Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 20 setembro 2011

Lançada Cartilha que traz orientações sobre oferendas ecológicas

20 de setembro de 2011 1

foto felipe dalla valle/cmpa

A Câmara Municipal de Porto Alegre lançou na noite de terça-feira (13/9), a Cartilha “A Educação Ambiental e as Práticas das Religiões Afro-Umbandistas”, que traz orientações sobre as práticas religiosas e o cuidado com o meio ambiente. 

Conforme a presidente da Casa Legislativa, vereadora Sofia Cavedon (PT), o caderno é resultado da mobilização dos líderes religiosos que compõem as Matrizes Africanas, e dos Movimentos Sociais. “A Cartilha tem o papel de orientar leigos e integrantes da religião que ainda não tem formação apontando para a preservação ambiental e o uso correto das oferendas, assim como a de contribuir na superação do preconceito que historicamente as religiões afro-umbandistas sofrem”. 

O representante da religião, Pai Clóvis, do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro-brasileiros do RS (Ceucab/RS), diz que “o momento é histórico, e a Cartilha servirá como multiplicadora da nossa mensagem”. Ele agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores, representado pela presidente da Casa, que “em um gesto amoroso abraçou a causa, constituiu um Grupo de Trabalho que construiu a cartilha e já realizou o I Seminário Tolerância Religiosa e a Consciência Ambiental, que debateu a preservação do meio ambiente pela religião afro-umbandista e a realização de campanhas pela tolerância religiosa”.

A cartilha traz orientações sobre oferendas ecológicas como a apresentação e plantação de oferendas, despachos e limpezas, com a utilização de materiais orgânicos biodegradáveis, evitando materiais de difícil absorção pela natureza.