Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2010

História para pensar

31 de agosto de 2010 1

Prezados leitores do Blog, como comentei em algum post anterior, estou lendo o livro de Paulo Coelho, O Aleph,  gostaria compartilhar uma história do primeiro capítulo que serve para refletir e que motivou uma das minhas prédicas na sinagoga.

” Um homem escorregou e caiu em um buraco. Um padre passava pelo local, e o homem pediu que o ajudasse a sair dali. O padre o abençoou, mas seguiu adiante.

Horas depois apareceu um médico. O homem pediu ajuda, o médico limitou-se a olhar de longe os arranhoes, escrever uma receita e dizer que comprasse aqueles medicamentos na farmácia mais próxima.

Finalmente surgiu alguém que ele nunca vira antes. De novo pediu ajuda, e o estranho jogou-se dentro do buraco. Mas e agora? Nós dois estamos presos aquí!

Ao que o estranho respondeu: Nao estamos, nao. Eu sou da regiao e sei como chegar lá em cima.

Será que estamos precisando de estranhos como esse”, se pergunta Paulo Coelho.

Eu lhes pergunto, será que estamos prontos para permitir a ajuda de um desconhecido?

Será que continuaremos desconfiados de quem verdadeiramente tende uma mao para ajudar.

E os conhecidos, que acontece com eles nas nossas horas ruins?

Vamos trocar uma uma idéia, deixe o seu comentário.

Recomendo a leitura do O Aleph de Paulo Coelho, editora Sextante.

Prof  Guershon

Religião leva brasileiro à cadeia

26 de agosto de 2010 0

Um brasileiro residente no Egito foi preso no último dia 18 sob a acusação de proselitismo religioso, o que é proibido pelas leis do país, majoritariamente islâmico. Conforme o Itamaraty, ele trabalha como guia turístico e foi detido no Cairo com outras duas mulheres, também brasileiras, que já foram liberadas. A prisão ocorreu quando o brasileiro – cujo nome não foi divulgado – visitava as Pirâmides de Gizé. Policiais teriam encontrado Bíblias e folhetos com textos evangélicos em seu carro. A embaixada brasileira no Egito está tomando providências para que o brasileiro seja liberado.

Fonte ZH

Recital de música sacra

25 de agosto de 2010 0

Neste sábado, 28 de agosto, às 20 horas,  no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, a SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência – estará comemorando 74 anos de vida.

A aniversário da entidade será comemorado com um recital de música sacra judaica e árias de conhecidas óperas.

O Chazan e Cantor Lírico Gustavo Serrano vindo especialmente de Córdoba, Argentina se apresentará pela primeira vez em Porto Alegre, acompanhado do Maestro Sergio Olivé.

Todo interessado que quiser participar será muito bem-vindo.

Os ingressos são cortesia da SIBRA e devem ser retirados na sinagoga, previa ligação

ao telefone 3331-8133.

Mesquitas em New York, sim ou não

24 de agosto de 2010 0

No estúdio da Rádio Gaúcha,  Ivonete Pinto – Historiadora -, Fátima Ali – Sociedade Palestina -, Lauro Quadros – Jornalista -, Prof. Guershon Kwasniewski – Lider Religioso da SIBRA -.

Escute o programa

http://mediacenter.clicrbs.com.br/radio-gaucha-player/232/player/133460/polemica-24-08-2010-9h30/1/index.htm

Este foi o resultado dos ouvintes sobre a temática

Mesquita seria construída próximo ao local do atentado às Torres Gêmeas. Você vê algum problema?

Sim – 59%
Não – 41%
Total de votos: 123

Programa Polêmica

23 de agosto de 2010 0

Amanhã, terça-feira, 9:30 horas, estarei participando do programa Polêmica da Rádio Gaúcha.

A temática do debate será a mesquita a ser construída em Manhattan, perto da onde estava o World Trade Center.

Estarei junto a Sra. Fátima Ali – musulmana -, e uma historiadora.

A gente se encontra no ar.

