Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de setembro 2012

Paz em São Paulo entre judeus, muçulmanos e cristãos

28 de setembro de 2012 0


Totem da palavra Paz em exposição na cidade de São Paulo. Foto: Divulgação.


A ONG Caminho de Abraão é responsável por organizar diversas ações em prol da paz entre judeus, muçulmanos e cristãos.


Uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, em sua edição do dia 16 de setembro, aborda ações da ONG em São Paulo: aCorrida da Amizade e a exposição de totens pela cidade.

A exposição é composta por oito totens com palavras como paz, amor e amizade. A corrida terá sua quarta edição no dia 23 de setembro, em São Paulo, com o objetivo de disseminar os ideais de união, respeito, paz e amizade.

A ONG, liderada no Brasil por um cristão, um muçulmano e um judeu, está transformando em rota turística o caminho feito por Abraão há cerca de 4 mil anos.

Fonte CONIB

Transmissão de serviços religiosos ao vivo é sucesso

27 de setembro de 2012 1

Estamos no século XXI, aplicamos a tecnologia ao serviço da religião.

O serviço religioso da SIBRA conseguiu reunir quatro gerações de associados na sinagoga de Porto Alegre, além de unir o nosso povo em diversas latitudes.
A transmissão  acompanhou inúmeras famílias no Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas – chegamos com as nossas rezas nos seguintes países: Alemanha, Israel, Estados Unidos, Canadá, Uruguai e Argentina.


Na fotografia a Sra. Adela Kaczka, 95 anos, de Buenos Aires, Argentina, não perdeu detalhe das cerimônias e rezou conosco.
Ficamos muito felizes com este serviço que oferecemos, especialmente pensando nas pessoas que por diversos motivos não conseguem chegar até uma sinagoga.
Nos enche de orgulho em ser a primeira sinagoga do Brasil em transmitir ao vivo seus serviços religiosos.
As transmissões continuarão durante os Shabatot, nas sextas-feiras, a partir das 19 horas.
De 141.000 minutos assistidos antes do Iom Kipur, superamos os 173.00 minutos assistidos em nosso canal exclusivo www.livestream.com/SIBRARS estamos trabalhando para cada vez mais chegar com melhor imagem e som e futuramente temos o projeto de transmitir em HD



Convite para concerto na Catedral Anglicana

27 de setembro de 2012 0

Registro fotográfico do encontro com Prefeito Palestino

27 de setembro de 2012 0








Grupo de Diálogo Inter-religioso recebe prefeito palestino

27 de setembro de 2012 0

No dia de ontem, quarta-feira, 26, o prefeito José Fortunati e a primeira-dama Regina Becker receberam no Paço Municipal o prefeito da cidade de Belém da Palestina, Victor Batarseh, acompanhado da esposa Marcelle Batarseh. A audiência teve as presenças do embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, de integrantes da comunidade palestina e de representantes do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre.

Batarseh, que nesta semana esteve também em Santa Maria, manifestou a disposição de firmar acordos de amizade entre cidades brasileiras e palestinas, desejando que essas parcerias representem cooperação entre as nações. Na ocasião, Fortunati reforçou a interação da Capital com cidades na construção de uma sociedade de paz. “Porto Alegre pratica uma política de convivência, tolerância e respeito às diferenças”, afirmou o prefeito, destacando o exemplo de pluralidade presente na atuação do Grupo de Diálogo Inter-Religioso da Capital, pioneiro no país. 

Em fevereiro deste ano, Fortunati viajou ao Oriente Médio, a convite das embaixadas da Palestina e de Israel no Brasil, a fim de ampliar as relações de cooperação com cidades daqueles territórios.

Iom Kipur - Dia do Perdão

25 de setembro de 2012 0

Ao por do sol desta terça-feira e até o por do sol de amanhã, a comunidade judaica estará concentrada e unida em oração para receber o dia mais sagrado do ano, conforme o calendário judaico.

É dia de reza, reflexão e  meditação profunda.

Tempo de pedir perdão e perdoar.

A sinagoga SIBRA transmitirá o serviço religioso ao vivo a partir das 18:30 horas no seu canal www.livestream.com/SIBRARS

Gmar Chatimá Tová, por uma boa assinatura no livro da vida!


Grupo de Diálogo Inter-Religioso receberá Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

22 de setembro de 2012 1

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 19, o Projeto de Resolução do vereador Valter Nagelstein que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre (Dirpoa).

De acordo com Nagelstein, o Troféu visa ao reconhecimento do trabalho realizado pela entidade na assistência espiritual e litúrgica celebrativa de eventos oficiais e não oficiais no Município de Porto Alegre. “O Grupo de Diálogo Inter-Religioso vem realizando um importante trabalho para o desenvolvimento do convívio harmonioso entre os povos de diferentes costumes e tradições religiosas”, destaca Nagelstein.

O Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é conferido a pessoas físicas ou jurídicas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente pela contribuição ao desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento.

Dirpoa – Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre (Dirpoa) foi reconhecido pela Lei municipal n° 10.372 de 25 de janeiro de 2008 e é constituído por diferentes religiões.

O DIR-POA agradece ao Vereador Valter Nagelstein pela distinção, em breve estaremos comunicando a data na qual o grupo será premiado.


Grupo de Diálogo Inter-religioso participou em Seminário sobre Ciência, espiritualidade e saúde

19 de setembro de 2012 0























Cada vez mais pesquisas científicas têm mostrado os impactos da religiosidade e da espiritualidade na saúde dos pacientes.

