Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de maio 2011

Porto Alegre participa de campanha continental!

30 de maio de 2011 0

A sinagoga da SIBRA participou no último domingo de uma campanha continental organizada pelo Movimento Conservador que teve como objetivo colocar mezuzot nas portas dos lares judaicos.

A Mezuzá – simbolo judaico – que consiste numa caixa pequena onde se coloca um pergaminho manuscrito com escrituras da Torá – o Antigo Testamento -, é simbolo de benção e proteção do lar.

Para saber mais desta companha, o que significa a Mezuzá, lhes convido entrar em www.mezuton.org

Kit anti-homofobia é suspenso

27 de maio de 2011 0

Decisão da presidente Dilma foi tomada após parlamentares da bancada religiosa ameaçarem obstruir pauta no Congresso

Depois de se reunir com deputados da chamada bancada religiosa, a presidente Dilma Rousseff determinou ontem a suspensão da produção e distribuição do kit anti-homofobia em planejamento no Ministério da Educação. Todo material do governo que se refira a “costumes” terá de passar por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados. Segundo o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Dilma considerou o material do MEC “inadequado” e o vídeo “impróprio para seu objetivo”.

Amanifestação ocorreu na esteira de uma reunião de Carvalho com a bancada evangélica da Câmara. O grupo de parlamentares chegou a ameaçar o governo com obstrução da pauta no Congresso, colaborar com assinaturas para convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) a se explicar sobre sua evolução patrimonial e propor uma CPI para investigar o MEC. Na terça-feira, no plenário, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) chegou a pedir a demissão do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Os ministros da Educação e da Saúde, Alexandre Padilha, serão chamados ao Planalto para conversar sobre o caso.

Os parlamentares evangélicos já haviam transmitido a indignação da presidente sobre o material que trata de homofobia. Os deputados Garotinho, Ronaldo Fonseca (PR-DF) e o líder do PR na Câmara, Lincoln Portela (MG), consideraram que o material se tratava de “uma apologia ao homossexualismo”. Disseram que “trazia cenas e desenhos de sexo anal e oral”, com “uma didática muito agressiva” e se mostraram “preocupados com a maneira virulenta com que esse material está sendo apresentado”.

Apesar da pressa do Planalto em receber os parlamentares e atender ao pedido de suspensão das publicações e dos vídeos, Gilberto Carvalho disse que “não houve recuo” do governo em relação à política de discussão sobre homofobia e que “não tem toma lá, dá cá”. Para o ministro, os parlamentares das bancadas religiosas anunciaram que não iriam mais promover a convocação do ministro Palocci porque acharam que essa era a atitude mais conveniente, e não por terem sido atendidos pelo governo.

Os parlamentares, na saída do Planalto, no entanto, avisaram que não iriam mais ajudar a convocar Palocci, pelo atendimento do pleito sobre o corte na divulgação do material sobre homofobia.

A controvérsia
CONTEÚDO
5 vídeos que abordam a presença de gays e travestis nas escolas
3 deles foram exibidos à imprensa em janeiro, em versão preliminar. Eles ainda seriam submetidos a uma comissão interna do MEC antes de serem distribuídos a escolas públicas
VÍDEOS ENCONTRANDO BIANCA
- A travesti Bianca diz que não se sentia bem com roupas de menino, pois sempre se sentiu mulher. Ela sofre preconceito na escola, onde teme ser agredida, e quer ser chamada por seu nome de mulher e poder usar o banheiro feminino.
TORPEDO
- Duas alunas que têm um relacionamento têm fotos divulgadas na internet. Elas enfrentam olhares nos corredores do colégio, mas, no pátio da escola, elas se abraçam e decidem namorar.
PROBABILIDADE

- Contado em animação, o vídeo trata da história de Leonardo, que se descobre bissexual. Conhece Rafael, primo de Mateus, e percebe que sente pelo rapaz o mesmo que sentia por Carla, sua ex-namorada.


Fonte ZH 26/5/11

Culto Inter-religioso do Dia das Mães emociona a todos!

20 de maio de 2011 0

A Secretaria Municipal de Administração (SMA), em parceria com a Comissão Municipal de Eventos, realizou  no dia 14 de maio, a cerimônia inter-religiosa em comemoração ao Dia das Mães. O evento, que contou com a participação do prefeito José Fortunati e demais autoridades municipais, foi realizado na Catedral Metropolitana. A cerimônia foi celebrada pelo Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre que é integrado por dez lideranças religiosas (católica, espírita kardecista, judaica, budista zen, budista tibetana, islâmica, fé-bahái, umbanda e cultos afro-brasileiros, anglicana e luterana).

Na ocasião, o prefeito José Fortunati realizou a doação da rampa móvel para acesso à catedral ao Padre Carlos Gustavo Hass. O prefeito destacou que o evento faz parte da vida da cidade e falou do significado que a mulher e todas as mães tem para a humanidade. “Numa sociedade cada vez mais individualista o papel de mãe tem um significado ainda maior “. Fortunati ressaltou, ainda, que a cidade é um exemplo para o mundo na construção de uma diversidade religiosa. “Essa celebração mostra o respeito e toda tolerância que se deve ter com todos que são filho de Deus”.

A secretária Municipal de Administração em exercício, Rita Reda Eloy, falou do momento especial de receber uma benção e refletir o papel de ser mãe. “Pensar que devemos educar nossos filhos para serem melhores cidadãos, com valores e respeito às diferenças”.

A iniciativa, inédita no Brasil e no mundo , existe há 15 anos e hoje faz parte do patrimônio espiritual de Porto Alegre , reconhecido pela Lei Municipal nº 10.372 de 25/01/2010.  O evento também contou com as participações do  Coral da ONG “Movimento Despertar para a Terceira Idade”, de alunos da Escola Municipal Neuza Brizola e da Escola Infantil da ACM , encerrando com a banda da Brigada Militar do Estado, que se apresentou na frente da Catedral.

Feliz dia das Mães!

08 de maio de 2011 0

O Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre cumprimenta todas as mães no seu dia e  convida a população de Porto Alegre para participar no próximo sábado, 14 de maio,  ás 9:30 horas  na Catedral Metropolitana de um culto inter-religioso em homenagem as mães.

O Culto contará com a presença do Prefeito Municipal.