Prof. Guershon

Grupo Inter-religioso no Colégio Sévigné

22 de agosto de 2010 0

Em 2010, o Colégio Sévigné está celebrando o Ano Brasileiro do Ensino Religioso com o Projeto As Cores da Vida.

Uma das principais intenções é fazer memória dos esforços empreendidos na construção da identidade pedagógica do ensino religioso, como área de conhecimento escolar.

Neste sentido o Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre foi convidado para realizar uma palestra que acontecerá no próximo dia 25 de agosto, às 18h.30m. no próprio colégio.

Agradecemos o convite.


Espaço Inter-religioso no Pentágono, Estados Unidos

21 de agosto de 2010 0

WASHINGTON (Reuters) – Em meio à polêmica por causa dos planos para a construção de um centro cultural islâmico e de uma mesquita perto do local dos ataques de 11 de setembro de 2001 em Nova York, muçulmanos já rezam regularmente num local próximo a outro alvo daqueles atentados, no Pentágono, em Washington.

Muçulmanos, judeus e cristãos de várias denominações realizam cultos regulares na capela multirreligiosa que foi inaugurada em novembro de 2002, depois da reconstrução da ala do Pentágono que foi atingida por um dos aviões comerciais sequestrados no 11 de Setembro.

“Neste mês faz quatro anos que estou aqui, e a capela e sua função e papel nunca foram uma questão (polêmica)”, disse na quinta-feira George Wright, porta-voz do Exército no Pentágono.

O projeto de construção do centro cultural islâmico a apenas duas quadras do chamado “Marco Zero,” onde ficavam as torres do World Trade Center em Manhattan, causou indignação de certos setores da opinião pública.

O presidente Barack Obama e o prefeito Michael Bloomberg apoiam o direito de os muçulmanos construírem o que desejarem no terreno privado, embora Obama diga que não irá se manifestar sobre a “sabedoria” disso.

Já o líder democrata no Senado, Harry Reid, discordou de Obama, enquanto parlamentares republicanos usam o caso para alegar que Obama está fora de sintonia com a opinião pública.

Em meio à polêmica, a capela do Pentágono começou a chamar a atenção depois de um apresentador de TV declarar erroneamente que havia uma mesquita dentro da sede do Departamento de Defesa. “Não há”, esclareceu Wright. “Há uma capela multirreligiosa.”

A capelania estima que 300 a 400 pessoas usem o local por semana, seja em cultos organizados, ou para orações e meditações privadas.

Os muçulmanos realizam orações diárias de segunda a quinta-feira, e uma atividade especial na sexta-feira. Judeus, católicos, protestantes, hindus e outros grupos também fazem cultos regulares.

Pelo menos 3.264 militares dos EUA (inclusive mais de 300 mulheres) se identificam como muçulmanos, segundo estatísticas oficiais.

Para efeito de comparação, há nas Forças Armadas norte-americanas 3.095 judeus, 4.759 budistas, 781 hindus e 2.529 “wiccans.”

Os maiores grupos religiosos das Forças Armadas são os católicos (222.039) e os protestantes de diversas designações (160 mil). Mais de 263 mil se dizem apenas cristãos, sem especificar a denominação, e 262 mil não declaram religião.

Post enviado pelo Sr. Clovis Alberto


HPS planeja espaço inter-religioso

20 de agosto de 2010 1

O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre está planejando criar um espaço inter-religioso para que familiares e pacientes possam freqüentar durante o período de internação.

Integrantes do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, foram procurados para oferecer um assessoramento sobre outros espaços semelhantes criados pelo grupo em nossa cidade.

O HPS, enquanto hospital eminentemente do SUS, está comprometido com a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Um dos dispositivos para a implementação desta política é a criação de Grupos de Trabalho de Humanização – GTH.

O GTH tomou esta iniciativa. O Grupo de Diálogo Inter-religioso agradece o contato e se coloca a disposição de toda a população.