Com este Seminário  teve como objetivo sensibilizar o público para a interrelação entre religião, espiritualidade e saúde, assim como apresentar o que se conhece na área até o momento, revisando as evidências científicas que dão extrema atualidade a este tema.

Este seminário teve como convidado especial o Dr. Harold G. Koenig, co-diretor do “Center for Spirituality, Theology and Health – Duke University Medical Center – USA” e um dos maiores especialistas e pesquisadores na área de religião, espiritualidade e saúde. Os demais palestrantes foram da nossa comunidade e detém profundo conhecimento no tema proposto.

O Grupo de Diálogo Inter-religioso agradece o Dr. Fernando Lucchese pelo convite.























O Seminário aconteceu na Teatro Bourbon Country, agradecemos as fotografias de Jorge Ricardi- CEUCAR/RS

Comunidade judaica celebra chegada do Ano-Novo

17 de setembro de 2012 0















Cerimônia de início do ano 5773 é transmitida via internet

www.livestream.com/SIBRARS

No entardecer deste domingo, dezenas de pessoas se reuniram na sinagoga da Sociedade Israelita Brasileira (Sibra) para celebrar o Ano-Novo Judaico. Via internet, em Santa Maria, na região central do Estado, mais membros da comunidade israelita acompanham o serviço religioso por meio de transmissão em tempo real.

Para o rabino Guershon Kwasniewski — que completa 17 anos de púlpito —, a chegada do ano 5773 é uma ocasião para rezar pela paz, especialmente em momento conturbado de atritos religiosos.

— Somos contra qualquer tipo de profanação, como aconteceu com nossos irmãos muçulmanos, assim como qualquer ação radical — pondera.

Os três candidatos que lideram as pesquisas — José Fortunati, Manuela D’Ávila e Adão Villaverde — acompanham a celebração.

ZERO HORA

Serviços religiosos on-line ao vivo

16 de setembro de 2012 1

Hoje às 19 horas a  SIBRA transmitirá os serviços religiosos de Rosh Hashaná – Ano Novo Judaico – ao vivo no seu canal exclusivo www.livestream.com/SIBRARS

A todos o desejo de Shaná Tová!!

Feliz Ano Novo 5773!!



Comunidade judaica comemora a chegada do ano 5773, por um ano bom e doce!

14 de setembro de 2012 1

A todos os amigos Shaná Tová!!

10 de setembro de 2012 0

Entre no link e saiba como desejar em hebraico Feliz Ano novo!!

No próximo domingo a comunidade judaico celebra a chegada do ano 5773.

http://www.youtube.com/watch?v=jiI-JJLb6fg&feature=youtu.be


Judeus, muçulmanos e cristãos protestam contra criminalização da circuncisão, na Alemanha

10 de setembro de 2012 0

300 manifestantes judeus, muçulmanos e cristãos, protestaram neste domingo a favor da liberdade religiosa e da descriminalização da circuncisão na República Federal da Alemanha. Funcionários da polícia disseram que a manifestação ocorreu na Bebelplatz, em Berlim oriental. A comunidade judaica rejeita restrições  sobre Brit milá, na Alemanha.

A mídia destacou que para o ex-chefe da comunidade de 10,500 os judeus de Berlim, Lala Süskind, é inaceitável que pessoas incompetentes e intolerantes continuassem ser contra a circuncisão, encontrando grande eco na sociedade alemã.

Suskind, um líder popular, destacou o ritual religioso como importante para a identidade de jovens rapazes judeus e muçulmanos, e observou que a Organização Mundial de Saúde recomenda o procedimento como prática médica aceita. Os manifestantes reagiram contra uma decisão administrativa adotada no Senad0 de Berlim.

De acordo com Thomas Heilmann, que definiu as pré-condições para a realização de circuncisão, como uma questão de justiça e de proteção do consumidor, para a circuncisão ser legalizada, os pais devem provar que o procedimento tem uma base religiosa, a autoridade do Estado deve informar os pais dos riscos de saúde associados à circuncisão, e um médico, em vez de um mohel, irá realizar o procedimento.

Organizações judaicas em Berlim e em todo o país rejeitaram categoricamente a lei Heilmann como contrária à liberdade religiosa. O senador emitiu o novo regulamento em resposta a uma decisão judicial de Colônia que criminaliza a circuncisão na cidade alemã. A proibição do Brit Milá estremeceu as relações judaico-alemãs tornando-se um desconfortável centro das atenções no tratamento do sistema de justiça acerca da liberdade religiosa na Alemanha pós-Holocausto.

De acordo com a revista Foco, Dr. Dieter Graumann, o chefe do Conselho Central Judaico da Alemanha, “é intolerável que nós, judeus, sejamos rotulados de torturadores de crianças e uma parte da vida judaica tem sido apresentada como ilegítima”.

Kenan Kolat, chefe da comunidade turca na Alemanha, disse no comício de domingo que “ninguém pode parar a circuncisão na Alemanha”, acrescentando: “as acusações de opositores da circuncisão mostram os preconceitos de alguns alemães, bem como o crescente antissemitismo e antiislamismo”.

O Ministro do Exterior alemão, Guido Westerwelle, disse a caminho da Jordânia, “Estou muito preocupado com este debate. Isso deve ser resolvido de modo que a protegidas as tradições religiosas na Alemanha permaneça”.

O ministro da Justiça Sabine Leutheusser-Schnarrenberger afirmou ontem que o governo vai implementar totalmente a resolução do Bundestag de não criminalizar a circuncisão, demonstrando a existência da liberdade religiosa no país.