Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de agosto 2013

Reabertura do Mercado Público Municipal

17 de agosto de 2013 0

Reabertura do Mercado PúblicoA convite da Prefeitura de Porto Alegre, o Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre, DIRPOA, esteve presente no ato de reabertura das atividades do Mercado Público Municipal no dia 13 de agosto.

Para um grande público, composto pelo Prefeito Fortunatti, Vice-Prefeito Sebastião Mello, autoridades, permissionários, funcionários e clientes, o DIRPOA, através de seus representantes religiosos, proferiu uma bênção de agradecimento e de proteção a todos. Cada religião, a seu modo e de acordo com sua crença levou palavras de conforto e de estímulo, incluindo em suas orações os desejos de que as atividades retornem com muita segurança e prosperidade.

Comitê Estadual de Diversidade Religiosa toma posse

16 de agosto de 2013 0
Posse da Comitê Estadual de Diversidade Religiosa

Posse da Comitê Estadual de Diversidade Religiosa

Evangélicos, católicos, umbandistas, judeus, budistas e ateus reuniram-se nesta quinta-feira (15) para tomar posse no Comitê Estadual de Diversidade Religiosa. Coordenado pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), o comitê é composto ainda por pesquisadores das religiões e representantes do poder público.

De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, o comitê terá um papel fundamental, que será o de dialogar com as diversas religiões e, principalmente, dar voz às pessoas que sofrem discriminação religiosa. “O que está acontecendo no Egito mostra o quanto é importante fazer esse exercício inter-religioso. Já existe um diálogo no município e internacionalmente. Agora o Rio Grande do Sul cria esse espaço para boas reflexões e ações”, disse Fabiano.

Coordenadora do comitê, a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, explicou que a criação do organismo era uma cobrança da sociedade civil. A secretaria preocupou-se em criá-lo dentro dos critérios do Plano Nacional dos Direitos Humanos e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Vamos discutir, além da intolerância religiosa, a laicidade do Estado em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, disse Tâmara. Ela citou como um avanço o governo federal aceitar denúncias de violência por motivação religiosa através do serviço Disque 100.

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a ter um Comitê de Diversidade Religiosa. O órgão foi instituído pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, em janeiro deste ano e tem por objetivo favorecer a promoção do direito à diversidade religiosa, o combate à intolerância e a proteção contra violações de direitos humanos por motivação religiosa no Estado.

Fonte: Secretaria de Justiça e de Direitos Humanos do Estado de Rio Grande do Sul

110 Anos de Soto Zen Budismo na América do Sul

14 de agosto de 2013 0

O 110º Aniversário e Eventos Comemorativos do Soto Zen Budismo na América do Sul e Havaí.
(traduzido do site oficial do Soto Zen Japonês)

Este ano marca o 110º aniversário do Budismo Soto Zen na América do Sul e Havaí. (A missão Soto Zen do Templo Shoboji, Havaí, também celebrará o centésimo aniversário de sua fundação).

Em 1903, o Reverendo Taian Ueno chegou ao Peru e os Reverendos Kawahara Senei e Kan Ryoun foram ao Havaí. Juntos eles plantaram as sementes do Soto Zen. Estas sementes cresceram e se enraizaram em ambos os lugares, e se tornaram esplêndidas e enormes árvores no decorrer de 110 anos. As folhas e os ramos destas árvores gentilmente cobrem os membros do templo e amigos, oferecendo um lugar onde eles podem viver em paz.

Para honrar os Kaikyoshi (agora Kokusaifukyoshi) que passarram por muitas dificuldades em disseminar o Soto Zen em ambos locais, e para reconhecer as realizações dos membros dos templos que ajudaram a preservá-los e protegê-los, eventos comemorativos, incluindo o serviço do 110º aniversário, serão executados de acordo com a seguinte agenda:

O 110º Aniversário e Eventos Comemorativos do Soto Zen Budismo na América do Sul

Data: Sábado, 24 de Agosto de 2013, 16:00 h.
Local: Centro Cultural Peruano Japonês, Lima, República do Peru
Cerimônia de apresentação de um sino em honra à amizade Japão-Peru
Serviço memorial para falecidos imigrantes japoneses e nipo-peruanos
Cerimônia comemorativa do 110º aniversário de atividades de ensino do Sotoshu.
Banquete comemorativo

Data: Domingo, 25 de Agosto de 2013, 11:00 h.
Local: Jionji, Cañete, República do Peru
Visitação e recitação nos cemitérios Casablanca e S. Vicente
Serviço memorial para o fundador de Jionji e antigos monges residentes
Serviço de Urabon Sejiki
Almoço

. Ler reportagem El templo zen más antiguo de Sudamérica está en Cañete (em espanhol)
. Assistir ao vídeo sobre o Grande Sino (Bonsho) – La Campana de la Amistad PERU – JAPON doado pela escola Zen SOTOSHU Japonês à Asociación Peruano Japonesa para o Aniversário dos 110 Anos do Zen na América do Sul.

Rabino israelense Gilad Kariv fará palestra em Porto Alegre

13 de agosto de 2013 0

A SIBRA com a parceria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul convidam para a palestra do Rabino Gilad Kariv – Diretor Executivo do Israel Movement for Progressive Judaism.

O contra ponto judaico liberal das temáticas apresentadas pelo Papa Francisco na sua visita ao Brasil que tiveram grande repercussão nacional.

O Rabino Kariv falará sobre: Casamento de pessoas do mesmo sexo no judaísmo, a eutanásia na visão da Halachá – Lei Judaica -.

O aborto, a cremação, a  corrupção, a pobreza.Gilad Kariv

As mulheres do Kotel e os seus direitos a rezar no Muro

Data: quinta-feira, 15 de agosto

Hora: 19:30

Local: Auditório da Federação Israelita

Ingresso: um alimento não perecível

Apoio: World Union for Progressive Judaism- Latin America