitei da para sentir a forte presença dos judeus vindos dos paises da ex União Soviética.

A língua rusa é a primeira a ser ouvida, lembremos que 90 % da comunidade judaica alemã, está constituída por aquele grupo de judeus.

 

 no centro o Reitor do Hochschule Prof. Dr. Johannes Heil e na direita o Prof. Dr. Yair Paz, Diretor de Midreshet Yerushalaim, do Machón Schechter, Israel

 

Heidelberg é uma pequena cidade universitária, mas mesmo assim, deu para sentir o anti-semitismo na rua, especialmente quando nos deslocávamos em grupo e éramos facilmente identificados pelas nossas kipot.

Este tema preocupa ao governo alemão que faz um trabalho de contenção e prevenção. 

 

Não faltou oportunidade para um encontro com a querida familia Eckl, que tantos amigos tem na SIBRA.

 

 

 

Após desta viagem, e mesmo com os anos luz que separam Europa da América Latina, posso compartilhar com vocês e dizer que em matéria de instituições judaicas no Brasil estamos muito bem servidos, devemos sim investir para desenvolver e estimular a parte profissional no marco comunitário.

Nesse ponto não podemos ficar atrás.

 

Prof. Guershon Kwasniewski

Líder Religioso da SIBRA

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

Site do Mutirao da Comunicação.

25 de junho de 2009 0

      

     Paz e Bem.

     Informamos a todos os interessados e leitores desse blog, que o Site, com toda a programação do Mutirão da Comunicação é: www.muticom.org

     Acese e participe.

Postado por Pe. João Tadeu

Mutirão de Comunicação na América Latina

25 de junho de 2009 0

 

        Prezados irmãos  e irmãs: Muita paz no seu trabalho pastoral.

        Logo mais estaremos participando do Mutirão de Comunicação na Améria Latina e caribe. Evento destinado a marcar os caminhos da Igreja e da Comunicação no nosso continente. A Igreja que está no Brasil assumiu o delicado desafio da sua preparação e da sua organização em todos os detalhes.

        O trabalho é enorme e de grande responsabilidade. Assim, ele se dá em conjunto com as Dioceses, Agentes de Pastoral e os profissionais da comunicação. É uma parceria que está dando certo e mostra muito da colegialidade que vivemos e do trabalho conjunto que pretendemos fazer. Deus seja louvado.

         Chegou a hora da chamada geral. Com a motivação das Comunidades, convite renovado aos Presbíteros, aos religiosos e Religiosas, lembrete aos profissionais da comunicação e educadores, incentivo na organização de caravanas e inscrição de participantes o mutirão atingirá seus objetivos. Isso certamente é promessa de um bom retorno para a nossa Pastoral e enriquecimento da Ação Evangelizadora.

          Nestes dias que nos separam do Mutirão, sabemos da importância da Mídia local (TV, Rádio, Jornal), bem como da necesidade da divulgação do Evento nos Boletins Paroquiais, etc..

          Toda a programação do Mutirão é muito rica e variada, mas chamo a atenção para momentos especiais: DOMINGO: 12 de Julho, ás 19h. ABERTURA SOLENE, com a presença de Dom Claudio Maria Celli, que falará em nome do Papa, seguindo uma entrevista com quatro ministros de Comunicação de quatro países do Continente; e na terça-feira, dia 14, às 20h., a grande sessão solene da premiaçã da CNBB e também das conferências matinais

          Nas mãos de Deus colocamos o mutirão, contudo, investimos tudo que podemos e sabemos para o seu êxito, para que se manifeste sempre o Reino de Deus entre nós.

           Este é o apelo do coordenador do Mutirão a todos nós católicos. Que o Espírito Santo nos ilumine e aconteça, assim, essa especial ação missionária em toda a América Latina e Caribe.

 

    

 

Postado por Pe. João Tadeu – Porto Alegre

França abre guerra à burka

23 de junho de 2009 0

Sob a justificativa de que a burka “não é questão de religião, mas de servidão”, o presidente da França, Nicolas Sar- kozy, abriu ontem uma guerra contra a vestimenta muçulmana que cobre todo o corpo da mulher, escondendo inclusive o rosto.

Em um discurso no qual definiu a burka como “indumentária que não é bem-vinda na França”, Sarkozy invocou princípios tradicionais do seu país, famoso pela máxima “liberdade, igualdade e fraternidade”.

– A burka vai contra a ideia da República Francesa sobre a dignidade da mulher – disse ele.