Ciência redescobre sabedoria ancestral

13 de agosto de 2010 2

ImageOS ANCESTRAIS E AS DIFERENTES INTELIGÊNCIAS De acordo com os ancestrais de diferentes partes de nosso mundo, nosso corpo sente e pensa.

Por exemplo, no caso dos ancestrais das tribos australianas, quando uma pessoa se fere ou adoece,  a tribo se reúne ao redor do enfermo e canta pedindo perdão à ferida ou parte afetada. E esta começa automaticamente a dar sinais de melhora e ocorrem curas milagrosas.

O mesmo ocorre nas assombrosas curas dos kahunas ou médicos magos havaianos. Eles entram em oração direta com a parte afetada pedindo-lhe perdão. Esse ato de oração envolve os magos, o paciente e todas as vidas durante as quais eles possam ter se encontrado e se envolvido com essa pessoa. E também ocorrem curas consideradas milagrosas. ( HOPO NO PONO OU SAINT GERMAIN LEMBRAM??? )

No conhecimento ancestral Inca, tudo é reciprocidade, quando alguém adoece ou se enche de energia pesada ou “hucha”, por ter atitudes egoístas, não deixando fluir o “sami” ou energia leve. Por isso nas curas se pede para aquela parte do corpo se harmonizar com ‘pachamama’ permitindo que o bloqueio se reequilibre . E a pessoa se cura.

No caso dos Lakotas, na América do Norte, eles falam com o corpo para informar-lhe que existe uma medicina que vai curá-lo. E logicamente as pessoas se curam.

Como vemos, examinando alguns casos de medicina ancestral, chegamos a uma interessante conclusão:

os ancestrais aceitavam as partes de nosso corpo como um ser completamente inteligente e autônomo

do cérebro. Isso durante os últimos séculos passou a ser considerado como fraude ou superstição.

Mas vejamos agora as descobertas mais recentes da ciência. Você vai ficar estupefata (o).

A sabedoria do corpo é um bom ponto de acesso às dimensões ocultas da vida: é totalmente invisível, mas inegável. Os investigadores médicos começaram a aceitar este fato em meados dos anos oitenta. Anteriormente se considerava que a capacidade da inteligência era exclusiva do cérebro.

Então foram descobertos indícios de inteligência no sistema imune e, logo a seguir, no digestivo.

A INTELIGÊNCIA DO SISTEMA IMUNE

A Dra. Bert descobriu (e logo outros cientistas confirmaram), que existem tipos de receptores inteligentes não só nas células cerebrais, mas em todas as células, de todas partes do corpo  (chamaram inicialmente de neuropeptídios).

Quando começaram a observar as células do sistema imunológico, por exemplo, as que protegem contra o câncer, contra as infecções, etc., encontraram receptores dos mesmos tipos que os do cérebro.

Em outras palavras, suas células imunológicas, as que o protegem do câncer e das infecções, estão literalmente vigiando cada um dos seus pensamentos, cada emoção, cada conceito que você emite, cada desejo que tem. Cada pequena célula T e B do sistema imunológico produz as mesmas substâncias químicas produzidas pelo cérebro quando pensa. Isto torna tudo muito interessante, porque agora podemos dizer que as células imunológicas são pensantes. Não são tão elaboradas como as células cerebrais, que podem pensar em português, inglês ou espanhol. Mas sim, elas pensam, sentem, se emocionam, desejam, se alegram, se entristecem, etc. E isto é a causa de enfermidades, de stress,câncer, etc. Quando você se deprime entram em greve e deixam passar os vírus que se instalam em seu corpo.

A INTELIGÊNCIA DO SISTEMA DIGESTIVO

Há dez anos parecia absurdo falar de inteligência nos intestinos. Sabia-se que o revestimento do trato digestivo possui milhares de terminações nervosas, mas que eram consideradas simples extensões do sistema nervoso, um meio para manter a insossa tarefa de extrair substâncias nutritivas do alimento. Hoje sabemos que, depois de tudo, os intestinos não são tão insossos. Estas células nervosas que se estendem pelo trato digestivo formam um fino sistema que reage a acontecimentos externos: um comentário perturbador no trabalho, um perigo iminente, a morte de um familiar. As reações do estômago são tão confiáveis como os pensamentos do cérebro, e igualmente complicadas.

