Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Grupo Inter-religioso da Capital recebe representante judaico

03 de agosto de 2012 0

03/08/2012 16:30:12

Foto: Luciano Lanes/PMPA
Reunião-almoço contou com participação do presidente da WUPJ, Stephen Fuchs

Reunião-almoço contou com participação do presidente da WUPJ, Stephen Fuchs


Uma demonstração de união, respeito às diferenças e defesa da paz marcou o encontro do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, realizado nesta sexta-feira, 3, na Associação Cristã de Moços (ACM). O encontro foi especial por receber a visita do rabino Stephen Fuchs, presidente da União Mundial do Judaísmo Progressista (WUPJ), que está em visita à capital gaúcha. Antes do encontro, o rabino esteve na Prefeitura de Porto Alegre. 

Durante o almoço, foi apresentado ao rabino um resumo da história do surgimento do grupo, há 14 anos, e que se reúne todos os meses. O rabino fez uma prece e saudou a iniciativa de Porto Alegre. A coordenadora do grupo, Alfa Adélia Scavone Buono, também destacou que a capital gaúcha é referência para outros municípios pela iniciativa. O prefeito José Fortunati falou da satisfação em acompanhar os trabalhos e disse que essa iniciativa é uma demonstração de como Porto Alegre constrói a paz no dia a dia. 

No encontro, o grupo fez algumas sugestões ao prefeito, como a inclusão de uma cerimônia inter-religiosa nas comemorações oficiais de aniversário da cidade, além da possibilidade de um espaço destinado à espiritualidade no novo Cais do Porto da Cidade.

Participaram do almoço o arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, o bispo diocesano da Diocese Meridional da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Don Orlando Santos de Oliveira, a secretária municipal de Administração, Sonia Vaz Pinto, o vereador Eloi Guimarães, proponente da lei municipal de reconhecimento do Grupo Inter-Religioso, as diretoras da ACM, Maria Inês Schultz e Cândida Freitas, e o secretário-geral da ACM, Zolair Trindade de Oliveira.

Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre – é integrado por lideranças das religiões católica, espírita kardecista, judaica, budista zen, budista tibetana, islâmica, fé-bahái, umbanda e cultos afro-brasileiros, anglicana e luterana. A iniciativa – inédita no Brasil – existe há 14 anos e hoje faz parte do patrimônio espiritual de Porto Alegre, reconhecida pela Lei Municipal nº 10.372, de 25 de janeiro de 2010. O objetivo é a busca do entendimento mútuo, servindo como exemplo para os povos das diferentes etnias e credos de que é possível encontrar a paz através do respeito, acolhimento das diferenças e do diálogo amoroso. O grupo se reúne mensalmente na ACM, entidade apoiadora da iniciativa.

Representantes presentes ao encontro:
- Igreja Católica: Padre Luis Carlos de Almeida
- Fé Bahái: Kamran Nasrabadi
- Centro Cultural Islâmico do Rio Grande do Sul: Ahmad Ali
- Igreja Evangélica de Confissão Luterano no Brasil: Pastor Cláudio Kupka
- Federação Espírita do Rio Grande do Sul: Cristina Cânovas de Moura
- Conselho da Umbanda e dos Cultos Afro-Brasileiros do RGS: Clóvis Oliveira de Souza – Babalorixá Clovis do Xangô Agandju
- Sociedade Israelita Brasileira: Líder Religioso Guershon Kwasniewski
- Igreja Episcopal Anglicana do Brasil: Reverenda Marines dos Santos Bassoto
- Budismo Tibetano: Nelson Morroni
- Budismo Zen: Monge Koho
- Coordenadora do Grupo Inter-Religioso de Porto Alegre: Alfa Adélia Scavone Buono.

/evento


Texto de: Angela Bortolotto
Edição de: Vanessa Oppelt Conte

Envie seu Comentário