A declaração de Sarkozy foi feita uma semana depois de o governo francês aceitar discutir uma lei proibindo o uso da burka no país. Ocorreu durante discurso solene no Palácio de Versalhes, dirigido ao parlamento do país, e reavivou uma polêmica sobre o véu islâmico, datada de 2004. Na época, em razão do véu, foi aprovada uma lei que proíbe o uso de qualquer símbolo religioso em locais públicos, especialmente em escolas.

A questão da burka provocou um debate entre os defensores das liberdades individuais e os que consideram que estas podem ser limitadas em nome da laicidade. A manifestação do presidente reflete também a preocupação na França com o crescimento da população muçulmana do país. Hoje, os muçulmanos são 5 milhões, cerca de 10% dos franceses.

A partir de um pedido de 60 parlamentares de diversos partidos e da aceitação manifestada por Sarkozy, uma comissão parlamentar deverá examinar a disseminação da burka na França e uma forma de evitar essa tendência. Referindo-se ao trabalho da comissão, o presidente disse que essa é a maneira correta de proceder.

– Tem de haver um debate. Que melhor lugar para isso do que o parlamento? Não temos de nos envergonhar dos nossos valores – afirmou.

Paris

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

Pastor Luterano da Alemanha visita sinagoga

06 de junho de 2009 0

O pastor da Igreja Luterana Eric Weidner visitou a SIBRA durante o serviço religioso de Shabat.

Eric é da Alemanha e está estagiando em Porto Alegre, na Parroquia São Lucas, cujo responsável é o Pastor Carlos Deher.

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

Pesar pelo acidente da Air France

02 de junho de 2009 0

O Senhor Henrique Moscovich, Diretor da SIBRA, fez chegar mensagem ao Colégio Israelita Brasileiro de Porto Alegre em virtude do acidente aéreo.

A SIBRA e o seu líder religioso se colocam a disposição das famílias afetadas pela  tragédia e oferecem o seu apoio espiritual nesta hora de dor.

Prezada Sra. Mônica Timm de Carvalho,
Em nome do Conselho Executivo da SIBRA  e de seu Líder Religioso , favor transmita o nosso pesar  a Psicóloga  Carolina Chem pela tragédia  envolvendo seus Pais e Irmã na madrugada de 1º de Junho   no Voo  Air France com destino a Paris.
É um momento de tristeza e dor ás   Famílias do  CIB  e  da  SIBRA .
Cordialmente Shalom,
Henrique Moscovich
Diretor  da SIBRA

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski

O Blog das religiões e a internet

01 de junho de 2009 3

A leitora Ana Elisa Klein Tartarotti pergunta:

como a internet auxilia na relação dos fiéis com suas religiões?

 
como o blog das religiões auxilia no diálogo inter-religioso?

A internet é uma fonte de relacionamento que possibilita as pessoas  entrar em contato direto com comunidades e líderes religiosos, sem ter que marcar uma reunião formal.
A tecnologia otimiza os tempos, e ajuda a considerar o que realmente é importante para ser debatido e consultado pelos fieis.
A internet pontualiza o diálogo, ninguém tem tempo de sobra para escrever.
Com  todo o possitivo que tem a rede, nunca irá a substituir o face to face com o fiel, o calor humano, a expressão do rosto e a solidariedade que podemos expressar em pessoa.
O mesmo acontece na hora de rezar, trazendo um exemplo dentro do Judaísmo, nenhum chat de 10 pessoas irá substituir um minian – grupo de 10 judeus necessários na hora da reza -.
O Blog das religiões, do qual sou o mentor, possibilitou acercar fieis de todas as religiões e também ateus, fenômeno curioso, mas todos participam.
As vezes temos problemas de respeito, mas  com o tempo os leitores estão encontrando os códigos para participar corretamente.
Temos o problema que ainda alguns religiosos não sabem lidar com a tecnologia e por tanto a participação destes no blog é menor ou inexistente, fato que nos leva a pensar em convidar religiosos ligados com a tecnologia.
O potencial do Blog das Religiões ainda não foi explorado, mas estamos crescendo com o tempo e com a participação de todos.
Não é fácil impor um blog com estas carateristicas num mundo material.
Agradeço enormemente o espaço da Zero Hora que contribue assim com o Diálogo Inter-religioso.
Atte.
 
Prof. Guershon Kwasniewski
Líder Religioso da SIBRA

 
 

Postado por Prof. Guershon Kwasniewski