A INTELIGÊNCIA DO FÍGADO

As células do cólon, fígado e estômago também pensam, só que não com a linguagem verbal do cérebro. O que chamamos “reação visceral” é apenas um indício da complexa inteligência destes milhares de milhões de células. Em uma revolução médica radical, os cientistas acessaram uma dimensão oculta que ninguém suspeitava: as células nos superaram em inteligência durante milhões de anos.

A INTELIGÊNCIA DO CORAÇÃO

Muitos acreditam que a consciência se origina unicamente no cérebro. Recentes investigações científicas sugerem, de fato, que a consciência emerge do cérebro e do corpo atuando juntos. Uma crescente evidência sugere que o coração tem um papel particularmente significativo neste processo. Muito mais que uma simples bomba, como alguma vez se acreditou, o coração é reconhecido atualmente pelos cientistas como um sistema altamente complexo, com seu próprio e funcional “cérebro”.

Ou seja, o coração tem um cérebro ou inteligência. Segundo novas investigações no campo da Neurocardiologia, o coração é um órgão sensorial e um sofisticado centro para receber e processar informação. O sistema nervoso dentro do coração (ou o “cérebro do coração”) o habilita a aprender, recordar e tomar decisões funcionais independentemente do córtex cerebral. Além da extensa rede de comunicação nervosa que conecta o coração com o cérebro e com o resto do corpo, o coração transmite informação ao cérebro e ao corpo, interagindo através de um campo elétrico.

E LEIA ISTO…

O coração gera o mais poderoso e mais extenso campo elétrico do corpo. Comparado com o produzido pelo cérebro, o componente elétrico do campo do coração é algo assim como 60 vezes maior em amplitude, e penetra em cada célula do corpo. O componente magnético é aproximadamente 5000 vezes mais forte que o campo magnético do cérebro e pode ser detectado a vários pés de distância do corpo com magnetômetros sensíveis.

RECOMENDAÇÕES

As investigações do Instituto HeartMath sugerem que respirar com Atitude, é uma ferramenta que ajuda a sincronizar seu coração, mente e corpo para dar-lhe uma coerência psicofisiológica mais poderosa. Ao usar esta técnica regularmente – experimente-a cinco vezes ao dia – você desenvolverá a habilidade para realizar uma mudança de atitude durável. Respirando com Atitude, você coloca o foco em seu coração e no plexo solar, enquanto respira com uma atitude positiva. O coração automaticamente harmonizará a energia entre o coração, a mente e o corpo, incrementando a consciência e a clareza.

A Técnica de Respirar com Atitude

Coloque o foco em seu coração enquanto inala. Enquanto exala coloque o foco no plexo solar. O plexo solar se encontra umas quatro polegadas debaixo do coração, justamente debaixo do esterno onde os lados direito e esquerdo da caixa torácica se juntam.

Pratique inalar através do coração e exalar através da caixa torácica durante 30 segundos ou mais para ajudar a ancorar sua atenção e sua energia ali. Depois escolha alguma atitude ou pensamento positivo para inalar ou exalar durante esses 30 segundos ou mais. Por exemplo, você pode inalar uma atitude de estima e exalar uma de atenção

Pratique diferentes combinações de atitudes que você queira desenvolver.

Pode dizer em voz alta: “Respiro Sinceridade, Respiro Coragem, Respiro Tranqüilidade, Respiro Gratidão” ou qualquer atitude ou sentimento que você queira ou necessite. Inclusive, se você não sente a mudança de atitude a princípio, mesmo fazendo um esforço genuíno para mudar, lhe ajudará a alcançar um estado neutro, no qual você terá mais objetividade e poupará energia.

Post enviado pelo CEUCAB/RS